terça-feira, 13 de outubro de 2020

Timor-Leste junta-se a movimento internacional para melhorar nutrição

Timor-Leste juntou-se hoje oficialmente ao “Movimento SUN”, iniciativa internacional de promoção de melhor nutrição, decisão que segundo o primeiro-ministro reafirma o compromisso do Governo em responder ao que é um dos maiores desafios do país.

“Timor-Leste assumiu o compromisso de melhorar as condições de vida das populações, especialmente no seu bem-estar em áreas de educação, saúde e alimentação, e no acesso a serviços e infraestruturas básicas, contribuindo para o desenvolvimento e estabilidade económicos do país”, explicou Taur Matan Ruak numa mensagem divulgada hoje.

“Este compromisso encoraja a nossa aposta estratégica de combate à pobreza e à subnutrição infantil e familiar, o qual justifica a nossa adesão ao Movimento Global para a Melhoria da Nutrição”, disse, referindo-se ao “SUN Movement” ou “Scaling Up Nutrition Movement”, em inglês.

O chefe do Governo explicou que a adesão ao movimento pretende ajudar a mobilizar recursos humanos e financeiros “em favor do estabelecimento de novas Parcerias Públicas e Privadas, para a implementação de um Roteiro Operacional de Movimento SUN em Timor-Leste”, e assim apoiar os planos e políticas de nutrição nacionais.

“Acreditamos que, com o apoio do Movimento SUN em Timor-Leste, teremos a possibilidade de dar às crianças um melhor começo de vida, contribuindo para a redução do índice de subnutrição e de mortalidade infantil, assegurando o desenvolvimento de uma sociedade saudável e ativa, com crianças bem alimentadas, famílias prósperas e populações fortes”, sublinhou.

Numa mensagem endereçada a Timor-Leste, a assistente do secretário-geral das Nações Unidas e coordenadora do SUN Movement, Gerda Verburg, saudou a participação timorense no movimento.

“O Movimento SUN baseia-se nos princípios de que só em conjunto – trabalhando entre setores e grupos de interessados no país – podemos efetivamente combater a desnutrição. Temos o prazer de aceitar o seu pedido de adesão e estamos prontos para vos acolher para se juntarem ao Movimento SUN ao lado de 61 países e quatro Estados membros”, referiu.

“Os Países SUN oferecem-se imensas oportunidades para aprender e partilhar as suas histórias sobre o que está a funcionar nas suas comunidades. A nossa rede, organizada em toda a sociedade civil, Nações Unidas, empresas, doadores e parceiros de desenvolvimento, inclui especialistas e pessoas com anos de experiência no apoio ao desenvolvimento de planos e estratégias nacionais focadas na obtenção de impacto”, sublinha-se na nota.

O Movimento SUN nasceu de “um reconhecimento global crescente dos problemas de subnutrição e com as preocupações pelo facto de o sistema internacional não estar a conseguir lidar com o problema de forma eficaz”.

A ideia surgiu na sequência da criação em 2008 de um grupo de trabalho de alto nível das Nações Unidas sobre segurança alimentar e nutricional, a que se seguiu o Consenso de Copenhaga, que reiterou a importância da nutrição para o desenvolvimento.

O assunto marcou a agenda de uma cimeira mundial em 2009, gerando um primeiro movimento que teve o apoio de 80 instituições internacionais

O processo foi formalizado em movimento global em 2012.

Plataforma 

Sem comentários:

Mais lidas da semana