quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Eleições nos EUA | Biden tem 253 ou 264 votos? A resposta está no Arizona

Protestos pela contagem de votos levam apoiantes de Trump e Biden às ruas

Um segundo mandato do republicano Donald Trump ou a vitória do democrata Joe Biden? Os Estados Unidos escolhem quem vai ser o novo presidente, além de renovarem um terço do Senado, a totalidade da Câmara dos Representantes e 13 dos 50 governadores. 

Os estados que faltam 

Alasca, 3 votos

O Alasca só ainda contou 50% dos votos mas Trump, como esperado neste estado tradicionalmente republicano, está à frente com quase o dobro dos votos.

Todos os analistas colocam-no na coluna do presidente, não entrando nas contas de Biden.

Os votos por correio só vão ser contados uma semana depois das eleições, pelo que não haverá resultado tão cedo.

Pensilvânia, 20 votos

Trump já teve quase 700 mil votos de vantagem e disse que tinha ganho a eleição neste estado, mas a diferença para Biden tem vindo a cair, sendo agora de apenas 165 mil votos, segundo a AP, com 89% dos votos contados.

Há quatro anos, Trump venceu por menos de 1%. Este ano, faltará contar cerca de 800 mil de votos, muitos deles da região de Filadélfia (só aqui houve 350 mil votos por correio), com tendência democrata. Biden tem ganho no voto por correio.

Os responsáveis do estado acreditam que terão a maioria dos votos contados até sexta-feira. O problema com o atraso da contagem neste estado prende-se com o facto de as autoridades não terem sido autorizadas a processar o voto por correspondência antes do dia das eleições.

Carolina do Norte, 15 votos

O presidente lidera por 77 mil votos neste estado, com 94% dos votos contados, mas ainda haverá cerca de 116 mil por contar e outros milhares de votos possíveis, já que desde que tenham sido colocados no correio até 3 de novembro, então podem ser contados até dia 12.

Daí que as autoridades estaduais tenham apelado à calma, já que dependendo da diferença, pode não haver projeção de vencedor tão cedo.

No voto por correspondência, Biden está a ter um melhor resultado do que Trump, mas resta saber se será suficiente para ultrapassar o presidente.

Nevada, 6 votos

Com 75% dos votos contados, Joe Biden lidera por oito mil votos, mas Trump tem vindo a aproximar-se, num estado que tem votado democrata nos últimos anos mas que perdeu por pouco em 2016.

Neste estado são aceites os votos que tenham sido postos no correio até ao dia das eleições, sendo esperados novos dados apenas esta quinta-feira ao meio-dia (17.00 em Lisboa).

Os votos que falta contar incluem votos por correio recebidos no dia das eleições e outros que ainda estão a chegar.

Geórgia, 16 votos

Donald Trump lidera por 23 mil votos, segundo a AP, quando se estima que estejam contados 98% dos votos. Mas Joe Biden tem vindo a recuperar terreno.

A corrida ainda é considerada demasiado próxima para haver uma declaração de vencedor porque os votos que faltam incluem os votos por correspondência nas áreas com maior número de habitantes, incluindo na região metropolitana de Atlanta, que pende para os democratas.

Biden, segundo a AP, está a ter melhores resultados do que Hillary Clinton em 2016 nessas zonas.

A contagem ainda decorre na Geórgia, mas provavelmente só de manhã (são 05,00 agora nesse estado) se saberá mais dados.

Biden tem 253 ou 264 votos? A resposta está no Arizona

Nas contas para chegar a 270 votos no Colégio Eleitoral e vencer as presidenciais norte-americanas, os media não apresentam todos os mesmos números. Uns dão 253 votos a Joe Biden e outros já lhe dão 264. A diferença são os 11 votos do Arizona.

Os media usam diferentes fórmulas para projetar a vitória de um determinado candidato em cada estado, à medida que os números oficiais de votos contados vão chegando.

A Fox News, conservadora, foi a primeira a entregar o Arizona a Biden, ainda na terça-feira à noite (já madrugada em Portugal), com apenas 73% dos votos contados, irritando a campanha de Donald Trump. Seguiu-se a agência AP cerca de três horas depois.

Outras estações de televisão também já entregaram o Arizona ao candidato democrata, ao contrário da CNN. Os votos que têm chegado têm dado para aproximar Trump de Biden neste estado e, segundo a estação, os votos que se esperam são do condado de Maricopa, que Trump ganhou há quatro anos.

A CNN dá uma margem de 70 mil votos a favor de Biden com uma estimativa de 86% dos votos contados.

A CNN também ainda não entregou o quarto voto no Colégio Eleitoral referente ao Maine (Biden ganhou os outros três) a Trump, ao contrário da AP. Assim, diz que ele tem 213 eleitores, enquanto outros já apontam para os 214.

Protestos pela contagem de votos levam apoiantes de Trump e Biden às ruas

Apoiantes do Presidente norte-americano, Donald Trump, concentraram-se em frente a mesas de voto, exigindo o fim da contagem, enquanto milhares de manifestantes saíram às ruas em várias cidades para reclamar que todos os boletins sejam contados.

LEIA MAIS AQUI

Trump já anunciou avançar com processos judiciais em três estados

A campanha de Donald Trump já anunciou ao longo da noite que decidiu avançar com processos judiciais na Pensilvânia, Michigan e Geórgia, para tentar interromper a contagem de votos naqueles três estados.

Na Geórgia, o Partido Republicano entrou com um processo contra o Conselho Eleitoral do Condado de Chatham, e o presidente do partido estadual já anunciou que planeiam processar uma dúzia de condados.

Neste estado, o processo alega que um observador republicano viu um funcionário da votação pegar em cédulas não processadas que estavam numa "sala dos fundos" e misturá-las com cédulas processadas.

A equipa da campanha de Trump tenta levantar suspeitas também na forma como está a ser feita a contagem de votos na Pensilvânia e no Michigan. No entanto, a AP conta que esteve numa dessas contagens, no Michigan, e que estavam presentes elementos dos democratas e dos republicanos.

A equipa da campanha do ainda presidente norte-americano anunciou também que iria pedir a recontagem dos votos em Wisconsin.

"Há relatos de irregularidades em vários condados do Wisconsin", acusou o responsável pela campanha do partido republicano, Bill Stepien, citado pela AF, sem fornecer mais detalhes.

No entanto, a recontagem de votos tem um custo e a equipa de Donald Trump já começou a pedir dinheiro aos seus seguidores para que ação possa avançar.

Lusa

Helena Tecedeiro, Ricardo Simões Ferreira, César Avó, Susana Salvador | Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana