segunda-feira, 16 de novembro de 2020

"O PR não pode ignorar um acordo que é envenenador da democracia"

Ana Gomes comentou, este domingo, o acordo para o governação dos Açores e a postura de Marcelo Rebelo de Sousa quanto a este.

Um dos temas quentes da semana passada foi o acordo de governação nos Açores, entre PSD/CDS/PPM o Chega e a Iniciativa Liberal. Tal como seria de esperar, Ana Gomes, no seu espaço de comentário habitual de domingo, na SIC Notícias, analisou o momento político que se vive na região, com proporções para todo o país.

A candidata à Presidência da República começou por comentar a postura do atual Chefe de Estado perante tal acordo.

"Eu vi o Presidente da República dizer que esta era a única solução constitucional e também que não gostava do acordo, mas que não estava aqui para gostar ou não gostar. Ora bem, primeiro, não pode ser a única solução constitucional, aliás o que a Constituição ditaria é exatamente aquilo que fez Cavaco Silva relativamente aos resultados de 2015. Primeiro, convidou o partido mais votado. Não tendo ele conseguido a maioria parlamentar para apoiar o seu governo, convidou então o partido seguinte para formar governo. Nos Açores, houve aqui um atalho. O partido mais votado não foi convidado a tentar formar governo e a ir ao parlamento regional. Aliás é um atalho que põe em causa o que seria normal em termos regionais, mas também do ponto de vista constitucional", começou por explicar Ana Gomes, defendendo que, numa questão como estas, Marcelo Rebelo de Sousa não pode adotar uma posição neutra.

"A solução que se encontrou é, como disse Pacheco Pereira, com razão, envenenadora, para o PSD e para a democracia de Portugal e estando em causa um acordo que é envenenador da democracia o Presidente da República não pode ignorar, não pode não gostar e não fazer nada, tem de agir", atirou, acrescentando que este "atalho não respeita a Constituição", e relembrando que "a democracia tem regras" e que Marcelo não pode deixar de "assumir as suas responsabilidades".

Quanto a Rui Rio, Ana Gomes sublinha que este, "tal como muita gente no PSD" e nos "outros partidos que fizeram os acordos", tem a sua "quota-parte de responsabilidade".

Este foi o último comentário de Ana Gomes, na SIC Notícias, antes das eleições presidenciais, às quais é candidata. O anúncio foi feito nas redes sociais, antes mesmo de o programa ir para o ar, através de um tweet em que a socialista aproveitou também para lançar farpas a Marcelo Rebelo de Sousa.

"Hoje às 22h25 farei meu habitual comentário [na SIC Notícias]. Será o último antes das eleições presidenciais. Suspendo-o sem ter ainda, sequer, formalizado a minha candidatura, que já anunciei. De facto, a data das eleições ainda nem sequer foi marcada pelo Presidente da República...", escreveu Ana Gomes.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Getty Images

Leia Também: "Redução da subsidiodependência". PSD revela acordos assinados nos Açores

Sem comentários:

Mais lidas da semana