domingo, 21 de março de 2021

Dia Internacional contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. 

Massacre de Sharpeville

No dia 21 de Março de 1960, ocorreu no bairro de Sharpeville, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano. O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito aonde eles poderiam ir.

Após um dia de manifestações contra as leis de passes, uma multidão de cerca de 7.000 manifestantes dirigiu-se ao podto de polícia. A polícia sul-africana abriu fogo contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 180. 

Fontes discordam quanto ao comportamento da multidão; alguns afirmam que a multidão estava em paz, enquanto outros afirmam que a multidão estava atirando pedras contra a polícia e que o tiroteio começou quando a multidão começou a avançar em direção à cerca ao redor do posto policial. 

Registaram-se 249 vítimas no total, incluindo 29 crianças. Muitos foram baleados nas costas enquanto fugiam.

O massacre foi fotografado pelo fotógrafo Ian Berry, que inicialmente acreditou que a polícia estava atirando balas simuladas. Mas não, eram balas verdadeiras.

Na atual África do Sul, 21 de março é celebrado como feriado público em homenagem aos direitos humanos e para comemorar o massacre de Sharpeville.

Sem comentários:

Mais lidas da semana