segunda-feira, 5 de abril de 2021

Moçambique | imagens inéditas da Sky News mostram dimensão do ataque a Palma

 

O canal televisivo britânico Sky News recebeu imagens que mostram uma empresa militar privada procurando por sobreviventes de mais um sanguinário ataque de terroristas. Teme-se que este recente ataque seja apenas o primeiro de uma invasão maior que se está a espalhar pelo norte de Moçambique.

Moçambique continua a sofrer ataques de militantes terroristas alegadamente ligados a terroristas islâmicos. O último ataque foi no mês passado, na cidade de Palma e causou a morte de dezenas de pessoas, entre eles o empresário britânico Philip Mawer.

As imagens do ataque de militantes islâmicos na cidade de Palma, no norte de Moçambique, reveladas agora pela Sky News mostram cenas de carnificina e uma frenética missão de resgate para salvar os sobreviventes que estavam a ser perseguidos pelo grupo de radicais islâmicos.

Os corpos de pessoas assassinadas, após serem retiradas de carros e camiões, foram espalhados pela cidade.

Uma série de fotos e vídeos, repassados ​​exclusivamente para a Sky News, são o primeiro vislumbre da escala do ataque à cidade de 52 mil habitantes por militantes do Estado Islâmico.

A insurgência no norte do país tem crescido desde 2017 e Palma, a apenas seis milhas da maior instalação de produção de gás da África, já estava cercada e efetivamente isolada.

Teme-se que este mais recente ataque seja apenas o primeiro de uma invasão maior que se está a espalhar pelo norte do país.

Testemunhas locais disseram que os militantes lançaram uma série de ataques a vilarejos distantes antes do ataque principal, fazendo com que civis invadissem Palma em busca de segurança. Os ditos militantes infiltraram-se depois no meio dessas pessoas que se dirigiam para a cidade e atacaram posições militares.

"O exército de Moçambique foi apanhado completamente desprevenido. Foram atacados por dentro", disse à Sky News um analista de segurança que não quis ser identificado.

"Eles não sabiam para que lado virar, alguns simplesmente abandonaram as suas posições e correram", afirmou a mesma fonte.

As fotos mostram nuvens de fumaça saindo de instalações militares, bancos e lojas enquanto os militantes islâmicos avançavam pela cidade saqueando e matando. Perante esse cenário, os civis aterrorizados correram para se proteger em qualquer edifício que encontravam.

Do ar, grupos de pessoas à espera de resgate, puderam ser vistas ao lado de mensagens moldadas em pedras e lençóis e escritas no chão. "Ajuda" e "SOS" eram os mais visíveis.

Os militantes terroristas continuaram a lançar uma série de ataques e emboscadas às forças do governo que tentavam entrar na cidade.

Os vídeos mostram helicópteros do Dyck Advisory Group, uma empresa de segurança privada contratada pelo governo, pousando e tentando resgatar pessoas que sobreviveram ao ataque de 24 de março.

Os helicópteros só podiam levar algumas pessoas de cada vez, e cada missão de resgate envolvia várias viagens, o tempo todo sob fogo.

Milhares de pessoas já escaparam de Palma, mas centenas permanecem, muitas delas implorando para ter acesso à instalação de produção de petróleo fortificada a seis milhas da cidade e operada pela empresa francesa “Total”.

O proprietário da empresa, Lionel Dyck, fez uma avaliação sombria do futuro: "Temo que, sem uma reação rápida aérea e uma boa ocupação da força terrestre, muitas mais pessoas possam ser vítimas destes ataques ", afirmou ainda à Sky News.

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana