quinta-feira, 19 de agosto de 2021

USAR O CÉREBRO NÃO DOI NADA!

Bom dia. Curto para os que utilizam a “Liberdade para Pensar”, que é mote do Expresso. A jornalista Cristina Figueiredo, daquele burgo, é hoje a arquiteta do dito Curto ‘balsemanista’. Vale ler, vale pensar e sentirmo-nos livres para tal exercício e postura.

Daqui, da parte do PG, seremos curtos na prosa e nas considerações-opiniões que por vezes incluímos nesta fase de abertura. Fazemos somente questão de fazer notar que dá para salientar que há cada vez mais jornalistas em Portugal, como no resto do mundo ocidental pseudo-livre e democrático, que estão cada vez mais influenciados pela cartilha neoliberalista, demonstrando sem questionar a sua descarada colonização e os seus perniciosos efeitos demonstrativos de ‘serem coisas’ quase sem ideias próprias, de profissionais robotizados à moda do império e do neoliberalismo vigente que assimilaram. Aliás, até em termos de usarem e defenderem as suas línguas pátrias, as suas culturas, vimos os desleixes e as preferências pela anglofonia americanizada e imperial que assola o mundo, invadindo tudo com a futilidade do tipo macdonalds & associados. Dizem que é a globalização. É? Mas só nisso? Em os povos perderem as suas características, as suas culturas, as suas nacionalidades de facto, as suas personalidades, a independência, etc?

Pois. Então vão lá às urtigas com essas voluntariosas cedências com que se deixam colonizar. E lembrem-se: se assim acontece a responsabilidade é dos assimilados que por aí pululam. Os anglófonos, os EUA, o RU, querem impor um mundo, a todos os níveis, à sua imagem e semelhança, alegam que querem democratizar todo o mundo… Fazendo “lavagens ao cérebro”? Matam, fazem guerra dizendo que querem democratizar todo o mundo. Levando essa pseudo democracia na ponta das armas? Descarregando bombas por aqui e ali? Assassinando povos, destruindo culturas para impor a deles? Mas, então, não era esse o objetivo do nazismo? Não era esse o objectivo de Hitler e dos criminosos que o ladeavam? Pois. Mas que raio de democracia e Direitos Humanos são esses que tão falsamente o ocidente propala?

Acabemos este Curto. Bom dia e resistência. Lutar pela paz e pela liberdade dos povos é cada vez mais importante e urgente. Ponham-se a pau. Estes neoliberalismo e neocolonialismo vigentes já são mais que isso. O fascismo está já aí, a exploração, a repressão, o trato que nos considera "uma coisa" já se mostra na exploração a que estão a sujeitar-nos, etc. Protestemos. Resistamos. A democracia que propalam e que nos impingem é falsa. Só serve a uns quantos que ficam cada vez mais ricos enquanto os países e os povos estão cada vez mais pobres e cada vez mais são explorados, enganados, roubados por elites corruptas, desumanas, gananciosas, falsas, assassinas. Saibamos resistir e lutar por justiça e uma democracia real e, acima de tudo, humana. Resistamos. Saibamos usar o cérebro em defesa da humanidade e do planeta. Usar o cérebro não dói nada.

A seguir o Curto do Expresso, diríamos que com conteúdo de ouro – ou não fosse "INTELIGENTE". Pois. É de ler e pensar.

MM | PG


Bom dia este é o seu Expresso Curto

O instante decisivo

Cristina Figueiredo | Expresso

Joe Biden voltou a falar aos norte-americanos, desta vez em entrevista à estação de televisão ABC News, para dizer que, afinal, os militares poderão ficar no Afeganistão para lá de 31 de agosto. A notícia faz as manchetes dos sites de vários jornais por todo o mundo (incluindo o Expresso), apesar de o presidente dos EUA ser pouco claro sobre o alcance total da frase. Para já o que se sabe é que ainda há cerca de 10.000 a 15.000 americanos no Afeganistão e que ficarão até que todos os americanos que queiram sair sejam retirados. Desde sábado os EUA só conseguiram retirar 6000 pessoas do país, quando as expectativas do Pentágono era retirar de Cabul entre 5000 a 9000 pessoas diariamente. Biden voltou a defender a gestão que a sua Administração fez do processo, garantindo que não era possível a retirada das tropas sem o caos daí resultante.

O New York Times escreve clarinho que a decisão de Biden de não iniciar as evacuações em massa de afegãos há meses deixou milhares de pessoas no limbo. Josep Borrell, alto representante da União Europeia para a Política Externa, reconhece falhas por parte da comunidade internacional na antecipação do regresso dos talibãs ao poder, segundo a Al Jazeera. No meio deste panorama dececionante sobre o papel das (supostas) potências ocidentais, é um detalhe saber que Portugal tem relações comerciais residuais com o Afeganistão. Mas com esta curiosidade, descoberta pela Margarida Cardoso: no grupo das empresas que mais exportam de cá para lá está uma dedicada à cosmética e beleza.

OUTRAS NOTÍCIAS, CÁ DENTRO...

À hora a que escrevo continua por dominar o incêndio que começou ontem à tarde em Odemira e chegou ao concelho de Monchique poucas horas depois. São já mais de 650 bombeiros no terreno e começa a ver-se o resultado desse trabalho mas "ainda há muitas horas de trabalho pela frente", "com pontos sensíveis e locais onde não é possível atuar", disse à Lusa, pouco antes das 05:30, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Os ventos fortes não estão a ajudar e foram de resto uma das razões que levaram o ministério da Administração Interna a prolongar a declaração da situação de alerta em 14 distritos do continente (Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu) até às 23h59 de hoje.

Deveriam ter voltado ontem ao trabalho, após as férias de verão, mas com o anúncio da insolvência os 279 trabalhadores da Dielmar vão continuar em casa. A notícia menos má, tornada pública esta quarta-feira, é que, para já, enquanto não se encontra um comprador para a fábrica, vão continuar a receber os salários ao abrigo do mecanismo estatal de apoio à retoma progressiva da atividade. Já o Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice entregou nos tribunais do trabalho de Vila Real, Lisboa, Porto e Portalegre quatro providências cautelares com o objetivo de suspender o despedimento coletivo de cerca de 200 trabalhadores da Meo. Este é o contexto em que, esta manhã, a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, reúne com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho. Não faltarão temas à conversa.

O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para menores entre os 12 e os 17 anos está de novo disponível a partir de hoje e até dia 21. Isto numa altura em que se admite que a meta dos 70% de portugueses totalmente vacinados, inicialmente fixada até ao final do mês, seja atingida já esta sexta-feira. Uma boa notícia que, a confirmar-se, poderá levar o Governo a antecipar a segunda fase do desconfinamento, que estava prevista para 5 de setembro.

Aos poucos os partidos recomeçam a sua atividade, quando falta pouco mais de um mês para as eleições autárquicas. Hoje o PCP apresenta a edição de 2021 da Festa do Avante!, que decorre de 3 a 5 de setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. À noite, em Portimão, a coordenadora do BE, Catarina Martins, retoma os comícios de verão que estiveram interrompidos em 2020, por causa da pandemia. Sobre as eleições de 26 de setembro, vale a pena espreitar esta reportagem da SIC em Cuba, Alentejo, onde uma lista à Câmara contraria a regra de haver sempre mais homens do que mulheres disponíveis para a política.

Foi uma segunda parte de elevado sofrimento, para equipa e adeptos, mas o Benfica conseguiu manter o resultado de 2-1 frente ao PSV Eindhoven no jogo de ontem à noite e parte em vantagem para os Países Baixos, para jogar (na próxima terça-feira) a segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões. "A entrada na Champions vai dar trabalho", prevê a Lídia Paralta Gomes, no texto em que analisa o desafio desta quarta-feira. Esta noite é a vez do Paços de Ferreira receber os ingleses do Tottenham, treinados por Nuno Espírito Santo, na primeira mão do play-off de acesso à Liga Conferência Europa da UEFA.

... E LÁ FORA

Os EUA vão avançar para a terceira dose da vacina contra a Covid 19 já a 20 de setembro, abrangendo os que receberam a segunda oito meses antes, anunciou ontem o Departamento de Saúde norte-americano. A OMS diz que a pressa de uns países avançarem para a terceira dose quando tantos em todo o mundo há milhões de pessoas por vacinar é imoral. Entretanto, soube-se que há cientistas britânicos a investigar a possível junção da vacina da covid com a da gripe.

Em Espanha os números da Covid são preocupantes e já se assume uma quinta vaga. Ontem registaram-se 144 mortos, o pior valor deste maio. A maioria das vítimas mortais são pessoas acima dos 70, já vacinados mas imunodeprimidos e por isso mais fragilizados. "Sem vacina seria a tragédia", não duvidam as autoridades de Saúde.

O terramoto de domingo no Haiti provocou mais de 2000 vítimas mortais e 7000 feridos, segundo os números oficiais. O El Pais está em Los Cayos, a cidade mais afetada, e dá conta do desespero de uma população que se queixa do abandono a que o seu Governo a votou.

Os ativistas de Myanmar garantem que já morreram mais de 1000 civis no país, desde que, em fevereiro, as forças armadas tomaram o poder. “Estão a tirar-nos não apenas a vida mas o futuro do país e as esperanças de democracia”, acusam.

Em França, este fim-de-semana correm-se as 24 Horas de Le Mans, com a participação dos portugueses Filipe Albuquerque, Álvaro Parente, António Félix da Costa, Rui Andrade e a equipa da Algarve Pro Racing. Hoje há treinos livres, às 14h, às 21h30 e às 22h.

FRASES

"A vacinação é um ato de amor"
Papa Francisco, num apelo à vacinação contra a Covid-19

“Enquanto houver cidadãos americanos para trás, nós vamos ficar para os tirar de lá”
Joe Biden, presidente dos EUA, admitindo que os militares norte-americanos podem afinal ficar no Afeganistão para lá de 31 de agosto

“Francamente, nunca tive muita confiança em Ghani. Disse-o aberta e taxativamente. Achava que era um completo trapaceiro”
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, falando sobre o presidente afegão agora exilado

"Felizmente ganhámos e temos todas as condições de ir aos Países Baixos e ganhar também”
Jorge Jesus, treinador do Sport Lisboa e Benfica, sobre a possibilidade de o Benfica passar à próxima fase da Liga dos Campeões

O QUE ANDO A LER...

"The Definitive FDR", de James MacGregor Burns, a biografia de Franklin Delano Roosevelt. Diz-me o meu leitor de livros digital que só li 3% de uma obra que ainda me levará mais 58 horas a terminar! Estou, pois, ainda longe do período mais interessante da vida do 32º Presidente dos EUA, por quatro vezes consecutivas eleito para o cargo - morreu escassos meses após iniciar o último mandato; vou em 1911, ano em que, com 29 anos, foi eleito senador do Estado de nova Iorque (faltavam mais de duas décadas para ocupar a Casa Branca).

...E A VER

O que me deu para me interessar por Roosevelt? Nunca é preciso um pretexto para mergulhar na história, sempre (ou cada vez mais) imprescindível para nos ajudar a compreender o presente. Mas neste caso até houve. Calhou assistir à série norueguesa A Travessia, que a RTP2 exibiu há duas semanas (ainda recuperável no RTP Play). São oito episódios inspirados em acontecimentos verídicos da II Guerra Mundial, nomeadamente o acolhimento que Roosevelt deu à princesa Marta da Noruega (mulher do então herdeiro da Coroa Olav, e mãe do atual rei Harald) e aos seus filhos, após os nazis terem ocupado o país. A série romantiza (excessivamente) a relação entre o Presidente e a princesa (os boatos de que teriam tido um caso existiram, é verdade) e a importância que esta terá tido na decisão de Roosevelt, contrariando promessas eleitorais, envolver os EUA no conflito europeu, mas ainda assim vale a pena: os atores são excecionais (FDR é interpretado por Kyle Maclachlan), a reconstituição da época é imaculada, e aprende-se - algo que nem sempre acontece em séries de entretenimento.

Na mesma linha temporal, e também na 2, estreou ontem o primeiro de três episódios documentais da BBC sobre A Ascensão dos Nazis. O título é auto-explicativo: pretende-se mostrar como, sob a aparência de uma democracia a funcionar, Hitler e o Partido Nazi chegaram ao poder e impuseram uma ditadura que, infelizmente, sabemos bem como acabou. Sabemos mesmo? A pergunta é tudo menos descabida numa altura em que, em tantos locais, alguns bem perto, a democracia está de novo em risco. E esse é o ponto que assumidamente a série pretende focar: se já vimos acontecer, há que evitar que volte a acontecer.

E fico por aqui, neste que é o Dia Mundial da Fotografia, "oficialmente" reconhecida como tal em 1839. Foi em homenagem a esta técnica/arte, sem a qual o jornalismo não teria o poder que tem (e as fotos que todos os dias vêm chegando do Afeganistão são a prova disso), que intitulei este Curto "o instante decisivo", célebre conceito de Henri Cartier-Bresson que nos explica que uma fotografia é, na essência, aquele momento irrepetível que um bom fotógrafo sabe exatamente quando capturar. Outros momentos há que se repetem todas as semanas: amanhã (ou, na versão digital, já hoje a partir das 23h), há edição do Expresso nas bancas. Tenha um dia bom.

Gostou do Expresso Curto de hoje?

Sem comentários:

Mais lidas da semana