quarta-feira, 21 de julho de 2021

Noam Chomsky: Bolsonaro, como Trump, espalha o medo de ''fraude eleitoral'

# Publicado em português do Brasil

CJ Polychroniou | Carta Maior

Desde 2019, o Brasil se encontra em um de seus períodos mais difíceis desde o fim da ditadura militar em 1985, graças às políticas desumanas do regime de Jair Bolsonaro que guardam paralelo com aquelas do governo Donald Trump. O presidente Bolsonaro é um apologista da brutal ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, e existe até a possibilidade de que ele tente recorrer aos militares que ele acha que podem apoiá-lo diante da crescente oposição ao seu manejo da pandemia.

Noam Chomsky acompanha de perto a política brasileira e latino-americana há muitas décadas, e até visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em 2018. Nesta entrevista, ele discute os fatores que levaram Bolsonaro ao poder, disseca suas políticas e as compara ao regime de Trump, e avalia o que o futuro pode reservar para a conturbada nação.

CJ Polychroniou: Jair Bolsonaro - um apologista da tortura e ditadura e parte da tendência global ao autoritarismo que nos trouxe Donald Trump - foi empossado como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2019. Desde aquele dia, seu governo promove uma agenda com consequências desastrosas para a democracia e o meio ambiente. Quero começar perguntando sobre as condições no Brasil que levaram o Bolsonaro ao poder, um desenvolvimento que coincidiu com o fim da “maré rosa” que se espalhou pela América Latina no início dos anos 2000.

Noam Chomsky: Muita coisa é incerta e a documentação é pequena, mas a forma como parece para mim é basicamente assim.

Com a queda dos preços das commodities alguns anos após Lula da Silva deixar o cargo em 2010, a direita brasileira - com incentivo dos EUA, senão apoio direto - reconheceu a oportunidade de fazer o país retornar às suas mãos e reverter os programas de bem-estar e inclusão que eles detestam. Eles começaram a realizar um "golpe brando" sistemático. Um passo foi o impeachment da sucessora de Lula, Dilma Rousseff, em procedimentos totalmente corruptos e fraudulentos. O passo seguinte foi prender Lula sob acusações de corrupção, impedindo-o de concorrer (e com quase certeza de vencer) as eleições presidenciais de 2018. Isso preparou o cenário para que Bolsonaro fosse eleito em uma onda de uma incrível campanha de mentiras, calúnias e trapaças que inundaram os sites que a maioria dos brasileiros usa como principal fonte de “informação”. Há motivos para suspeitar de uma significativa participação norte-americana.

As acusações contra Lula foram retiradas pelos tribunais depois de serem completamente desacreditadas pela exposição de Glenn Greenwald das atividades nocivas da promotoria em conivência com o investigador “anticorrupção” (Lava Jato) Sergio Moro. Antes das denúncias, Moro havia sido nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública por Bolsonaro, talvez uma recompensa por suas contribuições para sua eleição. Moro praticamente desapareceu de vista com o colapso de sua imagem como o intrépido cavaleiro branco que salvaria o Brasil da corrupção - enquanto, provavelmente não por coincidência, destruía grandes empresas brasileiras que eram concorrentes de corporações norte-americanas (que não são exatamente famosas por sua pureza).

Embora os alvos de Moro fossem seletivos, muito do que ele revelou é crível - e não é difícil de encontrar na América Latina, onde a corrupção é praticamente um modo de vida nos mundos político e econômico. Pode-se, no entanto, debater se o nível de corrupção lá existente não é comum a todo o Ocidente, onde grandes instituições financeiras foram multadas em dezenas de bilhões de dólares, geralmente em acordos que evitam responsabilidade individual. Uma indicação de qual poderia ser a escala foi dada pela londrina Economist, que encontrou mais de 2.000 condenações corporativas de 2000-2014. Isso é apenas a “América corporativa”, que tem muitas empresas em outros lugares. Além disso, a noção de “corrupção” está profundamente contaminada pela ideologia. Grande parte da pior corrupção é “legal”, já que o sistema legal é construído sob a mão pesada do poder privado.

Apesar da própria corrupção de Moro, muito do que ele desenterrou era real e já existia há muito tempo. Seu principal alvo, o Partido dos Trabalhadores de Lula (PT), ao que parece, não quebrou esse padrão. Em parte por essa razão, o PT perdeu a oportunidade de introduzir os tipos de mudanças progressivas duradouras que são extremamente necessárias para minar o domínio das classes dominantes tradicionais vorazes e profundamente racistas do Brasil.

Peru recebe seu primeiro presidente socialista, Pedro Castillo

# Publicado em português do Brasil

Ron Ridenour * | Strategic Culture Foundation

Espera-se que o novo governo - liderado pelo professor, sindicalista e camponês Castillo - faça muitas reformas sociais e econômicas de acordo com suas promessas de colocar o povo antes do lucro e do domínio dos Estados Unidos.

Os socialistas Pedro Castillo, 51, e Dina Boluarte, 58, foram anunciados tardiamente como presidente e vice-presidente do Peru pelo Júri Nacional Eleitoral do Peru, em 19 de julho. O ex-camponês que virou professor e sindicalista Castillo, e o advogado Boluarte são os candidatos do Partido Peru Livre . Eles assumem o poder em 28 de julho. JNE proclamó a Pedro Castillo como o próximo presidente de la República | La República (larepublica.pe)

A oponente do Peru Livre Keiko Fujimori, do partido de extrema direita Força Popular, reconheceu aquela vitória como “a lei” e encorajou seus muitos seguidores violentos a cessar todas as formas de violência. Keiko Fujimori pode pegar até 30 anos de prisão por várias acusações criminais: recebimento ilegal de subornos, lavagem de dinheiro, recebimento ilegal de dinheiro para sua candidatura presidencial de 2011 e por liderar uma organização criminosa. Ela saiu da prisão em prisão domiciliar após 15 meses de prisão preventiva por apresentar alto risco de fuga. Em breve, a promotoria buscará um julgamento. (Ver antecedentes: Novo Presidente do Peru, Socialista-Trabalhador Pedro Castillo: Contestação de Direita - Cultura Estratégica (Strategic-culture.org) )

Keiko Fujimori é filha e ex-“primeira-dama” de Alberto Fujimori, presidente de 1990 a 2000. Ele cumpriu cerca de metade de sua sentença de 25 anos de prisão por vários crimes de corrupção e por ordenar o assassinato de 25 pessoas por um esquadrão da morte secreto composto por militares.

Escócia reunida

# Publicado em português do Brasil

KonradRękas* | OneWorld

Para hoje, parece que não será difícil vencer o referendo quando ele finalmente for realizado. O mais importante, porém, será conquistar a própria independência. A independência de uma Escócia indivisa.

Na Escócia, eles gostam de usar o slogan " The Clans Must Unite! ", Mas será que realmente o queremos? Não temos historicamente revelado um maior envolvimento em guerras civis do que em todas as outras lutas, invasões e levantes? Ainda hoje, é difícil resistir à impressão de que não estamos preocupados com a visão de uma nação dividida como nunca antes: não apenas sobre a independência ou o BREXIT, mas também sobre o bloqueio e a pandemia de COVID-19. Mas devemos ser.

Escócia independente sem agricultura e pesca?

Morando em Aberdeen e trabalhando em todo Aberdeenshire, posso ver esses “ clãs ” atuais quase todos os dias. A cada eleição subsequente, eu dirijo através de aldeias, fazendas e portos Azuis , e então posso ler as postagens do FB Amarelo novamente " Ha, você reclama sobre as fronteiras bloqueadas, bom para você, você não deveria votar SAIR! ", Etc. A frustração cresce e algumas pessoas preferem rir dos problemas dos outros com mais frequência do que tentar resolvê-los juntas. Mas será que a Escócia independente não terá pesca e agricultura? Bem, espero que não desistamos deles e, portanto, não apenas para eleições ou referendo, mas por causa de um interesse estratégico comum, deve serexplicou quais são as vantagens da independência para esses grupos específicos. Simplesmente, por que será benéfico para os agricultores e pescadores escoceses viverem na Escócia independente? Não há nada a ficar indignado aqui, a Declaração de Arbroath não vai nos preencher, devemos falar sério.

Os certificados para as vacinas foram planeados antes do início da pandemia

# Publicado em português do Brasil

Global Research, 20 de julho de 2021

GreatGameIndia, 14 de abril de 2021

A maioria de nós ouviu falar de 'passaportes de vacinas' somente após a pandemia, quando diferentes governos começaram a enfatizar a exigência de 'passaportes de vacinas' para viagens a outros países ou mesmo para lugares públicos.

No entanto, o planejamento para a execução do conceito de 'passaportes de vacina' começou 20 meses antes do início da pandemia . O que esses roteiros falam não é apenas algum documento que restringiria sua entrada ou movimento a determinados lugares. O que eles imaginam é um ecossistema COVID inteiro, um futuro onde cada aspecto de sua vida é monitorado e regulado de acordo com os caprichos e fantasias desses Senhores da Pharma.

Roteiro de passaportes de vacinas

A proposta inicial de 'passaportes de vacinas' foi publicada pela primeira vez em 26 de abril de 2018 pela Comissão Europeia. A proposta, ignorada pela grande mídia e foi enterrada profundamente em um documento (leia abaixo) que trata do 'Fortalecimento da Cooperação contra Doenças Preveníveis por Vacinas'.

De acordo com o roteiro inicial (emitido no início de 2019) para implementar a proposta da Comissão Europeia, a ação principal foi "examinar a viabilidade de desenvolver um cartão / passaporte de vacinação comum" para os cidadãos europeus que seja "compatível com sistemas eletrônicos de informação de imunização e reconhecido para uso além-fronteiras. ”

Estava previsto obter uma proposta legislativa emitida até 2022, na Europa.

Termos - como “hesitação contra a vacina”, “surtos inesperados” - que não eram tão comuns antes do surto também foram mencionados na proposta.

Outros pontos no documento do roteiro incluíam o apoio à autorização de “vacinas inovadoras, inclusive para ameaças emergentes à saúde”.

Afirmando que a “indústria de fabricação de vacinas” tem um “papel fundamental” no cumprimento dos objetivos descritos no documento do roteiro, ele lista “melhorar a capacidade de fabricação da UE” e estocar vacinas como outros pontos de ação a serem implementados.

"Quem pensa que a pandemia acabou vive num paraíso de tolos"


Diretor-geral da OMS diz que o fim da pandemia está nas nossas mãos

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) chamou de "tolos" aqueles que acreditam que a pandemia está controlada.

As declarações aconteceram, esta manhã, numa sessão que marca a realização dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, Japão.

Tedros Adhanom Ghebreyesus começou por afirmar que o sucesso do evento desportivo poderá ser medido pelo número de contágios que se irão registar na aldeia olímpica até 8 de agosto, data que marca o fim do evento.

"Que os raios de esperança desta terra iluminem um novo amanhecer por um mundo mais saudável, seguro e justo. É sincera a minha esperança que os Jogos de Tóquio sejam bem-sucedidos", afirmou, acrescentando que os Jogos Olímpicos poderão ser um sinal de coragem para o mundo. Contudo, lembrou, "não existe risco zero".

E apesar desta mensagem de esperança, o dirigente acabou por deixar um sério aviso a todos aqueles que pensam que a pandemia já está controlada. "A pandemia é um teste e o mundo está a reprovar", declarou Tedros, acrescentando que os que acreditam que a pandemia acabou estão a viver "num paraíso de tolos".

"A pandemia vai acabar quando o mundo decidir que quer encerrá-la. Está nas nossas mãos", culminou.

Notícias ao Minuto

Portugal | Faça-se uma lei para demitir ministros

Paulo Baldaia* | Diário de Notícias | opinião

Presidente da República, que tem fama de dormir muito pouco, deve andar a dormir quase nada, porque vê o Estado a perder autoridade, como previu, e não vê capacidade para dar a volta. A sondagem de ontem da Aximage, que o DN publicou, mostra Marcelo amarrado a Costa em queda acentuada de popularidade e os entrevistados a pedirem mais exigência ao inquilino do Palácio de Belém. Avisado que está pelos eleitores e por Marcelo analista, Marcelo Presidente prepara um futuro (ainda lhe faltam quatro anos e meio de mandato) em que o primeiro-ministro não se chame António Costa. Por muita sintonia que jurem em público, já não conseguem disfarçar. Estão cansados!

O primeiro-ministro é que é surdo ou faz de surdo, porque nem atende à vontade de Marcelo (na gestão da pandemia) nem ao desejo dos portugueses (remodelação governamental). Costa caminha com um manifesto excesso de confiança, pensando estar a salvo de males maiores, enquanto a oposição for o que tem sido, seja à direita seja à esquerda. Percebe-se. Quando é notícia o momento em que toda a direita junta consegue ultrapassar as intenções de voto do PS, significa que ainda está muito longe o momento em que a direita pode valer mais do que a esquerda. Sendo que essa esquerda estará sempre mais refém do PS, quanto mais a direita puder sonhar com uma vitória.

É, aliás, esta sensação de que tudo pode ser feito que permite ao ministro Eduardo Cabrita colecionar desastre atrás de desastre à mesma velocidade que a oposição coleciona pedidos de demissão e os comentadores sentenciam que desta vez é que Eduardo Cabrita vai deixar o governo. A sentença "desta vez é que é" parecia tão verosímil há dois meses, há um, há duas semanas como ontem. O tema aparece nas sondagens, mas deve ser apenas por descargo de consciência e o que não se percebe é que ainda existam dois em cada dez inquiridos a dizer que não é preciso remodelar o governo.

Portugal | Costa prevê "libertação total da sociedade" no fim do verão

Prevê também recorde de investimento em 2021

O primeiro-ministro acredita que Portugal vai atingir a imunidade de grupo no final do verão. António Costa salientou que "todas as previsões" apontam para que, entre 2021 e 2022, a economia portuguesa possa crescer cerca de 9%.

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que Portugal deverá atingir no final do verão a imunidade de grupo, "um momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade", e prevê que se possam bater este ano recordes na captação de investimento.

Na cerimónia de assinatura de quatro contratos fiscais de investimento no valor global de 141 milhões de euros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, António Costa salientou que "todas as previsões" apontam para que, entre 2021 e 2022, a economia portuguesa possa crescer cerca de 9%.

"Significa que, neste momento, - em que com a aceleração do processo de vacinação podemos olhar para o final deste verão como podendo atingir esse momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade que é a imunidade de grupo -, nós temos já em execução um conjunto de investimentos que assegurarão o crescimentos sustentado da economia portuguesa, a manutenção de postos de trabalho e a criação de mais e melhores postos de trabalho no futuro, essenciais para absorver o desemprego criado pela crise", destacou.

Por outro lado, o primeiro-ministro salientou que em 2019 tinha sido, até agora, o ano em que o país bateu o recorde de investimento direto estrangeiro.

"Em termos de investimento direto estrangeiro, os contratos já apoiados pela Aicep [Agência para o Investimento e Comércio Externo] já são 92% do valor do melhor ano de sempre, que foi 2019. Estamos ainda em julho, há ainda muito trabalho para fazer, há ainda a oportunidade de em 2021 batermos o recorde de 2019", vaticinou.

António Costa destacou os resultados alcançados no primeiro trimestre do ano, que classificou como "o melhor de sempre no investimento empresarial em Portugal", numa série que existe desde 1999 e que se situou nos 6,8 mil milhões de euros.

"Quando no meio de uma crise como a que estamos a viver tivemos, no primeiro trimestre do ano, o melhor trimestre de sempre significa que podemos estar confiantes no futuro da nossa economia", destacou.

Antes, também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, tinha previsto a possibilidade de um novo recorde na captação de investimento, ao comparar o "melhor resultado de sempre" por parte da AICEP em 2019, cerca de 1.100 milhões de euros, com o que já tinha sido conseguido no primeiro semestre de 2021, com apoios ao investimento superiores a mil milhões de euros.

Portugal | Os juízes legisladores

Luís Menezes Leitão* | jornal i | opinião

Os juízes pretendem agora transformar-se em legisladores, propondo novas leis em lugar de aplicar as leis vigentes, o que constitui uma violação grosseira do princípio da separação de poderes.

O Estado de Direito atravessa presentemente em Portugal uma crise profunda, com a sucessiva violação dos direitos fundamentais dos cidadãos, a qual nem sempre tem sido travada pelos Tribunais. Grande parte dessa situação ocorre em virtude de a independência do poder judicial não estar a ser adequadamente assegurada, com a existência de portas giratórias entre o Governo e os Tribunais. Temos hoje juízes dos tribunais superiores em lugares de governo ou até como assessores do governo. Agora entrámos, porém, numa nova fase, que é a proposta de iniciativas legislativas por parte de magistrados judiciais, enquanto estão em funções nos tribunais. Os juízes pretendem assim agora transformar-se em legisladores, propondo novas leis em lugar de aplicar as leis vigentes, o que constitui uma violação grosseira do princípio da separação de poderes.

O pontapé de saída para esta nova fase já tinha sido dado pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), que apresentou uma proposta de lei para a criminalização do enriquecimento ilícito, que os partidos políticos prontamente acolheram. Mas quem foi mais longe neste domínio foi o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que, numa entrevista recente, não apenas propôs novas leis, mas também profundas alterações à Constituição, o que nos parece contrário à sujeição dos Tribunais à lei e à Constituição.

Embaló assume-se como um militar no poder para "pôr ordem" na Guiné-Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau afirmou nesta terça-feira que decidiu concorrer à Presidência, enquanto militar, porque os civis não se entendiam na política. Umaro Sissoco admite que fez como Jair Bolsonaro fez no Brasil.

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou-se como um militar que assumiu o poder para "pôr ordem" no país, devido ao desentendimento dos atores políticos civis ao longo dos anos e confessa que seguiu os passos de Jair Bolsonaro, atual Presidente do Brasil e militar reformado.

"O vice-Presidente do Brasil disse-me durante a cimeira da CPLP, em Luanda, que o Jair Bolsonaro decidiu candidatar-se à Presidência brasileira por entender que o Brasil não podia correr mais riscos. Porque os civis não se entendem. Então vamos concorrer às presidenciais e, se ganharmos, vamos pôr ordem no Brasil", disse hoje (20.07) o Presidente guineense, referindo-se à conversa que manteve com o vice de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão, na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em 17 de julho, em Luanda, Angola.

Umaro Sissoco confessou que fez a mesma coisa na Guiné-Bissau porque o país estaria dependente das negociações estrangeiras para resolver as querelas políticas. "No país de Amílcar Cabral, que fez onze anos de luta de libertação nacional, tinha que ter alguém para dizer basta", disse o Presidente guineense, um militar na reserva.

O chefe de Estado falava perante os oficiais militares no ato das celebrações dos 37 anos do Regimento dos Comandos da Guiné-Bissau. Sissoco Embaló, que derrotou o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, na segunda volta das presidenciais de 2019, disse que os militares jogam com "a inteligência e os civis com a esperteza", aludindo que os fardados conseguem prever melhor as situações futuras.

Prisão preventiva para deputado que organizou fuga de condenado por homicídio

CABO VERDE

O Tribunal da Relação do Barlavento, São Vicente, aplicou hoje prisão preventiva ao deputado e advogado Amadeu Oliveira, critico do sistema de justiça em Cabo Verde e assumido autor da fuga do arquipélago de um homem condenado por homicídio

“Confirmar que efetivamente foi aplicada ao Amadeu Oliveira a medida de coação de prisão preventiva. No ordenamento jurídico cabo-verdiano, a prisão preventiva é a medida de coação mais gravosa, ou seja, de aplicação subsidiária ou excecional”, afirmou aos jornalistas a advogada Zuleica Cruz, responsável pela defesa do deputado, ouvido nos últimos dois dias naquele tribunal, criticando o recurso a esta medida.

“Só é aplicada quando está em causa, por exemplo, perigo de fuga, de obstrução da Justiça ou do normal andamento do processo (…) No caso em concreto fica mais do que patente que não estão preenchidos os pressupostos da aplicação desta medida de coação”, contestou a advogada.

Segundo Zuleica Cruz, a defesa vai recorrer da aplicação da prisão preventiva, alegando ser “inadequada, desproporcional e que foge completamente às regras do Direito”.

O deputado tinha sido detido no domingo à chegada à ilha de São Vicente, uma semana depois de autorizada pelo parlamento cabo-verdiano autorizar, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), fora de flagrante delito, imputando-lhe a prática de um crime de ofensa a pessoa coletiva e dois de atentado contra o Estado de Direito.

Amadeu Oliveira assumiu publicamente na quarta-feira, no parlamento, que planeou e concretizou a fuga do país de um condenado por homicídio, admitindo então que estava “estupefacto” por ainda não ter sido preso.

“Eu já ofereci a minha cabeça para ser preso. Até estou estupefacto porque é que ainda não fui preso. Porque confesso: Eu, Amadeu Oliveira, como defensor oficioso nomeado pelo Estado, concebi, estudei, matutei, planei e executei o plano de saída de Arlindo Teixeira”, afirmou o deputado e ativista, no parlamento.

CPLP: Economista angolano diz que banco de investimentos “não tem pernas para andar”

O economista angolano Carlos Rosado de Carvalho "não acredita" na materialização de um banco de investimentos para a CPLP, defendendo "urgência" na melhoria da mobilidade das pessoas, porque as ações económicas na comunidade "funcionam mais na base bilateral"

Não me parece que isto [banco de investimentos para a CPLP] tenha muitas pernas para andar, nem a nível bilateral, não sei se conseguimos. Acho que é uma coisa no plano das boas intenções, mas que a concretização será complicada como o próprio Presidente admitiu”, afirmou hoje Carlos Rosado de Carvalho.

Para o economista, a proposta da criação de um banco de investimentos para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sugerida pelo Presidente angolano, “não é viável”, mas observou, “é daquelas coisas que as comunidades quase todas têm: um braço financeiro”. 

“A proposta faz sentido, agora se é ou não exequível já tenho as minhas dúvidas”, frisou em declarações à Lusa. 

O Presidente angolano, João Lourenço, sugeriu, no sábado passado, a criação de um banco de investimento para a CPLP para desenvolver o potencial económico dos países que integram a organização. 

“Podemos ser uma força económica relevante se trabalharmos para isso, deixamos o desafio de se começar a pensar na pertinência e viabilidade de criação de um banco de investimentos da CPLP”, sugeriu João Lourenço, no discurso de encerramento da XIII Conferencia de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu em Luanda.

Guiné Equatorial recomendada para aderir ao Fórum de Macau

Guiné Equatorial foi recomendada para aderir ao Fórum de Macau, uma organização de cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, anunciou esta terça-feira o embaixador de Portugal na China.

A recomendação surge “com base na candidatura e no facto de ser já membro da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”, explicou aos jornalistas José Augusto Duarte, à margem da 16.ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

A decisão caberá agora aos ministros dos países de língua oficial portuguesa e será tomada na Conferência Ministerial que deverá decorrer na última semana de outubro, “uma reunião virtual, com os ministros nas respetivas capitais e os embaixadores que estão na China aqui em Macau”, detalhou.

Em relação à questão dos direitos humanos no país africano agora recomendado para esta organização, o embaixador de Portugal na China disse que essa questão não foi discutida porque não era o contexto, apesar de ser uma “questão pertinente”.

“Mas a partir do momento que é membro da CPLP, não há contexto para aqui criar um contexto que não há na CPLP”, frisou.

Mais lidas da semana