# Publicado em português do Brasil
Ron Ridenour * | Strategic Culture Foundation
Espera-se que o novo governo - liderado pelo professor, sindicalista e camponês Castillo - faça muitas reformas sociais e econômicas de acordo com suas promessas de colocar o povo antes do lucro e do domínio dos Estados Unidos.
Os socialistas Pedro Castillo, 51, e Dina Boluarte, 58, foram anunciados tardiamente como presidente e vice-presidente do Peru pelo Júri Nacional Eleitoral do Peru, em 19 de julho. O ex-camponês que virou professor e sindicalista Castillo, e o advogado Boluarte são os candidatos do Partido Peru Livre . Eles assumem o poder em 28 de julho. JNE proclamó a Pedro Castillo como o próximo presidente de la República | La República (larepublica.pe)
A oponente do Peru Livre Keiko Fujimori, do partido de extrema direita Força Popular, reconheceu aquela vitória como “a lei” e encorajou seus muitos seguidores violentos a cessar todas as formas de violência. Keiko Fujimori pode pegar até 30 anos de prisão por várias acusações criminais: recebimento ilegal de subornos, lavagem de dinheiro, recebimento ilegal de dinheiro para sua candidatura presidencial de 2011 e por liderar uma organização criminosa. Ela saiu da prisão em prisão domiciliar após 15 meses de prisão preventiva por apresentar alto risco de fuga. Em breve, a promotoria buscará um julgamento. (Ver antecedentes: Novo Presidente do Peru, Socialista-Trabalhador Pedro Castillo: Contestação de Direita - Cultura Estratégica (Strategic-culture.org) )
Keiko Fujimori é filha e
ex-“primeira-dama” de Alberto Fujimori, presidente de
Após o segundo turno de 6 de junho, demorou dez dias para o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) anunciar que 100% dos votos expressos mostravam que Castillo e Boluarte mal haviam vencido com 51,125% a 49,875% dos votos, apenas 44.058 sobre seus oponentes.
O JNE demorou então mais de um mês para verificar e recontar um milhão dos 17.627.100 votos lançados para um ou outro candidato (mais 1.108.039 votos em branco e nulos). Os muitos advogados de Keiko Fujimori haviam entrado com pelo menos 800 atos alegando fraude maciça em áreas onde Castillo tinha apoio esmagador. Seus apoiadores protestaram, muitas vezes com violência, perante os funcionários do júri eleitoral e espancaram muitos dos apoiadores de Castillo.
Espera-se que o novo governo - liderado pelo professor, sindicalista e camponês Castillo - faça muitas reformas sociais e econômicas de acordo com suas promessas de colocar o povo antes do lucro e do domínio dos Estados Unidos. Espera-se que esse desenvolvimento, juntamente com o da vitória esmagadora do Movimento pelo Socialismo na Bolívia, em outubro passado, encoraje partidos de povos com idéias semelhantes em muitos países, especialmente na América Latina.
* Ron Ridenour é um jornalista aposentado, ativista anti-guerra e radical; autor de uma dúzia de livros, incluindo “The Russian Peace Threat: Pentagon on Alert”.
Sem comentários:
Enviar um comentário