quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

NA UCRÂNIA TEMOS MEDO DE UMA INVASÃO

A estratégia precipitada do ocidente não está ajudando

# Publicado em português do Brasil

Alexandra Matzota* | The Guardian | opinião

Não há pânico nas ruas, mas tenho açambarcado combustível, comida e quebra-cabeças para me distrair da ansiedade

Como uma criança crescendo na Ucrânia , toda vez que eu soprava as velas do meu bolo de aniversário eu fazia um desejo de que não houvesse guerra no mundo. Agora a guerra está na minha porta.

Por quase oito anos ouvimos falar dos mortos na frente de guerra em Donbas, vendo as lágrimas de pessoas que perderam suas famílias e casas, e que tiveram que recomeçar do zero. Em janeiro, eu estava visitando amigos no Reino Unido e lendo as últimas notícias sobre tropas russas se formando na fronteira.

Sempre tento ser cético em relação a essas histórias, porque acredito que essa é a maneira de Vladimir Putin desestabilizar a situação em nosso país, e não qualquer tentativa real de iniciar uma guerra. Mas desta vez, minha mãe me disse que os ucranianos estavam ficando com medo, e ela me pediu para não voltar por um tempo. Parecia um ponto de virada. Como freelancer posso morar onde quiser e geralmente passo muito tempo no exterior. Mas devido à crescente tensão, voltei a Kiev para estar com minha família.

Mesmo no mês desde então, a tensão aumentou significativamente. Há duas semanas, tive uma reunião com colegas estrangeiros e disse a eles que tinha 90% de certeza de que a Rússia não atacaria. Eu diria isso hoje? Não – agora para mim é 50/50.

No entanto, não há pânico nas ruas e você não verá as prateleiras vazias dos supermercados. Mesmo agora, temos prateleiras cheias com todos os produtos essenciais. Há uma semana, enviei de brincadeira fotos de camembert para amigos na Grã-Bretanha, que não conseguimos encontrar quando os visitei em janeiro. Restaurantes e shoppings estão cheios de pessoas vivendo suas vidas aparentemente normais. Mas a ansiedade nos assombra o tempo todo.

Minha pequena família decidiu que, se houvesse uma emergência, nos encontraríamos em minha casa sem ligar. Eu acho que muitas pessoas têm planos semelhantes em vigor. Como muitos outros, comprei alimentos para cerca de um mês – latas, cereais, massas, água e outros não perecíveis. No início do mês, comprei um fogão a lenha em caso de falta de energia ou gás, para que pudéssemos nos manter aquecidos e continuar a comer refeições quentes, e 20 litros de combustível para meu gerador para podermos carregar nossos telefones . Para os meus animais de estimação, encomendei comida com dois meses de antecedência, bem como extra caso os vizinhos comecem a sair e a abandonar os seus animais. Para me distrair dos maus pensamentos, comprei alguns quebra-cabeças também.

BIDEN E PUTIN, DOIS CÃES LATINDO

Acredito que os líderes estrangeiros além do presidente Putin merecem parte da culpa pelo que está acontecendo. O presidente Biden começou um jogo de pingue-pongue com Putin – eles são como dois cães latindo tentando mostrar um ao outro quem é melhor, e estamos presos no meio. O apoio de parceiros estrangeiros é muito importante para a Ucrânia, mas neste momento também é importante escolher as palavras com cuidado. Todo ucraniano é afetado por declarações de políticos estrangeiros sobre um “ inevitável” Ataque russo. Não importa o quanto digamos a nós mesmos que está tudo bem, você não pode ficar calmo quando 10 vezes por dia você vê declarações sobre um ataque iminente ou inteligência sobre possíveis datas de invasão que mudam diariamente. As pessoas brincam que é hora de publicar um cronograma de ataques para todo o ano de 2022 para que possamos planejar nossas vidas em torno deles.

É ótimo que instrutores do Reino Unido, Canadá e Estados Unidos tenham vindo para treinar nossos militares. Nisto vejo a nossa salvação. Devemos desenvolver nosso próprio exército independente e forte para recuperar nosso território e deixar de lado a conversa sobre a adesão à Otan a partir de agora.

Claro, o que mais nos preocupa é o próprio Putin e seu comportamento em reuniões com líderes de outros países. Parece-me que ele está gostando de todas as manchetes e dos apelos para que pare. Se eu fosse dedicar uma música do povo ucraniano a Putin, seria Fuck You, de Lily Allen: “Somos tão sem inspiração / Tão doentes e cansados ​​/ De todo o ódio que você abriga”.

Estamos acostumados à ruptura e a um certo nível de tensão. Quando em 2018 um dos meus eventos de trabalho foi transferido de Kharkiv para Kiev devido à introdução da lei marcial , não ficamos preocupados. Depois que os militares atiraram nos manifestantes durante a revolução de Maidan em 2014, houve um sentimento de dor sem fim por todas as pessoas que morreram ali e suas famílias. Mas não havia medo.

Mas agora, quando acordo à noite, verifico as notícias para ver se fomos atacados. Eu recuo da ideia de que no século 21 um ataque em grande escala, o bombardeio de Kiev, seja possível.

Gostaríamos que a Rússia nos deixasse em paz. Queremos a escolha de estar ou não na Otan, e queremos que os políticos estrangeiros parem de fazer declarações desnecessárias que apenas provoquem uma escalada do conflito.

Somos uma nação europeia grande e independente. Nos últimos cinco anos, nosso país mudou muito. Quase não temos produtos russos nas lojas; a maioria das pessoas fala ucraniano; e a questão de saber se vamos aderir à UE já não é uma questão, mas o nosso rumo para o futuro. Viajo muito a trabalho e temos muito mais em comum com outros países – Moldávia, Cazaquistão, Polônia, Bielorrússia – do que com a Rússia. No entanto, agora somos reféns de uma situação que foi criada ao longo de décadas pelo governo da URSS e depois pela Rússia.

Já pensei em sair do país? Não. Essa situação afetou minha vida? Com certeza. Mesmo quando tento ser cético e manter a cabeça no lugar, o estresse e o medo persistem. Todo ucraniano está enfrentando muito agora. Mas estamos mais unidos do que nunca.

*Alexandra Matzota é uma organizadora de eventos baseada na Ucrânia

Imagem: Não há pânico nas ruas e você não verá prateleiras vazias de supermercados.' Um mercado em Kiev, na Ucrânia, na sexta-feira. Fotografia: Chris McGrath/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana