sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

POPULAÇÃO SAHARAUI REVOLTA-SE CONTRA A OCUPAÇÃO MARROQUINA

A população saharaui revolta-se contra a ocupação marroquina e os seus colonos em Dajla, Villa Cisneros

DiarioLaRealidadSaharaui.- em porunsaharalibre

O ex-político saharaui Rachid Esghayer alerta a população saharaui em Dakhla para o perigo da ocupação e do extermínio planeado.

Os colonos marroquinos são já um perigo demográfico real para a população saharaui.

Os militares e agentes de segurança marroquinos são os chefões que aniquilam quem os incomoda dos saharauis. Todas as semanas é cometido um crime contra um saharaui na cidade.

A cidade saharaui ocupada de Dakhla, Villa Cisneros, durante vários anos tornou-se um cartel criminoso e do narcotráfico militar marroquino cujas vítimas são os saharauis. Na passada terça-feira, o cidadão saharaui Lehbib Uld Aghreishi, um dos habitantes nativos da cidade, foi raptado e assassinado, e é o último de uma série de assassinatos dos chefes militares marroquinos que dominam a cidade com a implantação de centenas de milhares de colonos marroquinos trazidos do norte de Marrocos para a cidade após a sua ocupação militar em 1979, depois que a Mauritânia evacuou sua presença militar na cidade.

O assassinato deste cidadão saharaui que foi encontrado num terreno baldio e com a sua viatura na praia tem vestígios dos serviços marroquinos que enxameiam e controlam a cidade com os seus colonos, eliminam quem os incomoda sem julgamento ou tribunal e escondem-se atrás de suicídios e contas ajustes. Mas a realidade é outra, são os próprios militares e serviços de segurança que tecem este quebra-cabeça para eliminar os saharauis de várias formas.

O ex-preso político e activista dos direitos humanos Rachid Esghayer perante este crime e numa multidão saharaui que protesta há uma semana em frente à sede da administração de ocupação marroquina na cidade num comício dirigiu-se à população saharaui , alertando para o perigo de extermínio e liquidação dos saharauis: Ver vídeo e tradução.

“… Desconhecíamos este tipo de crime, ouça-me, os líderes estão em Bruxelas, escrevem cartas e as entregam e dizem-lhes que as transfiram em nome dos habitantes de Dajla e El Aaiun. Diga-lhes para rejeitar esses assentamentos de colonos, para rejeitar os colonos, porque vocês permaneceram estrangeiros e estranhos em seu país. Marrocos é um país ocupante. Alertamos a diplomacia que quem executou este assassinato de Lehbib Uld Aghreishi tem mãos na justiça de Rabat, Tanger e Casablanca. Estes são organizados, são criminosos e são grandes assassinos e já estão instalados com sua corrupção na sua terra. Eles são muito bem organizados e sabem o que querem fazer. Agora eles vão trazer um cenário das suas mentiras de que esse Yusef se suicidou e que esse outro… São mentiras são falsos cenários. Essas pessoas querem controlar esse arquivo e falsificá-lo como aconteceu com outras pessoas. No final quero contar a vocês e com isso resumi a história: Prestem bem atenção no que vão fazer com vocês mesmos! Vocês estão em perigo! Vocês estão em perigo!

Antes do discurso de arenga e advertência do activista Rashid Esghayer, centenas de cidadãos saharauis gritaram em ressonância com as suas palavras contra o Estado de ocupação marroquino. E é a primeira vez que a população mostra a sua determinação de forma massiva e unida contra o perigo da ocupação e seus métodos de extermínio. Se ele espera que o apelo do ativista se mobilize em outras cidades, especialmente El Aaiun, onde vivem muitos colonos marroquinos que superam em número a população indígena saharaui. E é muito provável que haja uma revolta em todas as cidades ocupadas que retroceda ao clamor de Gdeim Izik em outubro de 2010 em El Aaiun contra a ocupação marroquina.

porunsaharalibre

Ler em Por Un Sahara Livre:

Frente Polisario pede a Guterres que acabe com a brutalidade de Marrocos contra o povo saharaui

A participação da República Saharaui na cimeira UE-UA é uma afirmação da realidade irreversível do Estado saharaui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana