quarta-feira, 2 de março de 2022

CONTOS TRADICIONAIS ANGOLANOS

O Tyitwitwi e a Salvação do Filho do Marimbondo

Seke La Bindo*

O Marimbondo andava muito preocupado porque o seu filho adoeceu e perdeu a alegria de voar. Levou-o a todos os kimbandas da região mas ninguém conseguiu descobrir a sua estranha doença. Já desesperado, levou o jovem a um adivinho que depois de uma consulta cuidadosa disse ao pai:

- Para o teu filho ficar bom tens de procurar uma pena do Tyitwitwi e depois passa-la pelo seu corpo. Vais ver que ele fica bom. 

O pai Marimbondo encontrou um simpático peito-celeste cantando alegremente no alto de uma omu-tya. 

- Tyitwitwi, o meu filho está gravemente doente e o adivinho disse que a doença passa, se eu o afagar com uma das tuas penas.

O peito-celeste arrancou com o bico uma pena e deu-a ao pai Marimbondo. Quando ele chegou ao ninho, passou-a pelo corpo do filho e ele ficou logo bom, saindo a voar em alta velocidade.

Um dia o filhinho do Tyitwitwi adoeceu gravemente e ele levou-o ao adivinho. O oráculo dele foi este:

- Procura uma asa de marimbondo, passa-a no corpo do teu filho, que ele fica imediatamente bom. 

O pai Tyitwitwi foi ao ninho do Marimbondo e disse-lhe:

- Amigo, o meu filho está gravemente doente e o adivinho disse que ele só fica curado se passar uma asa de marimbondo pelo seu corpo.

O Marimbondo ficou com ar pesaroso e respondeu:

- Tyitwitwi, não posso dar-te a asa porque só tenho duas e se arrancar uma, nunca mais consigo voar. 

O pai Tyitwitwi ficou muito triste e voltou para o ninho. O seu filhinho agonizava e acabou por morrer.

O Tyitwitwi regressou ao ninho do Marimbondo e disse-lhe:

- Não me deste uma asa e o meu filho morreu. A partir de agora acabou a nossa amizade, corto relações contigo porque és egoísta. Eu salvei o teu filho com a minha pena, mas tu recusaste dar vida e saúde ao meu filho com a tua asa.

O Marimbondo ficou muito triste porque o seu amigo não compreendeu que ele não podia sacrificar a sua asa. Sem ela nunca mais voava e acabava por morrer. Devemos socorrer o próximo sempre que ele precise de auxílio, mas dar o que é essencial para a nossa vida, não pode ser.

O Marimbondo disse ao Tyitwitwi:

- Nunca me peças uma asa, porque não posso morrer no lugar dos teus filhos ou de ti. Mas podes pedir-me tudo o que não seja a minha vida. E para te provar a amizade, quando puseres ovos no ninho, eu e a minha família vamos ficar ao lado a zelar para que nada lhes aconteça.

´É por isso que desde então, onde houver um ninho de Tyitwitwi há ao lado um ninho de marimbondo, para pagar a dívida de gratidão que não foi possível pagar com a asa que ia salvar o passarinho doente.

Sem comentários:

Mais lidas da semana