quarta-feira, 2 de março de 2022

GUERRA NA UCRÂNIA -- ponto da situação nesta manhã

Exército russo anuncia tomada de Kherson. EUA fecham espaço aéreo à Rússia

Joe Biden abriu o discurso do Estado da União com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e garante que "os Estados Unidos vão defender cada centímetro do território da NATO."

02 mar09:48 -- Pedro Cruz

Reportagem TSF: "preocupação sem pânico." Sirenes voltam a anunciar possibilidade de bombardeamento em Lviv

As sirenes voltaram a tocar, esta quarta-feira de manhã, em Lviv, trazendo com elas a "preocupação" de uma nova possibilidade de bombardeamento. Na praça principal da cidade, o repórter da TSF Pedro Cruz vê que o alerta já não espalha o "pânico" nem "terror" depois de, nos últimos dias, este sinal sonoro se ter tornado recorrente.

02 mar09:41 -- Carolina Quaresma

Rússia "pronta" para retomar negociações com a Ucrânia esta quarta-feira à noite

O Kremlin disse, esta quarta-feira, que uma delegação russa está pronta para continuar as conversações de paz com a Ucrânia.

"A nossa delegação está pronta para continuar as conversações", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que a delegação de Moscovo espera que as conversações sejam retomadas esta quarta-feira à noite. 

02 mar08:57 -- Cátia Carmo

Zelensky fala em quase seis mil soldados russos mortos no conflito

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que quase seis mil tropas russas foram mortas nos primeiros seis dias de guerra. No entanto, a Rússia ainda não confirmou estas perdas.

Presidente ucraniano pede aos judeus para que "não permaneçam em silêncio"

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu, esta quarta-feira, aos judeus de todo o mundo para que "não permaneçam em silêncio" depois do ataque de terça-feira contra a torre de televisão de Kiev, construída no local de um massacre do holocausto.

"Estou a falar agora aos judeus do mundo inteiro. Não veem o que está a acontecer? É por isto que é muito importante que os judeus do mundo inteiro não permaneçam em silêncio agora", afirmou

02 mar08:33 -- Cátia Carmo

Mísseis atingem dois edifícios em Kharkiv

Dois edifícios em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, foram atingidos por mísseis russos na manhã desta quarta-feira. O ministério da Defesa ucraniano partilhou um vídeo que mostra um dos edifícios atingidos, cuja veracidade já foi confirmada pela Sky News.

A Universidade Nacional de Kharkiv e um edifício adjacente da polícia foram os dois edifícios danificados. Ainda não se sabe se houve vítimas.

02 mar08:09 -- Carolina Quaresma

Exército russo anuncia tomada da cidade ucraniana de Kherson

O exército russo anunciou, esta quarta-feira, que tomou o controlo da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia.

"As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controlo total do centro regional de Kherson", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov. 

02 mar07:44 -- Cátia Carmo

Organizações internacionais abandonam Kiev para "preservar segurança"

Em Kiev, à medida que as tropas russas apertam o cerco à capital ucraniana, há organizações internacionais que vão abandonando a capital do país. Foi o que aconteceu na terça-feira com a Organização Internacional para as Migrações. António Vitorino, diretor-geral da organização, explicou esta decisão à RTP na terça-feira à noite.

"Decidimos retirar as nossas equipas de Kiev porque receamos, sinceramente, que nas próximas horas venhamos a assistir a uma intensificação dos combates em torno de Kiev e temos de preservar também a segurança e estabilidade das nossas equipas para podermos ajudar os ucranianos", explicou António Vitorino.

02 mar05:47 -- Rui Oliveira Costa

"Os EUA vão defender cada centímetro da NATO." Espaço aéreo norte-americano fechado à Rússia

No seu primeiro discurso no Estado da União enquanto Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden voltou a afirmar que os norte-americanos não vão entrar no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

"As nossas forças não estão envolvidas com as forças russas na Ucrânia. A nossa força militar não vai para a Europa para combater na Ucrânia, mas para proteger os nossos aliados europeus e impedir que se mova para o ocidente. Para esse propósito, mobilizamos forças aéreas, marítimas e terrestres", garante o líder norte-americano.

TSF

VER COMPLETO E COM  ATUALIZAÇÕES EM TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana