quinta-feira, 10 de março de 2022

O MILAGRE PORTUGUÊS E A REVOLTA DAS KITATAS -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Portugal é em si um milagre de sobrevivência a mil desgraças, qual delas a pior. Talvez por isso os deuses semearam milagres extraordinários no jardim à beira mar plantado. Tudo começou com o primeiro rei, Afonso Henriques. Batia na mãe, prendeu-a nas masmorras de um castelo, era kambuta e capengava de uma perna. E de repetente agigantou-se, deixou de coxear e hoje são precisos sete homens para pegar na sua espada. Foi um tremendo milagre.

No dia 13 de Maio de 1917 aconteceu o milagre dos milagres. Nossa Senhora apareceu a três crianças numa montanha perto de Fátima. O mundo ajoelhou. Portugal é, desde então, o altar do Universo. E eu fora do esquema. Sempre burro!

Eusébio foi outro tremendo milagre. Num país onde imperava o colonialismo e o racismo, fizeram de um negro da Mafalala rei de Portugal, dos Algarves, do Golfo da Guiné, d’aquém e além África. Grande Eusébio. És e serás eternamente o maior.

O 25 de Abril foi outro milagre de alto gabarito. Os fascistas e colonialistas renderam-se ao meu amigo Otelo Saraiva de Carvalho e seus companheiros do Movimento das Forças Armadas, sem um tiro! De um minuto para o outro os salazaristas viraram socialistas e Salazar encarnou em Mário Soares. Milagre assim nunca se viu.

Mais um milagre extraordinário. Portugal, um país pobre entre os pobres, aderiu a um clube de ricos, a Comunidade Económica Europeia (CEE) hoje baptizada de União Europeia e até hoje sobreviveu.

Cavaco da Silva é outro milagre. O professor de Moeda foi ao congresso do PSD e saiu de lá presidente de tudo, até da República. Ele próprio é milagreiro, em tudo o que toca, mesmo que seja lixo, sai ouro. Os seus ajudantes vivem vergados ao peso do dinheiro. Todos ricos e anafados.

A Ucrânia é o milagre supremo. Até à operação militar da Federação Russa, as ucranianas em Portugal eram todas marias lavadeiras, criadas para todo o serviço e kitatas baratas. Hoje são rainhas. Vão buscá-las à Polónia e à Roménia em autocarros de luxo. São promovidas a grandes senhoras. As kitatas mal entram em Portugal recebem logo um longo manto de princesas e cartão de residente. Milagre! Milagre!

Os ucranianos em Portugal eram todos criados e biscateiros. As fronteiras fechadas a sete chaves a esses eslavos perigosos. Um deles, Ihor Homenyuk,  tentou entrar pelo aeroporto de Lisboa e levou tanta porrada que o mataram. Agora entram todos, desde, os bêbados aos operacionais das Mafias de Leste. Milagre! Chama-se a isso estar no lugar errado no ano erradíssimo. 

Mas não há bela sem senão. Mesmo os milagres têm o seu reverso incómodo. As kitatas portuguesas estão furiosas. Os filhos estão no Poder e nada fazem por elas. Os clientes cospem-lhes, recusam usar camisinha, não pagam pela tabela, alguns até lhes batem violentamente. E os filhos não querem saber, só têm olhos para as ucranianas. Grandes sacanas! Não merecem ser ministros e seus derivados.

As kitatas brasileiras também estão em brasa e ameaçam juntar-se às colegas portuguesas para lutarem pelo estatuto de ucranianas. Vai ser o fim do mundo.

As Mães de Bragança um dia juntaram-se para expulsar 300 kitatas brasileiras que trabalhavam nos bares de alterne e outros antros pecaminosos da cidade.  As excelsas esposas dos clientes organizaram-se num movimento para expulsar as pecadoras. A polícia entrou na dança e fez dezenas de rusgas. 

As casas de alterne foram encerradas e mais de 200 meninas expulsas de Portugal. Algumas tiveram de responder em tribunal. Os chulos disfarçaram-se de activistas do partido Chega (em gestação) e andavam pelas ruas exigindo a expulsão de todos os estrangeiros. Morte aos pretos e ciganos! O Governo Durão Barroso/Paulo Portas fez o milagre da xenofobia contra as prostitutas.

O último milagre está aí. Finalmente os canais de televisão portugueses descobriram que a cidade de Mariupol está sequestrada pelas milícias nazis do Batalhão de Azov. E as populações são escudos humanos. Todos os dias se abrem corredores humanitários mas ninguém sai porque os sequestradores nazis não deixam. Hoje fizeram um grande burburinho porque foi bombardeado um hospital na cidade. Quem bombardeou? Os russos, esses inconvertíveis ao sagrado coração de Nossa Senhora. 

Tudo mentira, tudo propaganda barata, tudo agressões bárbaras à nossas inteligência.

Eis o milagre final. A Europa em uníssono rasga vestes na defesa dos nazis da Ucrânia! O estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) deixou cair a máscara e agora mostra que a solução final é colocar o mundo sob domínio da extrema-direita racista e xenófoba. 

No Verão de 1941 nasceu a Divisão Azul, constituída por nazis espanhóis (franquistas) e portugueses (salazaristas), para combater ao lado das tropas de Hitler na Frente Oriental. Foram todos para a Rússia, a fim de convertê-la. Falharam. Ninguém diria que 80 anos depois todos os países da União Europeia se constituíam numa gigantesca Divisão Azul. 

Como não há milagres, ou os democratas de todo o mundo se unem para enfrentar os nazis ou teremos à espera a liberdade dos campos de concentração. Esta é a hora de optar entre o extermínio e a dignidade.   

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana