quinta-feira, 17 de março de 2022

Ponto da situação desta manhã na Ucrânia... e a evaporação dos neonazis Azov

Da TSF retiramos o ponto da situação desta manhã na Ucrânia. Fazemos notar que as reportagens se referem ao que acontece em uma das partes em combate e na destruição e mortandade algumas vezes constatadas pelo repórter, Pedro Cruz, para ali deslocado em missão indiscutivelmente arriscada. O que ele vê e reporta é o possível e alegadamente proveniente de ataques por parte das forças armadas da Rússia. Compreendem-se as limitações no terreno, ainda para mais quando já se contam ferimentos e mortes de jornalistas em serviço naquele terrível teatro de carnificina. 

Facto é que, na generalidade, as imagens faladas são parcas relativamente à exatidão do relatado e ao que de muito mau acontece naquela contenda em que curiosamente nunca, ou quase nunca, se ouve (vê) a "mão tenebrosa" dos militares do batalhão Azov, nazi-fascistas que pelo visto na imprensa ocidental nem aparecem referenciados, parecendo mais uns santinhos ou personagens de fake news e produto da imaginação dos adeptos das teorias da conspiração. O que não corresponde à realidade. A nazificação na Ucrânia existe, o dito batalhão Azov foi integrado na Guarda da Ucrânia, nas forças armadas do país... E provas não faltam. Mas disso não se fala. Porque será? A resposta talvez seja um pouco encontrada na prosa constante no Página Global e provinda de várias publicações. Em, por exemplo, Washington corre para esconder seu financiamento NED 'polvo' na Ucrânia”, em ISRAEL ATURDIDO PELOS NEONAZIS UCRANIANOS - ou em tantos outros artigos que também incluímos no Página Global, compilados de outras publicações.

Seguidamente, da TSF, o ponto da situação desta confrontação que não se deseja e que viola o discernimento e os objetivos de todas as pessoas e povos de bem.

Redação PG

Míssil abatido cai em prédio em Kiev e faz um morto. Ataque em Mariupol fez "centenas de vítimas"

"Em Mariupol, a Força Aérea Russa lançou conscientemente uma bomba no Teatro Dramático, no centro da cidade", acusa Volodymyr Zelensky. Siga em direto na TSF.

17 mar08:18

Carolina Quaresma

Bundestag aplaude Zelensky de pé. Veja o vídeo

Os deputados alemães aplaudiram de pé o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esta quinta-feira, antes de um discurso em vídeo transmitido perante o Bundestag.

17 mar07:54

Lusa

Zelensky exige à Rússia "restauração da integridade territorial"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou que o país vai continuar a exigir a "restauração da integridade territorial" nas negociações "em curso" com a Rússia.

"As minhas prioridades nas negociações são absolutamente claras: fim da guerra, garantias de segurança, soberania, restauração da integridade territorial", disse Zelensky, num comunicado publicado na página oficial da presidência ucraniana, na quarta-feira à noite.

As delegações ucranianas e russas voltaram a conversar, por videoconferência, na quarta-feira.

LER MAIS

17 mar07:30

Rui Oliveira Costa

Míssil abatido cai em prédio em Kiev e faz um morto

Um míssil abatido caiu esta quinta-feira em Kiev e atingiu um prédio residencial da capital. O incidente provocou um morto, de acordo com a agência de notícias Reuters.

O edifício foi atingido às 05h02 hora local (03h02 em Portugal continental) e 30 pessoas foram retiradas do local.

LER MAIS

17 mar07:23

Carolina Quaresma

Portugal já concedeu 43 pedidos de proteção temporária a cidadãos russos que viviam na Ucrânia

Não são só ucranianos que estão a chegar a Portugal por causa da guerra. Também há russos a fugir do conflito. Numa resposta à TSF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revela que, desde o início da guerra, Portugal já acolheu 43 cidadãos russos que viviam na Ucrânia.

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras informa que já concedeu, desde o início do conflito na Ucrânia, 43 pedidos de proteção temporária a cidadãos russos que residem ou residiam na Ucrânia", lê-se numa nota enviada à TSF.

LER MAIS

17 mar06:34

Lusa

Putin fala de "auto purificação" russa e chama "traidores" aos críticos

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou esta quinta-feira os russos que não apoiam a invasão da Ucrânia de serem traidores e falou de uma "auto purificação" da sociedade russa.

Os russos "serão sempre capazes de distinguir os verdadeiros patriotas da escória e traidores, e simplesmente os cuspirão, como um mosquito que acidentalmente voou para as suas bocas", disse Putin.

"Estou convencido de que uma auto purificação tão natural e necessária da sociedade só fortalecerá o nosso país", acrescentou o líder russo, num discurso transmitido pela televisão pública.

LER MAIS

17 mar05:59

Lusa

"Centenas de vítimas" em ataque russo a teatro, diz Zelensky

O Presidente da Ucrânia acusou a Rússia de causar "centenas de vítimas" no bombardeamento de um teatro em Mariupol (sudeste), num ataque que o Ministério da Defesa russo atribuiu às forças ucranianas.

"Em Mariupol, a Força Aérea Russa lançou conscientemente uma bomba no Teatro Dramático, no centro da cidade", disse Volodymyr Zelensky, na noite de quarta-feira, acrescentando ser "ainda desconhecido o número de mortos".

LER MAIS

17 mar05:55

Rui Oliveira Costa

Míssil abatido cai em prédio em Kiev e faz um morto

Um míssil abatido caiu esta quinta-feira em Kiev e atingiu um prédio residencial da capital. O incidente provocou um morto, de acordo com a agência de notícias Reuters.

O edifício foi atingido às 05h02 hora local (03h02 em Portugal continental) e 30 pessoas foram retiradas do local.

17 mar05:55

Pedro Cruz

Reportagem TSF. Quando sair à rua é resistir

A cidade fervilha. Nos dois últimos dias, os termómetros não desceram a zero. Na altura mais quente chegaram aos 14 graus. É primavera na Ucrânia. Aliás, pelo calendário, o inverno acabou a um de março. Mas os sinais da chegada da nova estação demoraram a chegar. Segunda e terça-feira, o centro da cidade encheu-se de gente.

LER MAIS

17 mar05:54

Lusa

Seis países convocam reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

Estados Unidos, Reino Unido, Albânia, França, Noruega e Irlanda convocaram esta quarta-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para quinta-feira, devido à deterioração da situação humanitária na Ucrânia.

A informação foi adiantada esta quarta-feira à agência de notícias AFP por fontes diplomáticas.

LER MAIS

17 mar05:53

Lusa

Central nuclear de Zaporizhzhia perdeu ligação a mais uma linha de energia

A central nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelas forças russas, perdeu ligação com mais uma linha de fornecimento de energia, mas existem ainda duas que garantem a operacionalidade dos sistemas de segurança, revelou esta quarta-feira a Agência Internacional de Energia Atómica.

A agência nuclear da ONU (AIEA) recebeu a informação, por parte das autoridades ucranianas, que a maior central nuclear da Europa, no sul da Ucrânia, perdeu a ligação com outra das cinco linhas de alta tensão, quatro principais e uma de reserva, que fornecem eletricidade.

LER MAIS

17 mar05:52

Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode consultar os desenvolvimentos das últimas 24 horas aqui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana