segunda-feira, 18 de abril de 2022

A GUERRA E OS IDIOTAS ÚTEIS -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O senhor presidente Zelensky fez um grande favor ao mundo. Disse ao canal de televisão CNN que tem no Leste 44 mil homens que são os melhores militares da Ucrânia “verdadeiros heróis que fazem a guerra há oito anos”. Extraordinário! Afinal a guerra não começou no dia 24 de Fevereiro com a operação especial militar russa. Começou em 2014. E começou com um golpe de estado dos nazis, apoiado, financiado e armado pelos países da OTAN (ou NATO).

A guerra na Ucrânia, de sinal nazi, tem o principal teatro de operações nas repúblicas separatistas do Leste. Recusaram os golpistas de Kiev e declararam-se independentes. O comportamento dos 44 mil “melhores militares” ucranianos tem contornos de genocídio dos russos no Donbass. Isso está escrito em relatórios da agência da ONU para os Direitos Humanos. Portanto, as minhas fontes são o senhor presidente Zelensky e a Organização das Nações Unidas. Não me estou a servir da propaganda russa nem a transmitir recados do senhor presidente Putin.

Nestes oito anos de guerra no Leste da Ucrânia, milhares de civis fugiram das acções armadas dos 44 mil “melhores militares” ucranianos. Alguém se preocupou com eles nos países da União Europeia? Alguém lhes deu asilo? Alguém fez peditórios em seu nome? Alguém lhes mandou comida e medicamentos? Alguém filmou os seus mortos, gatinhos, cachorros, peluches e túmulos? Ninguém! Refugiados só existem desde 24 de Fevereiro. Mortos, só desde que começou a operação militar para desarmar e desnazificar a Ucrânia. Compaixão e solidariedade só nos últimos 50 dias. 

Então vamos falar de idiotas úteis. O primeiro e mais visível é Zelensky, que ganhou o papel da sua vida como actor. Atirou com os ucranianos para uma guerra por conta da OTAN (ou NATO) e o estado terrorista mais perigoso do mundo. Já não lhe chegava a guerra de oito anos com os seus melhores 44 mil militares no Donbass.

Idiota útil é a CNN que faz figura de canal oficial dos nazis da Ucrânia. Idiotas úteis são os que assassinam o jornalismo em directo pagos por uns trocos, umas promoções no emprego, umas esmolas. Idiotas úteis são generais que vão para as televisões dizer disparates tais que fazem deles soldados recrutas. Idiotas úteis são professores universitários das áreas do Direito e das Relações Internacionais que se comportam como propagandistas da CIA e do Pentágono.

Idiotas úteis são Úrsula von der Leyen, Charles Michel e Roberta Metsola que hipotecaram a União Europeia numa guerra que tem tudo para deixar a Europa em escombros. Os refugiados europeus são acolhidos onde e por quem? Nem pensam nisso mas é um perigo real. Estão convencidos de que a maior potência militar do mundo é o Iraque, a Líbia ou a Síria. Perigoso engano de alma. 

George Soros é um dos beneficiários da guerra que estalou na Ucrânia há oito anos, desencadeada pelos 44 mil melhores militares ucranianos e que já fizeram milhares de mortos civis (15 mil segundo a ONU) e refugiados. A Ucrânia forneceu armamento sofisticado a Jonas Savimbi para as suas acções criminosos armadas entre 1992 e 2002. Foi o país “idiota útil” que a OTAN (ou NATO) arranjou para destruir Angola e esmagar o regime democrático. Soros tem um empregado em Angola, chama-se Rafael Marques. Este não é idiota útil, pelo contrário, é espertalhaço. E já abriu a boca para denegrir o Poder Judicial. É isso que interessa aos donos. Hoje só cito George Soros. Mas ele tem mais uns quantos que lhe pagam e não é pouco. Todos angolanos bem instalados na vida e no poder.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, general Francisco Pereira Furtado, visitou os EUA. Desta visita transcrevo a notícia divulgada pelos EUA: “O subsecretário de Defesa para a Política dos EUA, Dr. Colin Kahl, e o Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar da República de Angola, Francisco Pereira Furtado, reuniram-se para discutir a parceria no domínio da defesa entre os Estados Unidos e Angola, no dia 8 de Abril de 2022, no Pentágono.

As conversações reafirmaram o compromisso dos dois países em fortalecer a cooperação bilateral no sector da defesa, dando continuidade e comemorando os cinco anos de aniversário do Memorando de Entendimento de 2017 entre o Departamento de Defesa dos EUA e o Ministério da Defesa da República de Angola.

O Dr. Kahl e o Ministro Furtado reflectiram sobre uma série de assuntos, incluindo segurança regional, cooperação em segurança, operações de manutenção de paz, segurança cibernética, estratégia de segurança nacional, pessoal e a sua prontidão, e as mudanças climáticas.

Os dois lados pretendem buscar formas de actualizar o memorando de entendimento de 2017 e continuar a fortalecer a sua parceria bilateral no domínio da defesa.”

Este acontecimento serviu para especulações nos Media controlados pela CIA e o Pentágono, dentro e fora de Angola. Resumidamente: O general Furtado foi aos EUA levar um puxão de orelhas porque Angola não vota contra a Federação Russa na ONU. Não sei se é verdade ou mentira. Quero acreditar que é mentira. Se alguém puxou as orelhas foi o general Furtado a Colin Kahl. Mas se eu tenho dúvidas, imaginem o comum dos cidadãos que nada sabe de operações de propaganda, falsas notícias e especulações úteis para fazer passar mentiras como verdades.

Tudo se evitava caso o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar tivesse anulado a sua ida aos EUA nesta altura. Quando uma reunião está marcada, basta desmarcá-la para não acontecer. Eu não sou político nem tenho pretensões a desempenhar cargos políticos, mas não me parece difícil perceber que nas actuais circunstâncias, uma delegação oficial do Executivo Angolano visitar os EUA é, no mínimo, imprudente. Espero que em Angola, para bem do Povo Angolano, ninguém queira ser idiota útil na guerra da NATO (ou OTAN) contra a Federação Russa. 

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana