O que aconteceu na sessão do Parlamento grego nesta quinta-feira provocou indignação em Atenas. Deputados de várias formações políticas até deixaram a sala.
A aparição de um membro do batalhão neo-nazi ucraniano Azov no discurso do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, esta quinta-feira perante o Parlamento da Grécia, provocou várias reações negativas entre os partidos da oposição do país.
A segunda parte da videochamada de Zelensky, transmitida hoje na sessão, incluiu depoimentos gravados de dois greco-ucranianos, um dos quais afirmou estar a participar da defesa da cidade de Mariupol.
O soldado detalhou ter nascido naquela cidade e apresentou-se como membro do “Batalhão Azov” (nazi). Depois de declarar que estava a lutar em defesa daquele território dos "nazis russos", convocou Atenas a juntar-se à causa, citando os laços históricos de ambas as nações.
Alexis Tsipras, ex-primeiro-ministro grego e líder da coligação de oposição,Syriza, descreveu a projecção do vídeo do militante neo-nazi no discurso do presidente ucraniano como "vergonha histórica". "A solidariedade com o povo ucraniano é um facto, mas os nazis não podem ter voz no Parlamento", disse ele em mensagem no Twitter (https://twitter.com/atsipras/status/1512023668662190082).
Deputados de outras forças políticas também mostraram o seu descontentamento com a presença do soldado, alguns até deixaram a sala assim que se soube que esse indivíduo falaria. O Partido Comunista da Grécia (KKE) descreveu o acontecimento como vergonhoso e recusou-se a ver vários partidos no Parlamento "aplaudindo os nazis" do Azov (https://twitter.com/gt_kke/status/1512002834023305216).
Da Frente Europeia de Desobediência Realista (MERA25) afirmaram que, embora sejam solidários com o povo ucraniano, não estão com os neo-nazis do Azov. "O que aconteceu hoje é inaceitável, é condenável, é uma humilhação absoluta e aconteceu com toda a cobertura e tolerância do presidente do Parlamento e do Governo", disse aquele partido (https://mera25.gr/protofanis-aprepeia-tou-zelenski-stin-elliniki-vouli-me-tin-anochi-tou-proedreiou-kai-tis-kyvernisis/)
Fontes: https://www.kathimerini.gr/politics/561798772/politiki-thyella-gia-ton-machiti-toy-tagmatos-azof-stin-omilia-zelenski/; https://www.2020mag.gr/politics/4786-vouli-se-neonazi-tou-tagmatos-azof-edose-to-logo-o-zelenski-video; https://elcomunista.net/2022/04/07/zelenski-cede-la-palabra-a-un-neonazi-del-batallon-azov-en-su-discurso-frente-al-parlamento-de-grecia/
VER VÍDEO -- https://www.youtube.com/watch?v=m01jUMBTDB8 – aos 14 segundos
Sem comentários:
Enviar um comentário