quinta-feira, 14 de abril de 2022

SITA E MARABUNDA AS HEROÍNAS SUPREMAS -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O comboio cheio de gente saiu de Luanda e foi parando no caminho. Gente desce, gente sobe e a viagem continua. No Zenza do Itombe uma paragem mais longa. Nos meus tempos de rapaz era naquela estação que apanhava a automotora para o Golungo Alto. Também klhe chamavam grazina mas nunca soube porquê. Esse era o comboio malandro que António Jacinto condenou ao castigo. 

Naquele dia o comboio parou, passageiros desceram, passageiros subiram, adeus de despedida, abraços de alegria pela chegada e de repente a grande explosão. Os sicários da UNITA mataram centenas de pessoas. Outras tantas ficaram gravemente queimadas. A União Europeia não mandou nem uma bisnaga de pomada para aliviar o sofrimento dos queimados. Ainda hoje os países ocidentais manifestam a sua olímpica indiferença pelos sobreviventes. Imaginem se fossem ucranianos! Já tinham oferecido milhões de euros e pago operações plásticas às vítimas.

Os sicários da UNITA perderam as eleições e dispararam contra os eleitores. Até mataram os que lhes confiaram o voto. Em 1994, cercaram a cidade do Cuito durante 28 dias. Em cada dia bombardeavam cegamente. Fizeram 7.000 mortos civis. Familiares e amigos enterravam os corpos nos quintais, jardins e até nas cacimbas. O Governo Angolano ergueu o Cemitério Memorial dos Mártires do Cuito. Os países da União Europeia nem um tijolo ofereceram para o monumento.

Enquanto durou o cerco à cidade do Cuito, os países ocidentais, com o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) à cabeça forneceram os canhões e os obuses à UNITA. Ucranianos foram os mais destacados no armamento do Galo Negro. Se os angolanos fossem nazis e Angola uma base da OTAN (ou NATO) tinham chuva de milhões, armas para se defenderem propaganda em todos os Media ocidentais. 

Uma mulherzinha portuguesa disse num canal de televisão que os ucranianos são muito bonitos, brancos e têm os olhos azuis, não se admite que andem a matá-los. Ainda se fossem pretos...  

É mesmo assim que pensam Tio Célito, chupista Costa, senhor Silva, a nazi Úrsula, o rufia Charles Michel, o insanável Borrell, o pirata Boris, o apodrecido Biden. Declararam guerra à Federação Russa escondidos atrás da Ucrânia. Chegou a hora da vingança. A União Soviética esmagou o III Reich e acabou com Hitler. Úrsula von der Leyen encarna os alemães sedentos de vingança contra os libertadores. E eles são aos milhões! A União Soviética (hoje Federação Russa) apoiou todos os movimentos nacionalistas em África, na Ásia e na América Latina. Malditos russos! Agora os ocidentais estão todos unidos contra os libertadores.

A União Soviética teve o desplante de apoiar a luta dos povos das colónias portuguesas nas suas lutas pela Independência Nacional. Malditos russos que ajudaram a pôr fim ao decrépito império colonial português. Abaixo os russos. Vai daí o ministro português dos negócios com estrangeiros expulsou diplomatas em serviço na Embaixada da Federação Russa em Portugal. O Tio Célito e o senhor Silva convidaram Zelensky a discursar na Assembleia Nacional. Os deputados do Partido Comunista votaram contra. Que horror!

A embaixadora da Ucrânia em Lisboa acusou o partido de propaganda e desinformação. Tenham juizinho, nós ucranianos, temos o mundo na mão. Acabamos com os comunistas portugueses! Ante tão grave ingerência nos assuntos internos nem uma voz de protesto se levantou. Um dia destes os nazis portugueses aprovam na Assembleia s República a ilegalização do Partido Comunista Português e o beijoqueiro paga já (Tio Célito) assina por baixo, em nome da Ucrânia. O Louçã que já foi de esquerda resvalou para os infernos. Disse na SIC que sioldados ucranianos mataram dois prisioneiros russos! Vai perder o tacho.

Não tarda muito, o mundo está nazificado. Les portugais sont toujours gais! Felizes e contentes, pobretes mas alegretes, tesos mas às ordens, famintos mas submissos. Bem- aventurados os pobres de espírito. Nisto estou de acordo com a doutrina cristã. 

Aí vai a última. Sita Valles percebeu que as coisas em Portugal estavam a dar para o torto e no Verão de 1975 apareceu em Luanda. Fez pela vida e trepou, trepou como todas e todos os oportunistas. Ao contrário do que se diz, nunca foi dirigente de coisa nenhuma. Apenas se encostou a dirigentes de pacotilha, imaturos, irresponsáveis e pouco mais do que analfabetos integrais. Primeiro Nito Alves e depois José Van-Dúnem. Menos de dois anos depois, em 27 de Maio de 1977, aderiu ao golpe de estado militar. 

O lóbi português contra Angola já patrocinou três livros sobre ela, onde é apresentada como heroína angolana! A minha amiga Gracinda Tito, mais conhecida por Marabunda, foi mais heroína do que Sita Valles e ninguém lhe liga. A única diferença entre ambas é que a minha amiga guiava um flamejante Chevrolet Camaro descapotável e a Sita andava de machimbombo para fingir de proletária. A Marabunda fazia striptise num cabaré e a Sita em casa.

A grande heroína que chegou a Luanda e uns meses depois se meteu até ao pescoço num golpe de estado agora é a heroína de um filme de Margarida Cardoso. Uma produção Midas Filmes, com o apoio financeiro da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), instituição oficial do Governo chefiado pelo chupista António Costa, filho da maria Antónia de Palha, adoradora de Jonas Savimbi. Cá para mim o filme “Sita” também foi financiado pelos lucros no negócio das ossadas. Mas não entro em pormenores. Cala-te boca que estás de férias!

A União Europeia ofereceu à Ucrânia 1500 milhões de euros para comprar armas, armas, armas. A nazi Úrsula foi a Kiev e declarou guerra à Federação Russa. Ciumento, o putrefacto Biden mandou a sua porta-vos dizer que o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) ofereceu à Ucrânia 1700 milhões de euros para comprar armas. O pirata Johnson, acabadinho de snifar, declarou que o Reino Unido mandou para a Ucrânia armamento no valor de dois mil milhões de euros. Guerra é guerra.

Eu não mando nada. Amanhã vou almoçar com um velho camarada e preciso do dinheiro para pagar o almoço. Espero que a embaixadora da Ucrânia em Portugal não ordene a minha prisão. Já as vi mais feias e grávidas.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana