terça-feira, 24 de maio de 2022

Ministro do Mali assinala 'excelentes resultados' da cooperação militar com Rússia

#Publicado em português do Brasil

Em entrevista à Sputnik, o ministro das Relações Exteriores do Mali relatou progresso no treinamento russo dos militares do país africano contra terroristas.

A cooperação de segurança com a Rússia está produzindo resultados impressionantes, com o Exército do Mali tomando a ofensiva contra os terroristas, disse Abdoulaye Diop, ministro das Relações Exteriores do Mali, à Sputnik.

"Mali mantém a cooperação militar e técnica com a Rússia a nível estatal, e esta parceria não começou há um ano. Ela foi retomada em 2019 no âmbito do acordo bilateral de cooperação militar, sob o qual Mali compra à Rússia equipamentos militares, aeronaves, armas e outros equipamentos. Além disso, também é fornecido apoio técnico e especialistas, que agora estão presentes no Mali", disse o chanceler do país africano na entrevista.

"Devo lhes dizer que nossa cooperação com a Rússia já está produzindo resultados bons, impressionantes. Hoje, graças à ajuda da Rússia, o Mali é capaz de realizar reconhecimento de modo autônomo, bem como realizar ataques aéreos. As operações militares que agora estão em andamento são totalmente coordenadas pelas forças de defesa e segurança malianas", sublinhou ele.

Segundo ele, as operações militares são agora conduzidas em quase todo o país, graças aos equipamentos e armas da Rússia também mudou a estratégia das forças de segurança e defesa malianas.

"Por um tempo ficávamos nos locais, em acampamentos, e os terroristas nos atacavam. Mas agora o Exército do Mali passou à ofensiva, nossas tropas se tornaram mais móveis graças à aviação, que ajuda os soldados a se deslocarem. Estamos avançando, estamos atacando, e graças a essas grandes operações o grupo terrorista está sendo atingido", detalhou Diop.

Sergei Lavrov, chanceler da Rússia, afirmou que Moscou quer que as crises em África se resolvam o mais rápido possível. Segundo Bamaco, militares pró-ocidentais falharam um golpe de Estado na noite de 11 para 12 de maio.

© Sputnik / Ilia Pitalev

Sem comentários:

Mais lidas da semana