terça-feira, 24 de maio de 2022

Trate todos os refugiados com a mesma compaixão e não só alguns -- pede Nhial

#Traduzido em português do Brasil

Pessoas em toda a Europa receberam os ucranianos que fugiram da guerra em suas casas de braços abertos. Por que a mesma compaixão não foi concedida a mim quando eu era um refugiado, pergunta o escritor e ativista Nhial Deng.

Nhial Deng* | Aljazeera | opinião

Em 2010, tive que fugir da Etiópia depois que minha aldeia foi atacada. Acordei cedo e ouvi tiros. Eu vi casas queimando. Eu vi alguém sangrando no chão. Eu testemunhei muita violência brutal.

No final, encontrei uma saída; Eu sobrevivi. Mas acabei trancado em um campo de refugiados por anos e anos.

Agora, vejo pessoas em toda a Europa recebendo ucranianos que fogem da guerra em suas casas. E não posso deixar de me perguntar, como é que ninguém me mostrou a mesma compaixão? Como ninguém me ofereceu um lugar para ficar para que eu não ficasse preso em um campo de refugiados por uma década?

Muitos argumentam que aqueles no Ocidente receberam refugiados ucranianos de braços abertos porque se pareciam com eles – e talvez isso seja verdade. Mas isso não significa que sempre tem que ser o caso.

*O ativista e escritor sul-sudanês Nhial Deng explica por que acredita que a guerra na Ucrânia pode ser uma oportunidade para o mundo aprender a tratar todos os refugiados da mesma forma, não importa de onde eles venham.

*Nhial Deng -- Refugiado do Sudão do Sul, escritor e ativista comunitário. Refugiado do Sudão do Sul,. Ele passou 11 anos em um campo de refugiados no Quênia e agora frequenta a Huron University College, no Canadá.

Sem comentários:

Mais lidas da semana