segunda-feira, 16 de maio de 2022

Ucrânia: Batalhas em toda a linha de frente, sem muito sucesso de ambos os lados


BATALHAS POSICIONAIS E TRAVESSIAS DE RIOS RESULTAM EM PERDAS PARA AMBOS OS LADOS

#Traduzido em português do Brasil 

Na Ucrânia, a luta continua ao longo de toda a linha de frente, sem muito sucesso de ambos os lados.

Na região de Kharkiv, as Forças Armadas da Ucrânia (AFU) controlam a linha Prudyanka — Pitomnik — Rubezhnoye. A AFU assumiu posições perto da fronteira do estado da Rússia, perto da vila de Ternovy. Nos últimos dias, não houve mais avanço da AFU para o leste, apesar das tentativas contínuas.

Incapaz de desferir um golpe esmagador nas posições militares russas na região, os militares ucranianos continuam a bombardear aldeias russas localizadas perto da fronteira. Durante outro bombardeio na região de Belgorod, um civil local ficou ferido.

Na área de Izyum, os combates continuam ao sul da vila de Dolgenky e perto de Kurulki. As tropas russas chegaram às posições ucranianas em Barvenkovo. Há relatos de combates na vila de Gusarovka, localizada na periferia sul da cidade.

A oeste de Izyum, as unidades AFU que tentaram forçar os Seversky Donets foram destruídas. Apesar da ameaça de cerco, o regime de Kiev continua a transferir equipamentos e pessoal adicional para a área.

A luta continua perto da vila de Liman. De Yampol, a linha de frente mudou-se para a vila de Dibrovo.

De acordo com dados preliminares em 16 de maio, as forças lideradas pela Rússia assumiram o controle das aldeias de Yarovaya e Drobyshevo na área de Oskol. O agrupamento de tropas ucranianas em Liman corre o risco de cair no cerco operacional, enquanto a ponte que liga a cidade a Slavyansk foi destruída. O agrupamento AFU na região é dividido em duas partes centradas em Svyatogorsk e em Liman.

Em 15 de maio, 8 civis teriam sido libertados pela AFU da cidade de Novoselovka. Um regime de cessar-fogo foi estabelecido por várias horas para garantir a transferência de civis para as forças da DPR. Enquanto o ataque e o bombardeio às posições da AFU foram suspensos, as forças ucranianas tomaram seu tempo para reforçar suas defesas.

A luta feroz continua na área de Belogorovka, onde as forças russas sofreram pesadas perdas enquanto tentavam atravessar o rio Seversky Donets. Nenhum sucesso do lado éter foi relatado.

A rodovia Lisichansk-Artemovsk ainda está sob controle de fogo da artilharia russa.

Na área de Severodonetsk, há batalhas por Shchedrishchevo, Voronovo e Borovskoye. Ao sul, as batalhas por Orekhovo e Toshkovka continuam.

Enquanto isso, ao norte de Popasnaya, a vila de Alexandropole ficou sob o controle das forças russas, a luta continua por Kamyshevakha e na área de Vrubovka.

Os confrontos continuam ao longo de toda a linha perto da cidade de Donetsk. Os militares russos alegaram algum progresso. Um ataque foi lançado nos arredores da vila de Nova York.

Na área de Avdiivka, tropas russas tentam avançar pelas rodovias Avdiivka-Konstantinovka e Novgorodskoye. A intensificação das batalhas posicionais na área de Gorlovka também foi relatada. Na área de Marinka, a situação permanece inalterada.

No sul de Donbass, as forças russas estão tentando enfraquecer as defesas ucranianas nos arredores da cidade de Ugledar. A luta também continua nos arredores de Velikaya Novoselka. As forças ucranianas estão tentando contra-atacar.

A AFU lançou uma ofensiva entre Gulyai-Pole e Malinovskaya. De acordo com relatórios não confirmados, como resultado do ataque fracassado, a AFU perdeu 30 tanques, 11 veículos de infantaria de combate, dois sistemas Grad, dois veículos blindados e mais de 300 soldados.

Enquanto isso, o bombardeio de artilharia das posições dos dois lados continua ao longo de toda a linha de frente.

As regiões de Kherson-Mykolaiv, a linha de frente permanece inalterada. Encontra-se ao longo da linha do Mar Negro — Alexandrovka — Maksimovka — Snigirevka — Vysokopolye — o rio Dnieper.

South Front

VER VÍDEO em South Front 

Sem comentários:

Mais lidas da semana