sexta-feira, 10 de junho de 2022

A FACE OCULTA DE VOLODYMYR ZELENSKY

Guy Mettan* 

Este texto (merece a pena referir que a tradução é do general Raul Luis Cunha) é uma excelente sequência para o que publicámos ontem. Ilustra detalhadamente a natureza e o papel do homem a quem o primeiro ministro do nosso país foi prestar solidariedade e levar 250 milhões. Um traste, homem de mão de oligarcas e nazis, primeiro responsável por um regime de bárbara repressão, pela criminosa destruição a que conduziu o seu país. Um “herói” para os media dominantes. Cujas páginas de arquivo devem ser cuidadosamente preservadas, porque algum dia terão de prestar contas por elas perante a opinião pública.

“Herói da Liberdade”, “Hero of our time”, “Der Unbeugsame (O indomável)”, “The Unlikely Ukrainian Hero Who Defied Putin and United the World”, “Zelensky, l’Ukraine dans le sang”: os media e os líderes ocidentais já não sabem que mais superlativos utilizar para cantar louvores ao presidente ucraniano, tão fascinados estão pela “surpreendente resiliência” do actor milagrosamente transformado em “cabo de guerra” e “salvador da democracia”.

Há três meses que o chefe de Estado ucraniano vem a encher as primeiras páginas das revistas, a abrir os noticiários, a inaugurar o Festival de Cinema de Cannes, a discursar nos parlamentos, a felicitar e repreender os seus colegas chefes de Estado dez vezes mais poderosos que ele e com uma sorte e um sentido tático que nenhum actor de cinema ou líder político antes dele tinham conhecido.

Como não cair no encanto deste improvável Mr. Bean que, depois de ter conquistado o público com as suas caretas e as suas extravagâncias (por exemplo, a andar nu numa loja e a imitar um pianista a brincar com o seu pénis), soube numa só noite trocar as suas ousadas travessuras e trocadilhos por uma camiseta verde-acinzentada, uma barba de uma semana e palavras sérias para galvanizar as suas tropas cercadas pelo malvado urso russo?

Desde 24 de fevereiro, Volodymyr Zelensky deu, sem dúvida, a prova de que é um artista da política internacional com um grande talento. Aqueles que acompanharam a sua carreira de comediante não ficaram surpresos porque conheciam o seu sentido inato de improvisação, as suas faculdades miméticas, a sua audácia de actuação. A forma como conduziu a campanha e em poucas semanas, entre 31 de dezembro de 2018 e 21 de abril de 2019, arrasou duros adversários como o ex-presidente Poroshenko, ao mobilizar a sua equipa de produção e os seus generosos oligarcas doadores, já havia demonstrado a amplitude dos seus talentos. Mas faltava ainda transformar esse teste. O que agora está feito.

Talento para o jogo duplo

No entanto, como muitas vezes acontece, a fachada raramente se assemelha aos bastidores. Os holofotes escondem mais do que mostram. E aí, fica claro que o quadro é menos cor-de-rosa: tanto as suas realizações como chefe de Estado como a sua actuação como defensor da democracia deixam seriamente a desejar.
Esse talento para o jogo duplo, Zelensky mostrou-o assim que foi eleito. Recorde-se que foi eleito com um resultado máximo de 73,2% dos votos, prometendo acabar com a corrupção, conduzir a Ucrânia no caminho do progresso e da civilização e, sobretudo, fazer a paz com os russófonos do Donbass. Assim que foi eleito, traiu todas as suas promessas com um zelo tão intempestivo que o seu índice de popularidade caiu para 23% em janeiro de 2022, ao ponto de ser superado pelos seus dois principais adversários.

A partir de maio de 2019, para satisfazer os oligarcas seus patrocinadores, o recém-eleito lançou um programa massivo de privatização de terras incidindo sobre 40 milhões de hectares de boas terras agrícolas sob o pretexto de que a moratória sobre a venda dessas terras teria feito perder bilhões de dólares ao PIB do país. Dando continuidade aos programas de “descomunização” e “desrussificação” iniciados desde o golpe pró-americano de fevereiro de 2014, lançou uma vasta operação de privatização dos bens estatais, de austeridade orçamental, de desregulamentação das leis do trabalho e de desmantelamento dos sindicatos, o que exasperou a maioria dos ucranianos que não compreendiam o que seu candidato queria dizer com “progresso”, “ocidentalização” e “normalização” da economia ucraniana. Num país que em 2020 tinha um rendimento per capita de 3.726 US $ contra 10.126 US $ do adversário russo, quando em 1991 o rendimento médio da Ucrânia superava o da Rússia, a comparação não é lisonjeira. E entende-se que os ucranianos não tenham aplaudido essa enésima reforma neoliberal.

Quanto ao caminho para a civilização, tomou forma com outro decreto que, em 19 de maio de 2021, garantiu o domínio da língua ucraniana e excluiu o russo em todas as áreas da vida pública, administrações, escolas e empresas, com grande satisfação dos nacionalistas e a estupefação dos russófonos no sudeste do país.

Um patrocinador em fuga

Em matéria de corrupção, o registo não é melhor. Em 2015, o ‘Guardian’ calculava que a Ucrânia era o país mais corrupto da Europa. Em 2021, a Transparência Internacional, uma ONG ocidental com sede em Berlim, classificou a Ucrânia no mundo em 122º por corrupção, perto da odiada Rússia (136º). Nada brilhante para um país que passa por ser um modelo de virtude face aos bárbaros russos. A corrupção está em toda parte, nos ministérios, administrações, empresas públicas, parlamento, polícia e até no Supremo Tribunal de Justiça Anticorrupção, segundo o ‘Kyiv Post’! Não é raro ver juízes a conduzir Porsches, observam os jornais.

O principal patrocinador de Zelensky, Ihor Kolomoisky, residente em Genebra onde tem luxuosos escritórios com vista para o porto, não é o menor desses oligarcas que lucram com a corrupção reinante: em 5 de março de 2021, Anthony Blinken, que não conseguiu possivelmente fazer o contrário, anunciou que o Departamento de Estado havia congelado os seus bens e banido dos Estados Unidos por força de “estar implicado num acto significativo de corrupção”. É verdade que Kolomoisky era acusado de ter desviado 5,5 bilhões de dólares do banco público Privatbank. Mera coincidência, o bom Ihor era também o principal acionista da holding petrolífera Burisma que empregava o filho de Joe Biden, Hunter, por uma modesta compensação de 50.000 dólares por mês, e que hoje é objecto de uma investigação pela procuradoria do Delaware. Sábia precaução: Kolomoisky, que se tornou ‘persona non grata’ em Israel e refugiado na Geórgia, segundo alguns testemunhos, assim não corre o risco de vir a depor no tribunal.

É este mesmo Kolomoisky, decididamente incontornável nesta Ucrânia a caminho do progresso, que sustentou toda a carreira de actor de Zelensky e que encontramos envolvido no caso ‘Pandora Papers’ revelado pela imprensa em outubro de 2021. Esses jornais revelaram que, desde 2012, a cadeia TV 1+1, propriedade do oligarca sulfuroso, tinha pago nada menos que 40 milhões de dólares ao seu astro Zelensky desde 2012 e que este, pouco antes de ser eleito presidente e com a ajuda dos seus guarda-costas de Kryvyi Rih – os dois irmãos Shefir, um dos quais é o autor dos cenários de Zelensky e o outro o chefe do Serviço de Segurança do Estado, e o produtor e proprietário de sua produtora comum ‘Kvartal 95’ – havia transferido cautelosamente somas consideráveis para contas offshore abertas em nome da sua esposa, enquanto adquiria três apartamentos não declarados em Londres pelo valor de 7,5 milhões de dólares.

Este apreço pelo conforto não proletário do “servidor do povo” (é este o nome da sua série na televisão e do seu partido político) é confirmado por uma foto, que apareceu brevemente nas redes sociais e que foi imediatamente apagada pelos ‘fact-checkers’ anti conspiradores, que o mostrava a descansar num palácio tropical, ao preço de algumas dezenas de milhares de dólares por noite, enquanto era suposto estar a passar as férias de inverno num modesto resort de esqui nos Cárpatos.

Esta arte de optimização tributária e esta assídua associação com oligarcas controversos não jogam, portanto, a favor de um compromisso presidencial incondicional contra a corrupção. Não mais do que o facto de ter tentado demitir o presidente do Tribunal Constitucional Oleksandr Tupytskyi, que o incomodava, e de ter nomeado primeiro-ministro, após a saída do então titular, Oleksyi Hontcharouk por causa de um escândalo, um desconhecido chamado Denys Chmynal, mas que tinha a mérito de dirigir uma das fábricas do homem mais rico do país, Rinat Akhmetov, proprietário da famosa fábrica Azovstal, o refúgio supremo dos heróicos combatentes da liberdade do batalhão Azov. Combatentes que arvoram tatuagens nos braços, pescoço, costas ou peito glorificando a Divisão SS Das Reich, frases de Adolf Hitler ou cruzes suásticas, como vimos nos inúmeros vídeos divulgados pelos russos após a sua rendição.

Refém dos Batalhões Azov

Porque a aproximação do exuberante Volodymyr aos representantes mais extremistas da direita nacionalista ucraniana não é a menor das estranhezas do Sr. Zelensky. Essa cumplicidade foi imediatamente negada com a maior virulência pela imprensa ocidental, que a considerou escandalosa por causa das origens judaicas do presidente, subitamente redescobertas. Como seria possível um presidente judeu simpatizar com os neonazis, para mais apresentados como uma ínfima minoria de marginais? De modo algum se pode dar crédito à operação de “desnazificação” realizada por Vladimir Putin.

E, no entanto, os factos são teimosos e longe de serem triviais.

É certo que, pessoalmente, Zelensky nunca esteve próximo da ideologia neonazi ou mesmo da extrema-direita nacionalista ucraniana. A sua ascendência judaica, mesmo que seja relativamente distante e nunca tenha sido reivindicada antes de fevereiro de 2022, obviamente exclui qualquer antissemitismo de sua parte. Essa aproximação, portanto, não revela uma afinidade, mas advém da banal razão de Estado e de uma mistura bem compreendida de pragmatismo e instinto de sobrevivência física e política.

É preciso voltar a outubro de 2019 para entender a natureza das relações entre Zelensky e a extrema direita. E deve-se entender que essas formações de extrema-direita, mesmo que pesem apenas 2% do eleitorado, ainda representam quase um milhão de pessoas altamente motivadas e bem organizadas, divididas em numerosos grupos e movimentos, dos quais o regimento Azov (co-fundado e financiado em 2014 por Kolomoisky, sempre ele!) é apenas o mais conhecido. Haverá que adicionar as organizações Aïdar, Dnipro, Safari, Svoboda, Pravy Sektor, C14 e Corpo Nacional para o quadro ficar completo.

O C14, assim chamado por causa da contagem de palavras da frase do neonazi americano David Lane (“We must secure the existence of our people and a future for white children”), é um dos menos conhecidos no exterior, mas um dos mais temidos na Ucrânia pela sua violência racista. Todos estes grupos foram mais ou menos fundidos no exército ucraniano e na guarda nacional por iniciativa de seu líder, o ex-ministro do Interior Arsen Avakov, que reinou supremo sobre o aparelho de segurança ucraniano de 2014 a 2021. É a eles que Zelensky tem chamado “veteranos” desde o outono de 2019.

Poucos meses após a sua eleição, o jovem presidente foi de facto ao Donbass para tentar satisfazer a sua promessa eleitoral e fazer cumprir os acordos de Minsk assinados pelo seu antecessor. As forças de extrema-direita, que vinham atacando as cidades de Donetsk e Lugansk desde 2014 com um custo de dez mil mortes, receberam-no com a maior circunspecção porque desconfiavam desse presidente “pacifista”. Fizeram então uma campanha implacável contra a paz sob o lema “Não à capitulação”. Num vídeo, vemos um pálido Zelensky a implorar-lhes: “Sou o presidente deste país. Tenho 41 anos. Não sou um perdedor. Venho até vós e digo-vos: retirem as armas.” O vídeo foi divulgado nas redes sociais e Zelensky imediatamente se tornou o alvo de uma campanha de ódio. Foi o fim das suas veleidades de paz e de aplicação dos acordos de Minsk.

Pouco depois deste incidente, teve lugar uma pequena retirada de forças extremistas, mas depois os bombardeamentos foram retomados com um vigor renovado.

Cruzada nacionalista

O problema não é que Zelensky apenas tenha cedido à chantagem deles, mas sim que se juntou a eles na sua cruzada nacionalista. Após a sua expedição fracassada, em novembro de 2019, recebeu vários líderes de extrema-direita, incluindo Yehven Taras, líder do C14, enquanto o seu primeiro-ministro aparecia ao lado de Andryi Medvedko, uma figura neonazi suspeita de ser um assassino. Também apoiou o futebolista Zolzulya contra os fans espanhóis que o acusavam de ser nazi por causa de seu apoio declarado a Stepan Bandera, o líder nacionalista que colaborou com a Alemanha nazi durante a guerra (e com a CIA depois da guerra) e participou no holocausto dos judeus.

A colaboração com radicais nacionalistas está bem documentada. Em novembro do ano passado, Zelensky nomeou o ultranacionalista do Pravy Sektor, Dmytro Yarosh, conselheiro especial do comandante-chefe do exército ucraniano e, desde fevereiro de 2022, líder do exército de voluntários que faz reinar o terror na retaguarda. Na mesma ocasião, nomeou Oleksander Poklad, chamado de “o estrangulador” por causa de seu gosto pela tortura, chefe da contra-informação do SBU. Em dezembro, dois meses antes da guerra, foi a vez de outro líder do Pravy Sektor, o comandante Dmytro Kotsuybaylo, ser recompensado com o título de “Herói da Ucrânia” enquanto que, uma semana depois do início das hostilidades, Zelensky substituiu o governador regional de Odessa por Maksym Marchenko, comandante do batalhão ultranacionalista Aïdar.

Desejava apaziguar a extrema direita dando-lhe posições? Ultrapatriotismo compartilhado? Ou simples convergência de interesses entre uma direita neoliberal atlanticista e pró-ocidental e uma extrema direita nacionalista que sonha em quebrar a Rússia e “liderar as raças brancas do mundo numa cruzada final contra os Untermenschen guiados pelos semitas”, segundo as palavras do ex-deputado Andryi Biletsky, chefe do Corpo Nacional? Na realidade não sabemos, pois nenhum jornalista se aventurou a fazer essa pergunta a Zelensky.

O que está fora de dúvidas, no entanto, é a tendência cada vez mais autoritária, até criminosa, do regime ucraniano. Tanto que, os seus zelotas deveriam pensar duas vezes antes de propor o seu ídolo para o Prémio Nobel da Paz. Porque, enquanto os media olham para o outro lado, os eleitos locais e nacionais, suspeitos de serem agentes russos ou de conluio com o inimigo porque querem evitar uma escalada do conflito, estão a passar por uma verdadeira campanha de intimidação, sequestros e execuções.

“Um traidor a menos na Ucrânia! Nós o encontrámos, matámos após ser julgado pelo tribunal popular!” Foi assim que o assessor do Ministro do Interior, Anton Gerashenko, anunciou na sua conta no Telegram o assassinato de Volodymyr Strok, presidente da câmara e ex-deputado da pequena cidade de Kremnina. Suspeito de ter colaborado com os russos, foi sequestrado e torturado antes de ser executado. No dia 7 de março, foi a vez do presidente da câmara de Gostomel ser morto porque queria negociar um corredor humanitário com os militares russos. Em 24 de março, o presidente da câmara de Kupyansk pediu a Zelensky que libertasse a sua filha que havia sido sequestrada pelos esbirros do SBU. Ao mesmo tempo, um dos negociadores ucranianos foi encontrado morto após ser acusado de traição pelos media nacionalistas. Nada menos do que onze presidentes de câmara estão até hoje desaparecidos, inclusive em regiões nunca ocupadas pelos russos…

Interditos os partidos da oposição

Mas a repressão não parou por aí. Atingiu os media críticos, que foram todos fechados, e os partidos da oposição, que foram todos dissolvidos.

Em fevereiro de 2021, Zelensky fechou os três canais da oposição considerados pró-russos e que se acredita pertencerem ao oligarca Viktor Medvedchuk, NewsOne, Zik e 112 Ukrayna. O Departamento de Estado dos EUA elogiou este ataque à liberdade de imprensa ao declarar que “os Estados Unidos apoiam os esforços ucranianos para combater a influência maligna da Rússia…” Em janeiro de 2022, um mês antes da guerra, é a vez da cadeia Nash ser fechada. Após o início da guerra, o regime perseguiu jornalistas, bloguistas e comentadores de esquerda. No início de abril, dois canais de direita também foram afetados. Canal 5 e Pryamiy. Um decreto presidencial obrigou todos os canais a transmitir uma única história, pró-governo, é claro. Recentemente, a caça às bruxas estendeu-se até ao bloguista crítico mais popular do país, o Navalny ucraniano, Anatoliy Shariy, que foi preso em 4 de maio pelas autoridades espanholas a pedido da polícia política ucraniana. Os ataques à imprensa são, pelo menos, equivalentes aos do autocrata Putin, mas dos quais nunca se ouviu falar nos media ocidentais…

A purga foi ainda mais severa para os partidos políticos. Dizimou os principais adversários de Zelensky. Na primavera de 2021, a casa do principal deles, Medvedchuk, com fama de ser próximo de Putin, foi saqueada e o seu proprietário colocado em prisão domiciliária. Em 12 de abril, o deputado oligarca foi internado à força num lugar secreto, visivelmente drogado, privado de visitas antes de ser exibido na TV e oferecido em troca da libertação dos defensores de Azovsthal, desafiando todas as convenções de Genebra. Os seus advogados, ameaçados, tiveram que desistir de o defender, em favor de alguém próximo dos serviços de segurança.

Em dezembro passado, foi Petro Poroshenko, que estava a subir nas sondagens, que foi acusado de traição. Em 20 de dezembro de 2021, às 15h07, podia ler-se no site oficial da SBU que ele era suspeito de ter cometido crimes de traição e de apoio a atividades terroristas. O ex-presidente, que, no entanto, era um anti russo frenético, foi acusado de “ter tornado a Ucrânia dependente energeticamente da Rússia e dos líderes das pseudo repúblicas sob controlo russo”.

Em 3 de março, foram os activistas do Lizvizia que foram invadidos pelo SBU e presos às dezenas. Então, em 19 de março, a repressão atingiu toda a esquerda ucraniana. Por decreto, estão proibidos onze partidos de esquerda, nomeadamente o Partido para a Vida, a Oposição de Esquerda, o Partido Socialista Progressista da Ucrânia, o Partido Socialista da Ucrânia, a União das Forças de Esquerda, os Socialistas, o Partido Sharyi, Os Nossos, o Estado, o Bloco de Oposição, o Bloco Volodymyr Saldo.

Outros activistas, bloguistas e defensores dos direitos humanos foram presos e torturados, o jornalista Yan Taksyur, a activista Elena Brezhnaya, o atleta de MMA Maxim Ryndovskiy e a advogada Elena Viacheslavova, cujo pai foi queimado até a morte no pogrom de 2 de maio de 2014 na Casa dos Sindicatos em Odessa.

Para completar esta lista, mencionam-se também os homens e mulheres que são despidos e açoitados em público pelos nacionalistas nas ruas das principais cidades, os prisioneiros russos que foram espancados e cujas pernas foram baleadas antes de serem executados, o soldado a quem foi perfurado um olho antes de o matarem, aqueles membros da legião da Geórgia que executaram prisioneiros russos numa aldeia perto de Kyiv enquanto o seu líder se gabava de nunca ter feito prisioneiros. No canal Ucrânia 24, foi o chefe do serviço médico do exército quem indicou que que tinha dado ordem “para castrar todos os homens russos aprisionados porque são sub-humanos piores que baratas”. Finalmente, a Ucrânia está a recorrer massivamente à tecnologia de reconhecimento facial da ‘Clearview’ para identificar os mortos russos e distribuir as suas fotos nas redes sociais russas, ridicularizando-os…

Um actor para receber um óscar

Poder-se-iam multiplicar os exemplos, tantas são as citações e os vídeos das atrocidades cometidas pelas tropas do defensor da democracia e dos direitos humanos que preside os destinos da Ucrânia. Mas seria aborrecido e contraprodutivo para uma opinião pública que está convencida que esses bárbaros comportamentos são unicamente devidos aos russos.

É por isso que nenhuma ONG se alarma, o Conselho da Europa permanece em silêncio, o Tribunal Penal Internacional não investiga, as organizações de defesa da liberdade de imprensa permanecem em silêncio. Eles não ouviram bem o que Volodymyr lhes disse durante uma visita a Bucha no início de abril: “Se não encontrarmos uma saída civilizada, conhecem o nosso povo, eles encontrarão uma saída incivilizada”.

O problema da Ucrânia é que o seu presidente, voluntária ou involuntariamente, cedeu o poder internamente aos extremistas e externamente aos militares da OTAN, tudo para ser adorado pelas multidões por esse mundo fora. Não foi ele quem declarou a um jornalista francês em 5 de março, dez dias após a invasão russa: “Hoje, a minha vida é bela. Acredito que sou desejado. Sinto que é este o sentido mais importante da minha vida: ser desejado. Sentir que não se está banalmente apenas a respirar, a andar e a comer alguma coisa. Está-se a viver!”.

Foi-vos dito: Zelensky é um grande actor. Como um seu predecessor que interpretou Dr. Jekill & Mr. Hyde em 1932, merece ganhar o Oscar de melhor papel masculino da década. Mas quando tiver que enfrentar a tarefa de reconstruir o seu país devastado por uma guerra, que poderia ter evitado em 2019, o retorno à realidade arrisca-se a ser difícil.”

Fontes
Olga Rudenko, The Comedian-Turned-President is Seriously in Over His Head, New York Times, February 21, 2022 (Opinion Guest from Kyiv Post).
Consortium News, Alex Rubinstein and Max Blumenthal, How Zelensky made Peace with Neo-Nazis, March 4 and Zelensky’s Hardline Internal Purge, April 20, 2022.
The Grayzone, Natylie Baldwin, Olga Baysha Interview about Ukraine’s President, April 29, 2022.
President of Ukraine Zelensky has visited disengaging area in Zolote today, @Liveupmap, 26 October 2019 (Watch on Twitter).
Adrien Nonjon, Qu’est-ce que le régiment Azov ? The Conversation, 24 mai 2022.
US Department of State, Public Designation of Oligarch and Former Ukrainian Public Official Ihor Kolomoyskyy Due to Involvement in Significant Corruption, Press statement, Anthony J. Blinken, March 5, 2021.
Security Service of Ukraine, Petro Poroshenko notified of suspicion of treason and aiding terrorism, ssu.gov.ua, 20 December 2021.
Michel Pralong, Un maire ukrainien prorusse enlevé et abattu, Lematin.ch, 3 mars 2022,

*Tradução do general Raul Luis Cunha

*O Diário.info | Imagem: Time

Sem comentários:

Mais lidas da semana