quarta-feira, 29 de junho de 2022

A NATA DA NATO REUNE-SE HOJE E AMANHÃ AO SERVIÇO DOS EUA

No Curto do Expresso temos à cabeça do texto da jornalista Isabel Leiria a reunião da nata da NATO. De caudas a dar-a-dar lá vão todos importantes e empertigados os servos do Império do Mal deste planeta, das matanças internas e externas e porto de abrigo do terrorismo de estado e da invasão e subjugação de imensos países e povos do mundo. 

O servilismo europeu sempre foi notório e na atualidade é cego e radicalizou-se. O referido Império diz e os dirigentes europeus aquiescem obedientemente e cumprem. É visto, sentido e prevalecem os sarilhos, a instabilidade plantada desde uma Casa Branca que oculta ingloriamente a negritude e desgraças que gera e contém no âmago quase por açambarcamento planetário. A Europa anda às ordens disso, desses. Sem vontade própria. Dominados cidadãos aquiescem. Sucumbem perante as lavagens ao cérebro de de midias formadas pela automatização néscia, criminosa, que corta a raiz ao pensamento e interrompe a vida a milhares-milhões de cidadãos do mundo. A aqui referida e efetiva nata já azedou há muito tempo, pelo menos há muitas décadas. Nem por isso as elites natadas europeias, nem grande parte dos cidadãos europeus, deixam de chafurdar naquele pestilento caldo azedo, intragável, que urge fazer embicar para os esgotos que devolvam aos EUA a porcaria com que nos vem impregnando…

Aqui estamos e aqui vamos continuando sem sermos nós próprios, europeus. Queremos a PAZ, façamos a PAZ, sem interferências, sem os tiques terroristas dos rapazes das vacas, dos cowboys.

Do Expresso Curto, a seguir. De certo com uma percentagem de lenga-lenga… Pensem. Ajam.

MM | PG


Pela Europa fora, a pressionar a Rússia e a definir um novo futuro

Isabel Leiria | Expresso

De manhã, num castelo em Elmau, na região dos Alpes da Baviera (Alemanha), e à tarde, em Madrid, a mensagem foi a uma só voz. Os líderes dos sete países mais industrializados do mundo e os 30 Estados-membros da NATO estão empenhados em continuar a ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão russa, ao mesmo tempo que prometem aumentar a pressão sobre Putin e o seu regime, considerando agora que a Rússia é a “mais importante e imediata ameaça à segurança” dos países da Organização do Tratado Atlântico Norte, que será entretanto reforçada.

Durante três dias, os líderes do grupo apelidado de G7 debateram formas de fazer aumentar a pressão sobre a Rússia e que devem passar pela tentativa de fixação de um limite máximo para os preços a que o petróleo e o gás podem ser transacionados (e assim limitar uma das principais fontes de receita de Moscovo e da sua máquina de guerra).

Na cimeira que terminou ontem e que contou com a representação da União Europeia ao mais alto nível, saiu também a promessa de mais milhões de euros para assistência humanitária à Ucrânia e para minimizar os efeitos da crise alimentar que se agrava no mundo dia após dia com o continuar da guerra. Foi ainda decidido organizar uma conferência internacional para a reconstrução daquele país.

Terminado o encontro, Joe Biden (EUA), Emmanuel Macron (França),.

Olaf Scholz (Alemanha), Justin Trudeau (Canadá), Mario Draghi (Itália), Kishida Fumio (Japão) e Boris Johnson (Reino Unido) rumaram a Madrid para a reunião plenária da NATO, que se realizará durante outros três dias em Madrid, uma cidade ‘blindada’ pela maior operação de segurança dos últimos anos.

Estão presentes 40 delegações oficiais encabeçadas por chefes de Estado ou de Governo, mais de 2000 personalidades e dois mil jornalistas que cobrirão um evento que, como escreve o correspondente do Expresso na capital espanhola, tem importância histórica por dois grandes motivos: a invasão da Ucrânia pela Rússia em curso e as ameaças que comporta, bem como a aprovação de um novo conceito estratégico que os Estados-membros da NATO querem adotar como guia para os próximos dez anos, em substituição do que saiu da cimeira de Lisboa em 2010. Dmitri Medvedev era então presidente da Rússia e foi o convidado especial daquela cimeira da NATO, num tempo bem diferente do atual.

Além de um acordo para um enorme reforço das forças de reação rápida da NATO, a história desta cimeira também se contará pelos avanços no processo de adesão da Suécia e da Finlândia – os dois países e a Turquia assinaram um memorando de entendimento que significa, na prática, que Ancara levanta o veto à sua entrada nesta organização. E haverá ainda um capítulo dedicado aos desafios colocados pela China e aos riscos da dependência do Ocidente em relação ao gigante asiático

OUTRAS NOTÍCIAS

Angola Agravou-se o estado de saúde de José Eduardo dos Santos e o último relatório clínico da equipa médica do hospital em Barcelona onde está internado em coma induzido considera a probabilidade de recuperação nula. A família do ex-presidente deverá ter uma reunião com os médicos esta quarta-feira e decidirá a seguir os próximos passos.

EUA 50 pessoas foram encontradas mortas dentro de um atrelado de um camião abandonado em San António, no estado do Texas e a 250 quilómetros da fronteira com o México. Outras 16 (12 adultos e quatro crianças) foram resgatadas no mesmo local com vida, mas a necessitar de cuidados médicos devido ao calor (as temperaturas naquela região rondam os 40ºC) e à desidratação. As autoridades acreditam tratarem-se de vítimas de uma rede de tráfico de seres humanos, transportadas para os EUA desde o México e que foram abandonadas dentro do veículo pelo condutor poucos minutos antes de a polícia chegar ao local.

EUA 2 Ghislaine Maxwell, ex-namorada do milionário Jeffrey Epstein, foi condenada a 20 anos de prisão por tráfico sexual. O tribunal deu como provado que Maxwell aliciava raparigas menores para serem abusadas sexualmente pelo antigo namorado, que entretanto se suicidou na prisão.

Inflação Numa altura em que os preços sobem de forma generalizada nos países da OCDE, chegando a valores que há muito não se experimentavam, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, deixou em Sintra uma garantia: “Vamos até onde for necessário para ter a certeza de que a inflação estabiliza nos 2% a médio prazo”. No fórum anual da instituição falou-se deste e de outros desafios que se colocam ao BCE, hoje e no futuro.

Rendas Os preços da energia, dos combustíveis, dos alimentos sobem no mundo e por cá sobem ainda os custos com a habitação. No 1º trimestre deste ano, as rendas relativas aos novos contratos aumentaram 6,4% em relação ao mesmo período de 2021. A boa notícia é que comparando com os últimos três meses do ano passado, o valor caiu. Saiba aqui onde é mais caro e mais barato arrendar casa.

Oceanos Continua em Lisboa a segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que pretende chamar a atenção para as riquezas e para as ameaças e destruição que enfrentam. Do encontro não se esperam “grandes decisões”, mas um “elevar da consciência e da ambição de proteger e conservar os oceanos numa altura em que vivem numa crise acentuada”, diz ao Expresso Marco Lambertini, diretor-geral da World Wide Fund for Nature.

Saúde Hoje, às 9h00, a ministra Marta Temido vai à comissão parlamentar de Saúde explicar a “política geral do Ministério e outros assuntos de atualidade”. Escalas, urgências, atratividade do SNS, horas extraordinárias, salários e PPP são alguns dos tópicos incontornáveis da discussão

Acidentes Os acidentes com bicicletas aumentaram 20,4% no ano passado em relação a 2020 e as mortes envolvendo ciclistas mais do que duplicaram, totalizando 23 vítimas

Wimbledon Os dois únicos tenistas portugueses em competição foram eliminados na 1ª ronda – João Sousa deu luta a Richard Gasquet, acabando por perder no quinto set (6-7, 2-6, 6-4, 6-4, 3-6) e Nuno Borges sucumbiu perante MacKenzie McDonald (4-6, 4-6 e 6-7. Seguem em frente os cabeças de série do torneio principais candidatos à vitória em Wimbledon: Djokovic, Nadal, Ruud, Tsitsipas e Alcaraz. No quadro feminino, o destaque de ontem foi para a derrota de Serena Williams na ronda inaugural. A tenista de 40 anos, ex-número um do mundo, regressou à competição e a Wimbledon um ano depois, esteve perto da vitória, mas acabou eliminada pela francesa Harmony Tan.

Música Depois do Rock in Rio, em Lisboa, a época de festivais prossegue a bom ritmo em Portugal e só nos próximos dias decorrerão meia dúzia de eventos. De Loulé, com mais uma edição do Festival Med, passando por Cascais e Oeiras (EDP Cool Jazz Fest, Jardins do Marquês e VOA Heavy Rock Festival) até Leça da Palmeira (Brisa Beach Party 2022).

FRASES

“Não podemos permitir que Putin vença a guerra. Os países do G7 continuam unidos no seu apoio à Ucrânia. Vamos continuar e a fazer aumentar os custos políticos e económicos deste conflito para o Presidente Putin e o seu regime.”

Olaf Scholz, chanceler alemão, no final do encontro que juntou os líderes dos sete países mais industrializados do mundo, nos Alpes da Baviera, na Alemanha.

“A cimeira de Madrid será crucial. Definiremos um novo Conceito Estratégico, que será o guião da NATO num mundo que é agora mais perigoso e imprevisível.”

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO

“Justice must not only be done, but seen to be done”

Margarida Vieira de Almeida, presidente da 9ª secção da Relação de Lisboa, citando o magistrado inglês Lord Hewart como justificação para se afastar da decisão sobre o recurso que José Sócrates apresentou contra os crimes pelos quais foi pronunciado pelo juiz Ivo Rosa. A mera suspeição de parcialidade de um juiz afeta a Justiça, alertou Hewart e concorda Margarida Vieira de Almeida.

SUGESTÕES DE PODCASTS

Montenegro à procura de uma primeira boa impressão como oposição Neste episódio do podcast Comissão Política, Vítor Matos, Eunice Lourenço, David Dinis e Rita Dinis analisam o primeiro (e silencioso) mês de Luís Montenegro como presidente do PSD e antecipam o congresso do partido no próximo fim de semana.

Se há mais dinheiro, porque falha o SNS? No Linhas Vermelhas desta segunda-feira em podcast, Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes comentam a atual situação do Serviço Nacional de Saúde.

 Um divorciado pode ser divorciado de um ex-cônjuge já casado com outra pessoa. Confuso? Esta e muitas outras questões jurídicas no novo podcast Justiça Sem Códigos. Ouça e subscreva este podcast da jornalista Ana Peneda Moreira da SIC Notícias.

O QUE ANDO A LER

Iceland, Lonely Planet – Foi um dos livros que transportei na mochila ao longo de uma semana de férias na Islândia, um dos países que há muito estava na lista de desejos a cumprir e que em nada defraudou as (elevadas) expetativas. O roteiro é relativamente simples – há uma estrada (“ring road”) de mais de 1300 kms que permite percorrer todo o perímetro da ilha – e o tempo que se tem determina até onde, a que ritmo e que desvios se conseguem fazer (dependendo da época do ano, com muitas estradas de montanha a abrirem apenas a partir de junho). Com a certeza que no regresso ficará sempre imenso para ver e experimentar.

No país que se diz ter menos pessoas do que ovelhas (a população residente não chega aos 400 mil) e um dos menos densamente povoados do mundo, é impressionante a quantidade de paisagens deslumbrantes e simultaneamente invulgares. Cascatas incrivelmente bonitas, vulcões e campos de lava a perder de vista, geysers a cuspir água a ferver e fumarolas a sair das entranhas da terra, glaciares, lagos e fiordes, praias de áreia preta com blocos de gelo a dar à costa e os efeitos visíveis à superfície de duas placas tectónicas (euroasiática e norte-americana) que ali se encontram, mas que estão a afastar-se e a criar fissuras e nova terra, são algumas das paisagens típicas islandesas e dificilmente visíveis com esta concentração noutras partes do mundo.

“A Islândia é, literalmente, um país em formação”, lê-se na introdução de um dos guias que, antes do assim não muito longínquos tempos pré-internet acessível em quase qualquer parte do mundo através de um telemóvel, era um dos objetos mais levados para viagem. Mas em cada paragem que se faz, a ideia é deixar tudo para trás, caminhar, contemplar e desligar. Sem pressas e aproveitando o dia que, nesta altura do ano e naquela latitude (perto dos 66º N), é mesmo muito longo.

Na capital mais a norte do mundo, Reiquiavique, o sol põe-se à meia-noite e nasce pelas três da manhã. Por cá, foi preciso esperar apenas mais três horas para dar início a mais um dia de verão, com temperaturas ainda amenas por todo o país. Aproveite e tenha uma ótima semana.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana