quinta-feira, 9 de junho de 2022

BATALHA DIPLOMATICA DA UCRÂNIA E PREPARAÇÃO DE NOVA FRENTE NO LESTE

#Traduzido em português do Brasil

PERDENDO NAS LINHAS DE FRENTE DO DONBASS, KIEV INICIA BATALHA DIPLOMÁTICA 

Enquanto as linhas de frente do Donbass estão inflamadas por batalhas posicionais e ambos os lados estão reivindicando alguns sucessos táticos, a batalha diplomática internacional continua. Kiev e Moscou parecem aderir a planos diferentes sobre como exportar milhões de toneladas de grãos ucranianos dos portos bloqueados e salvar o mundo de uma crise alimentar.

Mais recentemente, os principais desenvolvimentos nos campos de batalha na Ucrânia ocorreram na área de Svyatogorsk. Em 6 de junho, forças lideradas pela Rússia reivindicaram o controle do último reduto ucraniano na cidade. A operação de limpeza continua nas áreas próximas.

As forças lideradas pela Rússia também estão expandindo sua zona de controle na área de Krasny Liman. A vila de Illyichevka localizada ao sul da cidade ficou sob controle da DPR.

Alguns avanços da Milícia Popular da RPD foram confirmados perto de Avdeevka. As AFU foram repelidas de algumas de suas posições ao norte da cidade.

As linhas de frente do sul da Ucrânia nas regiões de Kherson e Nikolaev também foram marcadas por alguns sucessos táticos do exército russo. Depois que a AFU lançou uma contra-ofensiva e conseguiu assumir o controle da cidade de Davidov Brod, eles não conseguiram desenvolver nenhum avanço adicional. Como resultado, as unidades ucranianas foram repelidas de suas posições e a cidade voltou ao controle russo.

O início de junho foi marcado por alguns avanços nos processos diplomáticos entre os dois países, que estão parados há meses.

Em 7 de junho, a delegação russa foi a Turkiye para negociar a exportação de grãos dos portos da Ucrânia. Moscou e Ancara esperam determinar um mecanismo seguro para a exportação durante a reunião dos ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Turquia em 8 de junho.

Mais cedo, a agência estatal turca Anadolu informou que Rússia, Ucrânia e Turkiye, com a ajuda das Nações Unidas, desenvolveram um “roteiro” que permitirá que cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e sementes de girassol sejam exportadas e entregues ao mercado internacional . As partes devem discutir os detalhes nas reuniões em Ancara.

Segundo a Bloomberg, alguns acordos “preliminares” implicam a participação da marinha turca na operação de desminagem no Mar Negro. No entanto, Kiev ainda não concordou.

A retórica do mandado de Kiev coloca dúvidas sobre a implementação do plano turco. Vladimir Zelensky chamou a implantação de sistemas antinavio na Ucrânia a “melhor garantia” da exportação de grãos. O primeiro-ministro britânico já havia afirmado a prontidão para enviar mísseis antinavio Harpoon para a Ucrânia. A Dinamarca também deve fornecer à Ucrânia esses mísseis e lançadores para eles.

Assim, as reais intenções da política de Kiev realizada de acordo com os interesses dos EUA e da Grã-Bretanha são confirmadas pelos esforços de Zelensky para prolongar e intensificar as hostilidades na Ucrânia.

FORÇAS UCRANIANAS PREPARAM-SE PARA INICIAR OUTRA FRENTE NO LESTE DA UCRÂNIA

Em três meses de operações militares na Ucrânia, as forças lideradas pela Rússia conseguiram estabelecer uma estrada terrestre das regiões ocidentais da Rússia até a península da Crimeia. O lado russo está restaurando a infraestrutura de transporte na região de Donbass. As comunicações ferroviárias completas entre a Federação Russa, o Donbass, a Ucrânia e a Crimeia são restauradas em seis seções. Os trens começaram a correr de Melitopol para a Crimeia. As autoridades locais disseram que os primeiros 11 vagões deixaram Melitopol em 7 de junho.

Em Mariupol, a infraestrutura civil está sendo restaurada. O território da fábrica de Azovstal foi completamente limpo de minas. O porto marítimo de Berdyansk está de volta à operação. A usina nuclear de Zaporozhye, a maior da Europa, está operando em modo regular.

Em geral, o trabalho de 33 minas de carvão, 2 campos de petróleo e 14 de gás que ficaram sob o controle das Repúblicas Populares de Luhansk e Donetsk continua, apesar dos esforços dos militares ucranianos para infligir danos máximos à infraestrutura durante a retirada.

Enquanto isso, as operações militares russas no Donbass continuam com sucesso variável.

Unidades russas avançando de Izyum chegaram aos arredores de Bogorodichny e estão lutando pelo controle da vila. A zona de controle russo ao longo da rodovia M03 está se expandindo. As batalhas por Dolyna e Krasnopolye continuam. O 35º exército russo foi preso pelos grupos AFU entrincheirados na floresta a leste da rodovia Izyum-Slavyansk. Militares russos estão invadindo as florestas dia após dia, sem infligir um golpe maciço que poderia queimar a área.

Em 8 de junho, de acordo com relatórios preliminares, o exército russo assumiu o controle da vila de Tatyanovka, perto de Svyatogorsk. As tropas russas já estão a 20 quilômetros da cidade de Slavyansk, um dos principais redutos da AFU na região de Donbass.

Em Severodonetsk, os combates na área industrial continuam. Parte da 115ª brigada da AFU teria se retirado para Lisichansk. As forças lideradas pela Rússia reivindicaram o controle de Borovskoe, localizada ao sul de Severodonetsk. A luta continua ao norte da cidade, as AFU foram expulsas das florestas para o território do aeródromo local.

Depois que os ataques ucranianos nas regiões de Kherson e Kharkov não levaram a nenhum sucesso estratégico, a AFU está se preparando para uma contra-ofensiva na região de Zaporozhye.

Os grupos de assalto da 81ª Brigada de Assalto de Montanha da AFU estão acumulando forças em Gulyai-Pole. Um ataque às posições russas na cidade de Marfopol de duas direções é esperado em um futuro próximo.

Os combates de artilharia na região se intensificaram. A AFU atingiu as posições russas na área de Pyatikhatki. Em resposta, as posições da 128ª Brigada de Assalto de Montanha ucraniana em Kamenskoye e Shcherbaki foram atacadas.

South Front - com vídeos no original (inglês)

Sem comentários:

Mais lidas da semana