sábado, 25 de junho de 2022

DESARMAR-DESNAZIFICAR: RÚSSIA MAIS PERTO DO SEU OBJETIVO NA UCRÂNIA

Mísseis nucleares na Bielorússia, Forças russas dominam Severodonetsk, entram em Lysychansk e dizem controlar fábrica de Azot, de onde evacuaram 800 civis

Putin: Rússia vai enviar para a Bielorrússia mísseis com capacidades nucleares

A Rússia vai estacionar na Bielorrússia mísseis capazes de transportar ogivas nucleares, nos próximos meses, declarou o presidente Vladimir Putin hoje, após receber o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko.

"Nos próximos meses, vamos transferir para a Bielorrússia sistemas de mísseis táticos Iskander-M, que podem utilizar mísseis balísticos ou mísseis de cruzeiro, nas suas versões convencionais ou nucleares", afirmou o presidente russo numa transmissão televisiva no início da sua reunião com Lukashenko, em São Petersburgo.

AFP

Forças russas controlam fábrica de Azot

As forças russas e pró-Rússia assumiram o controle da fábrica de produtos químicos Azot na cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, e "evacuaram" mais de 800 civis ali abrigados, anunciaram hoje separatistas pró-Moscovo.

As forças "tomaram o controle total da zona industrial da fábrica de Azot", disse Andrei Marochko, representante separatista, na rede social Telegram, um dia depois de a Ucrânia ter anunciado que retiraria suas tropas.

Outro porta-voz separatista, Ivan Filiponenko, disse que cerca de 800 civis que se refugiaram na fábrica durante as semanas de combate foram "evacuados".

AFP

Severodonetsk caiu nas mãos da Rússia

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, caiu nas das forças russas, depois de semanas de intensos combates, disse o autarca local, citado pela Sky News.

Oleksandr Stryuk acrescentou que ainda estão ucranianos dentro da cidade, mas que já não é possível abandonar aquela território.

As autoridades ucranianas haviam ordenado na sexta-feira a retirada das suas tropas de Severodonetsk, alegando que já havia pouco da cidade para defender e que estavam a sofrer muitas baixas.

Forças russas e pró-russas entram em Lysychansk. Há combates nas ruas

As forças russas e pró-russas entraram hoje em Lysychansk e há "combates nas ruas" nesta cidade vizinha de Severodonetsk, um eixo-chave no leste da Ucrânia, afirmam os separatistas.

"A milícia popular da República Popular de Luhansk e o exército russo entraram na cidade de Lysychansk. Algumas empresas da cidade já foram tomadas. Atualmente há combates nas ruas", disse no Telegram um representante dos separatistas pró-russos, o tenente-coronel Andrei Marotchko.

O anúncio, que ainda não foi confirmado de forma independente, ocorre num momento em que as forças russas e os seus aliados separatistas estão a ganhar terreno nesta área do leste da Ucrânia.

Tomar as duas cidades, separadas por um rio, permitirá a Moscovo e aos separatistas controlar a região de Lugansk que, junto com Donetsk, forma o Donbass. Além disso, facilitaria o acesso às cidades de Sloviansk e Kramatorsk, mais a oeste.

AFP

Moscovo afirma que Kiev perdeu 780 militares no último dia

O ministério da Defesa russo informou este sábado que as forças ucranianas sofreram mais de 780 baixas, incluindo "até 80 mercenários polacos", como resultado de ataques aéreos e de fogo de artilharia das forças russas.

"Em ataques com armas de alta precisão contra a fábrica de zinco Megatex na localidade de Konsntantinovka, na República Popular de Donetsk, até 80 mercenários polacos foram aniquilados", disse o porta-voz do ministério, general Igor Konashenkov, no briefing matinal diário.

Konashenkov acrescentou que 20 veículos blindados e oito lançadores múltiplos de mísseis Grad foram destruídos.

Segundo Konashenkov, as forças de Kiev sofreram pesadas baixas na região de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, onde mais de 300 militares ucranianos e mercenários estrangeiros foram mortos nas últimas 24 horas.

Nessa área, acrescentou o general, as tropas ucranianas também perderam 35 unidades de armas pesadas.

De acordo com o relatório, a defesa antiaérea russa abateu 21 drones, um míssil balístico Tochka-U e 16 foguetões de lançadores múltiplos.

Konanshenkov disse que no total a Ucrânia perdeu mais de 780 tropas durante o último dia.

DN/LUSA

Rússia diz ter matado pelo menos 80 mercenários polacos na Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que pelo menos 80 combatentes polacos foram mortos em ataques na região leste de Donetsk, na Ucrânia.

Citado pela agência de notícias russa RIA, o Ministério da Defesa disse que 20 veículos blindados de combate e oito lançadores de foguetes também foram destruídos.

O ataque atingiu a fábrica de zinco Megatex na cidade industrial de Konstantinovka.

A Rússia descreveu os combatentes polacos como "mercenários", uma acusação que faz frequentemente quando se refere a combatentes estrangeiros do lado da Ucrânia.

Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana