segunda-feira, 13 de junho de 2022

Portugal | Com socialismo e social-democracia assim, os liberais já ganharam

Paulo Baldaia* | Diário de Notícias | opinião

É certo que temos um governo do PS e que isso leva muita gente, principalmente na oposição de direita, a proclamar que temos um governo socialista. Mas um governo socialista cuida da máquina do Estado e, sobretudo, garante que a máquina do Estado serve com equidade todos os cidadãos. Ter um número crescente de funcionários públicos, podendo garantir uma maior satisfação da clientela partidária, não garante serviços que os utentes percecionem como consentâneos com os impostos que pagam. Para isso é necessária competência. Na gestão política, pelas apostas que cada governo faz, e na gestão dos serviços, pela forma como trata os seus trabalhadores.

Há dois negócios a florescer no privado porque o Estado é incompetente a cumprir a sua obrigação e outros dois que, sendo exclusivos da esfera pública, pela sua incompetência, contribuem para minar a autoridade do Estado. Tudo na exata medida dos interesses privados. Saúde e Educação são as duas áreas onde a má gestão tem feito com que cada vez mais contribuintes procurem o setor privado, engrossando a multidão que corre atrás do mito liberal de que pode haver verdadeira liberdade de escolha. Segurança Pública e Justiça são as áreas onde o Estado, falhando sistematicamente, mais contribuiu para a descrença no ideal do serviço público e do interesse coletivo.

Ter agora uma maioria do PS, podendo ser diferente na questão dos detalhes de um governo liderado pelo PSD, também não aquece, nem arrefece, quando se trata de olhar para um plano mais geral. Se é socialismo, pois de certeza que vão diminuindo as desigualdades sociais. Puro engano! Dados divulgados pelo Expresso no início do ano mostram que há 10% de portugueses que ficam com 25% do rendimento do país e, como naturalmente podem poupar e acumular riqueza, basta juntar os 5% mais ricos para chegar a 42% da riqueza.

O que faria um governo socialista ou social-democrata de diferente de um governo liberal perante estas circunstâncias? Reforçava a Educação Pública para aumentar a igualdade de oportunidades, valorizava os salários e recuperava a contratação coletiva, reformava a fiscalidade para a tornar mais eficaz, reforçando a progressividade. E o que é que anda a fazer o governo PS? Quanto mais apregoam o papel do Estado, mais parecem interessados em que o povo se vá desacreditando desse mesmo Estado. Quem tira cidadãos dos seguros privados de saúde e os faz regressar ao SNS, quem faz os alunos da classe média regressar à Escola Pública, nunca são o PS ou o PSD, são as crises económicas. Não tendo nada muito diferente para dizer, os liberais só pretendem acelerar este caminho, tornando irreversível esta marcha-atrás que, ainda assim, a prática governativa do PS ou do PSD vai permitindo. A Escola Pública e o SNS estão constantemente sob pressão e o Bloco Central nunca deixará desligar a máquina, porque tem uma clientela partidária que depende disto.

Socialismo e social-democracia não se podem contentar com os pequenos ganhos conseguidos em décadas de poder, têm de ser capazes de lutar por uma sociedade mais justa, onde a igualdade de oportunidades não é um slogan, mas um caminho. É obrigação de partidos herdeiros desse caminho, percorrido por Olaf Palme, lutar como ele fez para conciliar o Estado Social com a economia de mercado. O que estão a permitir que aconteça envergonha a social-democracia.

*Jornalista

Nota: Por falar em xuxalismo e neoliberalismo... Consideramos que o vídeo acima serve perfeitamente para explicar-denunciar as rasteiras, a desonestidade e o perigo que representam o Chega e o Iniciativa Liberal. Só não entenderá quem não quiser. (PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana