quinta-feira, 28 de julho de 2022

Portugal | QUEM NÃO QUER O PRESIDENTE DA AR ANTIFASCISTA E ANTIRACISTA?

RÉDEA CURTA NO CHEGA COM OS OLHOS NO HORIZONTE?

Filipe Garcia | Expresso (curto)

Augusto Santos Silva nunca foi conhecido por ser meigo. A postura sempre foi firme, as frases certeiras e o humor mordaz. Agora, ao fim de quatro meses como Presidente da Assembleia da República, tornou-se no centro da política portuguesa.

Porque há quem veja na sua relação com o Chega um extravasar das competências ou uma forma de marcar terreno para as presidenciais que se começam a ver no horizonte. Também porque há quem o acuse de não ter uma “conduta institucional com a imparcialidade e isenção exigíveis ao exercício do cargo”, naturalmente, o Chega.

A discussão está agora a ser feita. Pode ou não um Presidente da AR impedir discursos de ódio e linguagem menos própria na casa mais nobre da democracia? Será essa função exclusiva dos partidos com assentos reservados? E porque não o fazem? Numa coisa ninguém acredita, que Augusto Santos Silva o esteja a fazer de ânimo leve ou sem ter pensado bem nos prós e contras da rédea curta colocada em torno do grupo parlamentar do Chega.

Ontem, Santos Silva almoçou com Marcelo Rebelo de Sousa, mas sobre a polémica com o partido do extremo-direito do hemiciclo nem uma palavra. Amanhã será dia do líder passar no Palácio de Belém para apresentar as suas queixas. Ventura garante os soundbyte. E quem encontra solução para o crescimento do populismo?

A Guerra a Gás

A invasão da Rússia na Ucrânia parece, cada vez mais, uma guerra por energia. Depois de, na semana passada, ter sido assinado um acordo para que os cereais possam ser distribuídos pelo Mundo, ontem foi a vez do gás voltar a ser notícia. Agora pelo corte de 20% no abastecimento da Gazprom à Alemanha. O porquê não ficou claro: “problemas técnicos” segundo o Kremlin, “estratégia de guerra” segundo as autoridades alemãs. Entretanto, Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, e Sergei Lavrov, MNE russo, deverão falar ao telefone nos próximos dias. Confirmando-se será a primeira conversa entre as duas potências desde o começo da guerra. Essa e as mais recentes notícias da guerra encontra AQUI.

De máscara por “mais algum tempo”

Suspeito que não serei o único a quem acontece, só à entrada para um transporte público, pensar se tenho máscara por perto. Ontem foi dia de António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, confirmar que “todos os indicadores epidemiológicos são decrescentes”, mas que “não devemos baixar a guarda” e que há medidas que terão de “ser consolidadas durante mais algum tempo”. Mesmo com os indicadores já abaixo dos propostos pelos peritos para novo alívio nas restrições, continuamos de máscara em transportes públicos, lares e estabelecimentos de saúde. Até quando, não sabemos. Até final de agosto?

Menos parceiros sexuais, a recomendação da OMS

Há quem garanta que vivemos os tempos mais estranhos das nossas vidas. E se já tínhamos visto Graça Freitas, diretora-geral de saúde, alertar para os riscos de comer Bacalhau à Brás nos meses de calor, agora assistimos à OMS a recomendar que se reduza o número de parceiros sexuais. A provar que têm razão os que assinalam a estranheza dos tempos, por mais inusitadas que soem as declarações, em ambos os casos o assunto é sério e as recomendações para serem ouvidas. A Monkeypox já está em 78 países e 75% dos casos registados estão na Europa.

Frases

“É expectável que a transplantação de órgãos de animais em humanos seja uma realidade na próxima década”

Cristina Jorge, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

“Ninguém ficará sem resposta”

António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, sobre a capacidade de resposta do SNS durante o mês de agosto.

“Não sei como não percebeu que o discurso que fez é uma diatribe puramente nazi digna de Joseph Goebbels”

Zsuzsa Hegedus, ex-conselheira de Viktor Órban, sobre o discurso do primeiro-ministro húngaro que a levou à demissão.

D. Clemente e o arquivo do MP

Foi ontem notícia do Observador que o Patriarca de Lisboa ouviu denúncia de abuso sexual em primeira-mão, mas que nem afastou o padre envolvido nem comunicou o caso às autoridades civis. Depois, pela agência Lusa, soubemos que o Ministério Público já arquivou 4 das 17 queixas encaminhadas pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja. Com a última contagem a dar sinal de 338 inquéritos tidos como válidos, resta esperar que a investigação se revele à prova de dúvidas e que nada se esconda. O assunto assim o exige.

Lucro x 6 para o BCP

A fechar o primeiro semestre do ano do BCP, 74,5 milhões de euros de lucro, um valor seis vezes superior ao registado no ano passado. A operação em Portugal – superior a 170 milhões de euros – compensou a quebra registada na Polónia e Miguel Maya, presidente executivo, não só não antevê a subida do crédito malparado como assegura que as poupanças nacionais até estão a crescer. Boas notícias? O banqueiro deixou um alerta: os custos da energia podem deixar fora do mercado “empresas viáveis”.

Casas recorde?

Pode parecer contraditório, porque descem os rendimentos e sobe o preço da habitação. Pode parecer linear, porque se afinal sobem todos os preços como haveria o mercado imobiliário de escapar? Indiscutível é a matemática do INE que indica que pela primeira vez em Portugal o valor mediano do m2 na avaliação bancária ultrapassou os 1400 euros, um aumento de 27 euros relativamente a maio e de 15,8% relativamente a período homólogo. Contraditório, linear ou pura matemática, são números que resultam em problema.

Ninguém quer Ronaldo?

É o melhor futebolista português de todos os tempos, um dos melhores da história, recordista em campo e na vida, seja pelos números de fãs nas redes sociais ou pelos milhões de saldo bancário. Cristiano Ronaldo é ídolo em Portugal e Turim, divide Madrid, em Manchester também era venerado. Agora, aos 37 anos e sem nada por provar, acaba envolvido num jogo inédito: quer sair de Manchester, mas são mais as notícias de clubes a negar interesse do que os convites para a troca de camisola. Para já treina em Manchester, onde jogará não se sabe, mas o Mundial arranca em Novembro. Convém que lá chegue em forma e que esteja ciente que, como se percebe pela história, o tempo passa rápido e não perdoa ninguém.

O que ando a ler

Cada um tem o seu calendário e o meu diz que as férias estão a chegar. Tal como dita a tradição, as semanas que as antecedem são as mais exigentes do ano e pouco tenho lido. Ainda assim, até para ajudar na contagem decrescente, já escolhi a ementa para os primeiros dias de descanso: The Birth of Loud, outro dos livros que estava lá por casa à espera de vez, em que se conta a história de um duelo que há décadas alimenta acalorados debates entre guitarristas. Afinal, quais as melhores, as Gibson de Led Zeppelin e Doors ou as Fender de Hendrix e Cobain? E de onde veio a rivalidade? Um tema para ajudar a desligar e que, suspeito, ainda ajudará a escolher a banda para dias de verão. Nem que seja como tira-teimas.

O que ando a ouvir

É sabido que na música guardamos sempre um espaço especial para a banda sonora da juventude. Talvez por isso, até hoje, mantenho debaixo de olho Ben Harper, um dos que mais música me deu entre os anos de liceu e a entrada na faculdade. Anunciado há pouco mais de um mês, chegou na semana passada Bloodline Maintenance, um disco em que Harper não só mostra como está a saber envelhecer como ainda nos surpreende com algumas das suas mais inspiradas canções em vários anos. Sonoramente não muito distante, por aqui também se tem ouvido The Derek Trucks Band, banda nascida ainda durante os anos 90, alicerçada na fama do então jovem prodígio do guitarrista que lhe dá nome. Uma descoberta recente, bem a tempo do verão. Estarei a falar demasiado em férias?

Despeço-me com a recomendação dos nossos mais recentes podcasts.

Menos gás russo, mais debates entre André Ventura e Augusto Santos Silva? Na última emissão do Sem Moderação em podcast antes de ir de férias, a análise sobre a semana que passou, com José Eduardo Martins, Francisco Mendes da Silva e Pedro Delgado Alves.

Mercenários de Putin fintam Europa com madeira exótica Paulo Baldaia conversa com Micael Pereira, jornalista do Expresso e membro do consórcio EIC (European Investigative Collaborations), neste episódio do podcast Expresso da Manhã.

Olivier: “Tudo o que ele [Cristiano Ronaldo] come, até em casa, somos nós que tratamos” Olivier da Costa, chef e dono de 32 restaurantes, sem que nenhum tenha entrado em falência, é o convidado desta semana de Daniel Oliveira no Alta Definição em podcast.

Tenha um bom dia e não deixe de nos seguir em Expresso, mas não se esqueça que amanhã é dia de chegar às bancas nova edição do Expresso.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana