terça-feira, 13 de setembro de 2022

A COMMONWEALTH, A MORTE DA RAINHA ISABEL II E O ACERTO DE CONTAS

Desmantelar a Commonwealth: a morte da rainha Elizabeth leva a um acerto de contas com o passado colonial na África

Amy Goodman | Democracy Now - entrevista | Traduzido em português do Brasil

A morte da rainha Elizabeth II concentrou a atenção global na família real britânica e renovou as críticas à monarquia tanto dentro do Reino Unido quanto no exterior, especialmente entre os povos colonizados pela Grã-Bretanha. “Há um grau de psicose em que você pode ir para a terra de outra pessoa, colonizá-la e esperar que ela o honre ao mesmo tempo”, diz o autor queniano-americano Mukoma Wa Ngugi, que ensina literatura na Universidade de Cornell e cuja própria família foi profundamente impactado pela sangrenta repressão britânica da revolução Mau Mau. 

Ele diz que, com a morte da rainha Elizabeth, é preciso um “desmantelamento” da Commonwealth e um verdadeiro acerto de contas com os abusos coloniais. Também conversamos com a historiadora de Harvard Caroline Elkins, uma importante estudiosa do colonialismo britânico, que diz que, embora não esteja claro o quanto a rainha Elizabeth sabia pessoalmente sobre campos de concentração, tortura e outros abusos no Quênia durante seu reinado, a monarquia deve contar com esse legado. “Crimes graves aconteceram no relógio imperial da rainha. Na verdade, sua foto estava pendurada em todos os campos de detenção no Quênia enquanto os detentos eram espancados para exigir sua lealdade à coroa britânica”, diz Elkins.

Transcrição: Esta é uma transcrição apressada. A cópia pode não estar em sua forma final |  Assistir Show Completo (vídeo em inglês)

AMY GOODMAN : Enquanto o mundo marca a morte da Rainha Elizabeth II, começamos o programa de hoje analisando como ela teve muitos súditos em todo o antigo Império Britânico, e nem todos estão lamentando sua morte igualmente. O Palácio de Buckingham anunciou que o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II acontecerá na Abadia de Westminster em 19 de setembro. O corpo da rainha ficará em estado nas Casas do Parlamento a partir de quarta-feira. Na sexta-feira, o rei Carlos III fez seus primeiros comentários públicos desde que assumiu o trono após a morte de sua mãe.

REI CARLOS III : Ao assumir essas responsabilidades, me esforçarei para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo.

AMY GOODMAN : No fim de semana, pelo menos duas pessoas foram presas na Grã-Bretanha por criticar publicamente a monarquia. O ativista Symon Hill disse que foi preso em Oxford depois de gritar: “Quem o elegeu?” durante uma cerimônia em homenagem ao rei Carlos III .

Para saber mais sobre a violência colonial britânica e seu legado, dois convidados se juntaram a nós.

Caroline Elkins é professora de história africana e afro-americana na Universidade de Harvard. Seu livro mais recente é intitulado Legacy of Violence: A History of the British Empire . Ela foi premiada com o Prêmio Pulitzer de 2006 de Não-Ficção Geral por seu primeiro livro, Imperial Reckoning: The Untold Story of Britain's Gulag in Kenya . Sua pesquisa sobre a brutal repressão britânica do movimento Mau Mau no Quênia nos anos 50 resultou em um processo judicial e ajudou a conceder reparações a mais de 5.200 quenianos sobreviventes que foram submetidos a tortura e abuso sistemáticos sob o domínio britânico.

Também conosco, Mukoma Wa Ngugi, professor associado de literaturas em inglês da Cornell University. Seu livro mais recente é intitulado Unbury Our Dead with Song . Ele é o co-fundador do Prêmio Safal-Cornell Kiswahili de Escrita Africana. Em 2020, fez parte da iniciativa da Cornell para mudar o nome do departamento de Department of English para Literatures in English. Ele é filho do escritor queniano de renome mundial Ngugi wa Thiong'o. Depois que a rainha Elizabeth morreu, nosso convidado escreveu: “Meu tio era surdo. Ele foi convidado por soldados britânicos a parar. Claro que ele não os ouviu. Eles atiraram nele. Meu outro tio estava no Mau Mau. Minha avó escondia balas para ele. O colonialismo aconteceu com pessoas reais. É uma loucura absoluta esperar que lamentemos a rainha.”

Professora Mukoma Wa Ngugi e Caroline Elkins, damos as boas-vindas a ambos no Democracy Now! Professor Ngugi, comecemos por si. Sua resposta à morte da rainha, a monarca que reinou por 70 anos, e o que ela significou para a África e, especificamente, seu país, o Quênia?

MUKOMA WA NGUGI : Sim. Então, o que eu tenho pensado nos últimos dias é como minha família foi afetada – certo? — foi afetado pelo colonialismo britânico. Certo? E então, sim, no meu tweet, mencionei sobre meu tio, que era surdo. Ele não podia ouvir os soldados, você sabe, os soldados britânicos, então eles atiraram nele. E também, meu outro tio, que estava no Mau Mau, você sabe, no Kenya Land and Freedom Army.

Mas o que se tornou interessante para mim agora é a intimidade do colonialismo, certo? Porque eu estava conversando com meu pai outro dia, e ele me contou a história de como também tínhamos um guarda doméstico, um leal, em nossa família, seu irmão – um de seus irmãos era leal, o outro estava no Mau Mau — e como em algum momento eles foram para a casa da minha avó na mesma hora, sabe, e os dois fugiram. Certo? No meu caso, meu nome, Mukoma, tenho o nome de um chefe, que se chamava Mukoma, é claro, sim, que foi forçado a deixar a terra neste lugar muito bonito chamado Tigoni, e ele e seu povo foram forçados a sair a terra e levado para uma área muito, muito árida. Certo? Então, acho que o que quero que as pessoas pensem é que essas questões do colonialismo aconteceram com pessoas reais. Certo? Tipo, não existe – aconteceu com pessoas reais.

AMY GOODMAN : Se você pudesse compartilhar para nosso público, nosso público nos Estados Unidos e em todo o mundo, que não está familiarizado com a história do Quênia, voltando no tempo e voltando ao tempo colonial britânico, quando se tornou uma colônia, a independência do Quênia , e quem eram os Mau Mau?

MUKOMA WA NGUGI : Sim. Então, os Mau Mau eram – as pessoas chamam isso de rebelião, mas realmente deveríamos chamar isso de revolução, certo? Você sabe, então devemos dizer que eles eram revolucionários. Mas, tudo bem, o colonialismo britânico foi brutal. Não há outra maneira de colocá-lo. Certo? E então, quando os quenianos começaram a resistir, o governo britânico declarou estado de emergência, caso em que muitos quenianos foram levados para campos de detenção. Na verdade, a escola que eu frequentava chamava-se Genya [ phon.], também o chamamos de Manyani porque era um antigo campo de concentração. Certo? Então, foi muito, muito brutal. A própria resistência, não lhe damos fôlego histórico suficiente. Certo? Porque muitas pessoas falam sobre isso como um caso queer ou, você sabe, como um movimento muito estreito, mas na verdade envolveu toda a sociedade queniana, então você tem índios quenianos que estão apoiando os Mau Mau, diferentes etnias e assim por diante e assim por diante.

Para o público nos Estados Unidos, eu diria, citando um escritor que escreveu So Many Hungers! , “Opressão gera resistência”. Certo? Você não pode ter opressão sem resistência. Então, sim, nós tivemos a resistência. Venha a independência, a traição aconteceu, certo? Então, tudo bem, havia facções dentro do movimento de independência. Então a traição aconteceu, onde você acabou com um presidente que, na verdade, em algum momento – esse é Jomo Kenyatta, que em algum momento chamou os Mau Mau de “terroristas”. Certo?

Mas quero mencionar um pouco de ironia aqui, que no Quênia agora estamos de luto. Há um período de quatro dias – o atual presidente declarou um período de luto de quatro dias pela rainha. Mas seu pai, Jomo Kenyatta, ele mesmo foi preso e detido pelos britânicos. Certo? Então, eu acho que há dois níveis aqui. Um é as respostas governamentais ou as questões políticas estruturais mais amplas, mas o outro nível é o que as próprias pessoas estão dizendo. Certo? Então, sim, então temos um governo neocolonial, apenas para ser franco – certo? — isso não está respeitando os desejos da maioria dos quenianos, você sabe, que foram afetados pelo colonialismo britânico.

AMY GOODMAN : Quer dizer, a rainha tinha uma relação especial com o Quênia, não apenas, embora seja interessante, que ela soube da morte de seu próprio pai, o que a levou à ascensão como rainha, quando ela estava visitando o Quênia. O significado disso, Professor Ngugi?

MUKOMA WA NGUGI :Sim. Então, é uma das ironias, ironias históricas – certo? – que ela se tornou rainha do Quênia, mas ao mesmo tempo, quando a repressão contra os quenianos estava se tornando não apenas visível, mas também viciosa – você sabe, campos de detenção, assassinatos, tiroteios e assim por diante. Há uma obsessão, eu acho, dentro da monarquia – certo? — de ter esses territórios. Nas manchetes, o rei Charles - você citou o rei Charles - certo? – onde ele estava dizendo, você sabe, que temos reinos, territórios e assim por diante e assim por diante. Mas isso é... eu não sei. Para mim, acho que é um grau de psicose – certo? – que você pode ir para a terra de outro povo, colonizá-lo, você sabe, e esperar que ele o honre ao mesmo tempo, certo? O fato de o Quênia ter entrado quatro dias de luto pela rainha na verdade captura todo esse absurdo, certo? Sim, eu não sei. Tipo, há uma parte de mim que acha tudo isso tão – assim, eu não sei, bobo, para colocar dessa forma. Tipo, então, sim, a rainha se tornou rainha no Quênia ao mesmo tempo em que houve assassinatos, assassinatos, você sabe, e apenas a boa e velha corrupção e assim por diante. Certo? E então, ao mesmo tempo, espera-se que lamentemos, você sabe, lamentar a rainha. Sim.

AMY GOODMAN : Eu queria trazer para esta conversa a professora Caroline Elkins, sua colega em Harvard, com o departamento de história africana e afro-americana, autora de Legacy of Violence: A History of the British Empire . Você ganhou o Prêmio Pulitzer de 2006 por seu livro Imperial Reckoning: The Untold Story of Britain's Gulag in Kenya . Conte-nos essa história e como – quero dizer, a maior parte, é claro, da razão pela qual as reparações foram para tantos quenianos, milhares deles, foi por causa de seu ativismo, mas também por causa de seu livro.

CAROLINE ELKINS : Bem, muito obrigada por me receber hoje.

Sabe, eu acho algumas coisas aqui. Em primeiro lugar, o próprio livro, Imperial Reckoning, realmente captou onde – o que a literatura – e quero dizer literatura – nos disse. O pai de Mukoma, Nguigi wa Thiong'o, escreveu sobre isso em forma literária. Os humanistas geralmente estão um ou dois passos à frente dos historiadores. Mas eu estava determinado a contar a história completa desses campos de detenção, que foram montados em grande escala. Quase 1,5 milhão de Kikuyu, ou africanos, foram detidos em campos de detenção, ou aldeias de emergência, aldeias de arame farpado, como forma de reprimir Mau Mau. Esses documentos foram então negados na época, primeiro sob Churchill e depois seus sucessores e finalmente Macmillan. Eles negaram qualquer irregularidade. E quando surgiram alegações que tinham alguma credibilidade, eles explicaram como culpa de uma única, chamada maçã podre. Em vez disso, o que descobrimos é que, quando juntamos essa história novamente, que esta era uma história sobre violência sistemática, tortura, assassinato e encobrimento maciço. E o resultado final é que crimes graves aconteceram no relógio imperial da rainha. Na verdade, sua foto estava pendurada em todos os campos de detenção no Quênia enquanto os detidos eram espancados para exigir sua lealdade à coroa britânica.

E a questão que permanece agora, que acho que estamos debatendo, de certa forma, é: quanto ela sabia e o que significava saber? Número um. E como reconciliamos este momento no tempo, particularmente no Quênia, em torno de sua morte? E acho que é aqui que, primeiro, acho que devemos honrar aqueles indivíduos, aqueles cujas famílias passaram por isso, Mukoma e outros, para escolher não chorar. E certamente, com base na história que conhecemos, é sua decisão de fazê-lo e absolutamente dentro de seu direito de fazê-lo e bastante justificável.

Ao mesmo tempo, o que acho muito interessante é, voltando ao ponto de Mukoma sobre o atual presidente Kenyatta, na verdade, com muitos outros, quando este caso aconteceu no Supremo Tribunal de Londres, cinco demandantes, inicialmente demandantes de teste, processaram o britânico governo por tortura sistemática e violência nos campos de detenção no Quênia na década de 1950, e quatro anos depois, o governo britânico resolveu o caso, como você observou em suas observações. Mas para cada um desses cinco pretendentes que vieram a Londres, cada um deles acreditava estar apelando não para o governo britânico, mas para a rainha. A pessoa que eles mais queriam ver era a rainha. E um deles, Wambugu Wa Nyingi, disse em sua declaração, e cito em meu livro recente: “Se eu pudesse falar com a rainha, é isso que eu diria a ela”. E ele diz que sob sua vigilância, O governo britânico o torturou, mas que ele não a responsabilizou pessoalmente. E então, quando eu dou um passo para trás e olho para isso, o que eu vejo como parte de seu poder não é apenas isso – a extração de riqueza e terra e o resto, mas o fato de que ela mesma, como seus predecessores fizeram, se envolveu no império, desviou-se do que estava sendo feito em seu nome, e acenou para súditos coloniais, como Wambugu, para reverenciá-la. E até hoje, muitos ainda o fazem. E de certa forma – de certa forma, é assim que podemos explicar como os governos, como o atual no Quênia, estão pedindo quatro dias de luto nacional. como seus predecessores, envolveu-se no império, desviou-se do que estava sendo feito em seu nome e acenou para súditos coloniais, como Wambugu, para reverenciá-la. E até hoje, muitos ainda o fazem. E de certa forma – de certa forma, é assim que podemos explicar como os governos, como o atual no Quênia, estão pedindo quatro dias de luto nacional. como seus predecessores, envolveu-se no império, desviou-se do que estava sendo feito em seu nome e acenou para súditos coloniais, como Wambugu, para reverenciá-la. E até hoje, muitos ainda o fazem. E de certa forma – de certa forma, é assim que podemos explicar como os governos, como o atual no Quênia, estão pedindo quatro dias de luto nacional.

AMY GOODMAN : Você pode falar mais extensamente sobre a rebelião Mau Mau, o que o professor Ngugi chamou realmente de revolução e o que os britânicos fizeram com eles no Quênia?

CAROLINE ELKINS : Absolutamente, uma pergunta extremamente importante, certo? Porque eu acho que o Mau Mau, em poucas palavras, foi uma guerra anticolonial e civil. Foi anticolonial, pois foram aqueles que se juntaram ao movimento, e fizeram um juramento de fidelidade, e quase 1,5 milhão de kikuyus, estimou o governo britânico, cerca de 90% fizeram o que foi considerado o primeiro juramento de fidelidade ao movimento. Então este foi um movimento massivo, e eles estavam exigindo ithaka na wiathi, ou terra e liberdade, do governo britânico. E como forma de suprimir isso, o governo britânico prendeu e prendeu quase todos eles, quase 1,5 milhão. Foi também uma guerra de guerrilha, cerca de 20.000 ou 30.000 fugiram para as florestas, e houve uma espécie de ação militar clássica, se você preferir, dentro disso. Mas o governo britânico ganhou a iniciativa sobre a guerra florestal, como é chamada, dois anos depois da guerra – certo? — então de 1952 a 1954.

Mas o estado de emergência que havia sido declarado se estende de 1954 a 1960. E é durante esse período de tempo – esse é o período de tempo em que eu me concentrei em Imperial Reckoning . É durante esse período de tempo em que eles exigiram torturas extraordinárias, trabalhos forçados, punições, fome, a fim de fazer com que os detidos e aqueles que foram detidos em aldeias de emergência renunciassem à sua lealdade a Mau Mau, adotassem sua lealdade de volta aos britânicos e à coroa e a Sua Majestade, para serem libertados dos campos e se tornarem, como eles se consideravam, entre aspas, os “súditos civilizados britânicos”. E assim, isso está no coração tanto de Mau Mau, o que eles estão exigindo, quanto do governo britânico.

Em última análise, o governo britânico - torna-se uma guerra de atrito. O governo britânico finalmente decide descolonizar ou deixar o Quênia em 1963, depois de ser pego em flagrante em 1959 com o chamado massacre de Hola, onde 11 detidos foram espancados até a morte no campo de detenção de Hola. E o que há de diferente nisso – não foi um momento excepcional, mas a diferença disso é que eles são pegos em flagrante e não podem explicar isso. Há um grande alvoroço no Parlamento sobre isso. É explicado à rainha pelo então primeiro-ministro Harold Macmillan que este foi um incidente infeliz baseado nas ações de funcionários muito menores, quando, na verdade, é claro, conhecemos agora como historiadores, o que eu expus no Imperial Reckoning, que este era o longo – o fim de um longo padrão, seis anos de táticas brutais de tortura, assassinato e fome, juntamente com trabalho forçado, nesses campos do Quênia.

AMY GOODMAN : Então, quando analisamos apenas o custo do funeral, o Economic Times da Índia diz que o funeral deve custar 6 bilhões de libras, sem mencionar os gastos da família real ao longo dessas décadas. Quanto desse dinheiro vem da dor e do sofrimento do povo do Quênia? Quais eram os recursos no Quênia? Claro, o mais importante, recursos humanos. Mas o que a Grã-Bretanha estava extraindo do Quênia?

CAROLINE ELKINS :Mm-hmm, mm-hmm. Sim, eu acho, olhe, esta é uma questão enorme que você tocou, Amy, e uma que não vamos resolver no contexto de nossos poucos minutos aqui. Mas eu posso te dizer isso. O governo britânico - no momento em que a rainha ascendeu, em fevereiro de 1952, o governo britânico estava se recuperando dos efeitos do pós-guerra e sua economia estava em frangalhos. Ele decide que vai reconstruir sua economia e sua posição como parte dos três grandes no cenário global internacional nas costas de seu povo colonizado por meio de uma política chamada ressurgimento imperial. E o Quênia se torna uma parte incrivelmente importante disso, com sua economia de exportação de chá e café, porque a Grã-Bretanha precisava desse dinheiro dentro de sua política monetária – não precisamos entrar em detalhes sobre isso – eles precisavam disso para reforçar a libra. libras esterlinas,

Portanto, não há dúvida - acho que estou respondendo sua pergunta de uma maneira um pouco diferente, mas não há dúvida de que durante o reinado da rainha Vitória - o Quênia seria um exemplo, a Malásia, com suas exportações de borracha, Gana, com seu cacau - que seu governo, sua economia, sua nação se reconstruíram nas costas do império. E sobre isso, eu acho, somos bastante inequívocos. Então, a questão se torna hoje, voltando a alguns dos pontos de Mukoma, não é apenas o luto, mas é pensar em quem é – você sabe, e isso, você teria garantido isso [inaudível], tipo, cada realeza ocasião, francamente, desde a rainha Vitória no século 19, e certamente sob a rainha Elizabeth, toda ocasião real é imperial. Então, eles não apenas gastarão dinheiro, de certa forma, de maneira elíptica, que vem do império ao longo dos anos, mas eles também estarão estendendo os símbolos, os signos, as imagens do império através de medalhas e estátuas e afins, reforçando a grandeza imperial. E essa grandeza imperial está inextricavelmente ligada à monarquia britânica.

AMY GOODMAN : Você vê as reparações sendo uma questão muito real agora e proeminente quando a rainha morre e Charles se torna rei?

CAROLINE ELKINS : Inquestionavelmente. Olha, eu acho que – você sabe, algumas coisas. Acho que sim... houve o caso para o qual você apontou, o caso Mau Mau, no qual eu estava envolvido como testemunha especializada. Mas particularmente nos últimos anos, o rei Carlos III e a família real tornaram-se bem cientes das demandas globais por uma espécie de acerto de contas imperial britânico global, por assim dizer, com base nos protestos, com base nas petições de povos anteriormente colonizados e aqueles ainda vivendo nos reinos da Commonwealth. Também é inquestionável – podemos debater o quanto quisermos o quanto a rainha sabia na época sobre o que estava acontecendo. Não há nenhum debate de que este atual rei tenha conhecimento de que crimes graves aconteceram no relógio imperial de sua mãe.

E cabe a ele, neste momento, descartar, de certa forma, a tradição que sua mãe tanto prezava, revisar – e voltando ao discurso que você fez no início de nosso programa, onde ele também fala sobre a história única da Grã-Bretanha de – e, entre aspas, “história única”, e eu acrescentaria “da benevolência imperial”, que ela cultivou e afirmou por 70 anos. E ele tem que se reconciliar com isso. Ele tem que falar sobre essas questões de reparações. A alternativa é simplesmente continuar. E isso só vai acelerar o fim da monarquia. E isso, eu me sinto bastante confiante em dizer.

AMY GOODMAN : Professor Mukoma Wa Ngugi, damos-lhe a palavra final. O que você exige, agora que o príncipe Charles se tornou o rei Charles III ?

MUKOMA WA NGUGI : Então, o que eu gostaria de ver é o desmantelamento dessa noção de Commonwealth. Certo? Você sabe, eu estava pensando sobre o nome mais cedo, de uma perspectiva de escritor, “Commonwealth”. De quem é a riqueza? Mas a maneira como eu tenho pensado sobre todas essas questões é na verdade através da escravidão, certo? Então, o livro em que estou trabalhando agora sobre africanos e afro-americanos me levou a Keta em Gana. Certo? Keta é de onde os escravos estavam sendo tirados, e é muito deprimido – você sabe, os tremores secundários, se você quiser chamar assim, ou o trauma da escravidão, ainda é evidente. Certo? É pobre, deprimido e assim por diante e assim por diante. Maya Angelou chamou de melancólico, na verdade.

Depois, de lá, saí de Keta, depois fui para Bristol, na Inglaterra. Certo? Bristol era um porto de comércio de escravos, onde, você sabe, sim – e está prosperando. Parece uma boa e velha cidade boêmia. A maioria das pessoas sabe disso agora por causa do desmantelamento da estátua de Colston, que era um dos traficantes de escravos. Mas de qualquer forma, podemos ver os efeitos da escravidão. Certo? Podemos ver os efeitos do colonialismo. E podemos ver como a riqueza da Inglaterra foi construída. Eric Williams, você sabe, chamou isso – falando sobre Liverpool, disse que não há tijolo em Liverpool que não tenha sangue de escravo nele. Certo?

Mas não tenho fé no rei Charles. Quer dizer, eu não tenho fé nele. Mas o que é interessante para mim agora é a onda, você sabe, a onda dos africanos que são afetados pelo colonialismo. E, OK, talvez eu devesse chamá-lo de Sul Global, certo? Acho que agora há uma consciência de que não precisamos da Inglaterra – certo? — seja materialmente ou psicologicamente. Certo? Então, sim, eu diria que minha fé está nas pessoas do Sul Global, não na monarquia.

AMY GOODMAN : Professor Mukoma Wa Ngugi, muito obrigado por estar conosco, professor associado de literaturas em inglês na Universidade de Cornell, e Caroline Elkins, professora de história africana e afro-americana na Universidade de Harvard. Legacy of Violence: A History of the British Empire é seu livro, e o vencedor do Prêmio Pulitzer Imperial Reckoning: The Untold Story of Britain's Gulag in Kenya .

Em seguida, já se passaram quase dois anos desde que a polícia de Newark matou Carl Dorsey. Sua família acaba de entrar com uma ação civil. Vamos falar com a irmã dele. Fique conosco.

- Parar

Amy Goodman : “Como?” por John Lennon. O músico britânico John Lennon devolveu seu MBE , um título honorário, à rainha em protesto pelo papel da Grã-Bretanha na guerra em Biafra.

*O conteúdo original deste programa está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Sem Obras Derivadas 3.0 dos Estados Unidos . Por favor, atribua cópias legais deste trabalho a democraticnow.org. Algumas das obras que este programa incorpora, no entanto, podem ser licenciadas separadamente. Para mais informações ou permissões adicionais, entre em contato connosco.

Sem comentários:

Mais lidas da semana