segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Portugal | Pais não podem entrar? "Escolas devem parar de agir na sombra da lei"

Tânia Correia, formada em Psicologia, com Mestrado em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental na área da infância/adolescência e autora da página e do blogue 3m’s, é a convidada desta segunda-feira do Vozes ao Minuto.

O artigo em formato de entrevista está publicado em Notícias ao Minuto. Fazemos eco no PG e recomendamos que o interesse dos pais leve a ler o que diz a psicóloga Tânia Correia. Do constante na entrevista destacamos três simples parágrafos. Repetimos: Vão ler o que Tânia Correia diz sobre a “violência” protagonizada por regras de escolas que são “assustadoras” para as crianças que iniciam a idade escolar.

Para o PG, na verdade não se entende porque é que as escolas estão fechadas para os pais. Porquê? Que “segredos” esconde?

Excertos da entrevista:

"Crianças que entrem agora no primário, vão associar a escola a abandono e isso vai condicioná-las para o resto do processo, até no rendimento escolar. As crianças começam a escola com medo. 

Neste caso, o meu conselho é mesmo os pais munirem-se das leis e falarem com as escolas, unirem-se, saírem dos grupos de WhatsApp e lutarem pelos direitos dos filhos. Vão è televisão se for possível, esgotem todos os meios para denunciar para que estas escolas parem de agir na sombra da lei. 

Tenho recebido relatos de escolas que têm mesmo no regulamento que a despedida entre crianças e pais deve ser rápida. É impensável uma escola pedir isto, negligenciando por completo o que as nossas crianças precisam. É necessário acolher a criança e não a culpar. Não dizer coisas como 'se choras depois a mãe vai triste para o trabalho'. É necessário um trabalho de fundo nestes temas."

Ler em Notícias ao Minuto - direto 

Sem comentários:

Mais lidas da semana