terça-feira, 4 de outubro de 2022

FÁBULA DA GUERRA NÃO PROVOCADA BLOQUEIA A PAZ -- Caitlin Johnstone

Caitlin Johnstone - CaitlinJohnstone.com | em Consortium News

Enquanto o fato desta guerra ter sido provocada não for reconhecido pelo lado que a provocou, o caminho sensato da détente parecerá um apaziguamento imprudente e a provocação nuclear parecerá uma sanidade.

#Traduzido em português do Brasil

Vladimir Putin  aprovou a anexação  de quatro territórios no leste da Ucrânia, cuja adição à Federação Russa aguarda agora autorização de outros ramos do governo russo.

O governo Zelensky respondeu ao movimento solicitando a adesão à OTAN, apenas para ser imediatamente  encerrado por funcionários dos EUA e da OTAN . Afinal, não pode haver peões de sacrifício tentando subir acima de sua posição no grande tabuleiro de xadrez.

Mas a guerra por procuração do império contra a Rússia continua, e o governo ucraniano anunciou suas intenções de expulsar a Rússia de todos os territórios ucranianos que reivindicou como seus.

“Para nossos planos, [a anexação da Rússia] não importa”, disse o conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak  , ao Politico , acrescentando que a Ucrânia “protegerá nossa terra usando todas as nossas forças” e “deveria liberar todos os seus territórios”.

O plano para recuperar territórios anexados pela Rússia, de acordo com Zelensky , também incluirá a Crimeia , que foi anexada em 2014.

Toda essa conversa sobre a preparação de uma contra-ofensiva maciça apoiada pelo Ocidente para recapturar territórios anexados da Rússia – cujas fileiras estão sendo reforçadas com mais 300.000 reservistas  – vem quando Putin  sugere  que armas nucleares podem ser usadas para proteger o que Moscou considera partes da Rússia. A Rússia, como os Estados Unidos, é  uma das nações com armas nucleares  sem uma política de Não Primeiro Uso.

Portanto, parece que estamos em rota de colisão em direção a uma escalada massiva entre duas potências com armas nucleares. Quanto mais as coisas aumentam, mais provável é que uma arma nuclear possa ser usada, deliberadamente ou como resultado de falha de comunicação ou mau funcionamento, como  quase aconteceu muitas vezes  durante a última guerra fria.

Uma vez que uma bomba é usada, as chances aumentam astronomicamente de que muitas outras se seguirão imediatamente, com variáveis ​​sobre esse resultado, incluindo o local onde ela detona e o quão legal todas as cabeças relevantes são naquele momento histórico específico.

Portanto, não é exagero dizer que a espécie humana tem interesse na desescalada e na détente imediatamente.

Evitar a guerra nuclear é a agenda mais importante em todo o mundo, sem exceção. É a agenda mais importante que já existiu em toda a história.

Mas sempre que você defende essa agenda extremamente importante em qualquer tipo de fórum público, você recebe um monte de autômatos do império com lavagem cerebral reclamando de “apaziguamento” e acusando você de apoiar um louco monstruoso. E eles fazem isso porque é para isso que foram treinados. 

Como Noam Chomsky tem apontado repetidamente ,  a  classe política/mídia tem continuamente doutrinado o público com a  narrativa completamente falsa  de que a invasão da Ucrânia pela Rússia foi “sem provocação”.

Toda vez que a guerra surge, os spinmeisters imperiais pronunciam esse slogan, da mesma forma que Michael Jackson  tinha uma cota  de quantas vezes os apresentadores da MTV eram obrigados a se referir a ele como “O Rei do Pop Michael Jackson” quando seu nome era mencionado.

Mas o que significa se a guerra é “não provocada”? Isso significa que Putin não invadiu a Ucrânia por causa de qualquer coisa que o império ocidental estava fazendo, então não poderia ter sido impedido pelo império ocidental se comportar de forma menos agressiva nas fronteiras da Rússia.

Significa que Putin necessariamente invadiu porque ele é  algum tipo de lunático malvado  que adora cometer crimes de guerra, ou um tirano megalomaníaco que quer conquistar o mundo porque odeia a liberdade e a democracia. O que significa que ele continuará atacando e invadindo outros países, a menos que possa ser detido.

O que significa que a única resposta para o problema de Putin é mais guerra.

É por isso que os apologistas do império ficam zangados com aqueles que defendem a única posição sã e racional em relação à provocação nuclear, pedindo desescalada e détente. É porque eles foram agressivamente doutrinados na crença de que a guerra é a única resposta.

A narrativa imbecil de que a invasão da Ucrânia foi “não provocada” representa um enorme obstáculo para a paz, porque se Putin está apenas atacando e invadindo países apenas porque ele é louco e mal, significa que a distensão é impossível e ele não vai parar até que seja decisivamente esmagado.

Se for aceito que o império dos EUA não desempenhou nenhum papel na provocação das ações de Putin, isso significa que não há nada que o império possa fazer para tornar a agressão russa contínua menos provável além da mudança de regime, ou pelo menos paralisar severamente e punir a Rússia militarmente.

Enquanto o fato de que esta guerra foi provocada não for reconhecido pelo lado que a provocou, o caminho sensato de desescalada e détente parecerá apaziguamento imprudente de um louco irracional, e escaladas agressivas de arrogância nuclear parecerão sanidade.

A posição absurda de que Putin é um ator irracional com algum tipo de fetiche sexual estranho por crimes de guerra é uma passagem só de ida para uma guerra sem fim e uma eventual aniquilação nuclear, porque deixa você sem opções, a não ser a intensificação do confronto militar.

A afirmação de que a paz é impossível e Putin deve ser esmagado põe em perigo o mundo inteiro. Mesmo a vitória total na Ucrânia (empurrando a Rússia de volta às fronteiras anteriores a 2014) poderia facilmente acabar custando milhões de vidas e trilhões de dólares e aumentar exponencialmente o risco de uma guerra nuclear, sem nenhuma garantia de sucesso. 

Mas mesmo que você tenha empurrado Putin para fora da Ucrânia, e daí? Ele ainda será um louco louco que quer invadir países porque é malvado e odeia a liberdade.

A lógica interna de sua narrativa diz que os ataques à Rússia devem continuar até que você consiga uma mudança de regime. Não há ponto de parada em sua linha de pensamento até que haja um confronto direto e quente entre superpotências nucleares.

Seja um adulto e envolva seu pensamento crítico. Um louco que sai por aí invadindo países apenas porque é mau e odeia a liberdade soa como um ser humano da vida real para você? Ou soa inventado?

Como algo que você veria em um filme de Hollywood? Como algo que foi inventado por pessoas responsáveis ​​por  controlar as narrativas dominantes  de nossa sociedade e  canalizado em sua mente  usando a mídia?

Os supervilões da Marvel têm mais profundidade e complexidade do que os personagens unidimensionais que a máquina de spin imperial inventa para representar seus inimigos oficiais. Thanos era um personagem mais crível com motivações mais compreensíveis e sutis do que a representação fictícia de Putin da máquina de propaganda.

Essa representação foi sobreposta ao funcionário do governo real com quem você pode não necessariamente concordar, mas pode definitivamente entender e se envolver em diplomacia e negociação.

As pessoas que acreditam nas narrativas do império sobre seus inimigos oficiais têm menos habilidades de pensamento crítico do que o espectador médio de filmes da Marvel. Acho. Seja um adulto e  pense . 

Alguém está se beneficiando da narrativa agressivamente promulgada de que a paz é impossível e a guerra é a única solução. E esse alguém não é você.

*O trabalho de Caitlin Johnstone é  totalmente suportado pelo leitor , então, se você gostou desta peça, considere compartilhá-la, seguindo-a no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud  ou  YouTube , ou jogando algum dinheiro em seu pote de gorjetas no  Ko-fi ,  Patreon  ou  Paypal . Se você quiser ler mais, pode  comprar os livros dela . A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que ela publica é se inscrever na lista de e-mails no  site dela  ou  no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que ela publicar. Para mais informações sobre quem ela é, onde ela está e o que ela está tentando fazer com sua plataforma,  clique aqui . Todas as obras são de co-autoria com seu marido americano Tim Foley.

*Este artigo é de CaitlinJohnstone.com e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana