sábado, 1 de outubro de 2022

O objetivo “não é a vitória da Ucrânia, é a derrota da Rússia” – diz conselheiro OTAN

EUA e Reino Unido sabotaram o acordo de paz Rússia-Ucrânia porque 'não se importam com a Ucrânia': conselheiro da OTAN

Aaron Mate* | The Grayzone – 27.09.2022

O ex-oficial de inteligência suíço e conselheiro da OTAN Jacques Baud sobre a próxima fase da guerra Rússia-Ucrânia e novas alegações de que os EUA e o Reino Unido minaram um acordo de paz que poderia tê-lo encerrado.

O objetivo do Ocidente “não é a vitória da Ucrânia, é a derrota da Rússia”, diz Baud. “O problema é que ninguém se importa com a Ucrânia. Acabamos de instrumentalizar a Ucrânia para os interesses estratégicos dos EUA – nem mesmo os interesses europeus”.

Convidado: Jacques Baud. Ex-oficial de inteligência do Serviço de Inteligência Estratégica da Suíça, que atuou em vários cargos de segurança e consultoria sênior na OTAN, nas Nações Unidas e nas forças armadas suíças.

Correções:

-- Em seu discurso de 21 de setembro, Putin não fez uma ameaça explícita de usar armas nucleares. Ele prometeu “fazer uso de todos os sistemas de armas disponíveis para nós”, no caso de “uma ameaça à integridade territorial de nosso país e defender a Rússia e nosso povo”.

-- Com relação às armas nucleares, os EUA não tinham uma política de “No First Use”. Na campanha de 2020, Joe Biden disse que apoiava a ideia de “No First Use”. Ele abandonou isso em sua postura nuclear presidencial; mas isso estava revertendo sua postura de campanha, não a política oficial dos EUA.

VER VÍDEO – em inglês

*Aaron Maté (imagem acima) é jornalista e produtor. Ele hospeda Pushback com Aaron Maté no The Grayzone. Em 2019, Maté foi agraciado com o Prêmio Izzy (em homenagem a IF Stone) por excelente atuação na mídia independente por sua cobertura do Russiagate na revista The Nation. Anteriormente, ele foi apresentador/produtor de The Real News e Democracy Now!.

Sem comentários:

Mais lidas da semana