sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Portugal | A CORRIDA AOS 125 EUROS

Manuel Molinos* | Jornal de Notícias | opinião

Curiosidade ou necessidade? A pergunta colocou-se ontem de manhã quando milhares de portugueses acederam aos extratos bancários para confirmarem se a transferência do apoio extraordinário de 125 euros que o Governo concedeu às famílias já tinha sido concluída. A curiosidade ou a necessidade fez com que as aplicações e sites de acesso às contas de vários bancos ficassem em baixo. A dificuldade na utilização dos serviços afetou, pelo menos, a Caixa Geral de Depósitos, o Santander, o Montepio e o Novo Banco, impedindo uma série de outras operações simples, como pagamentos, transferências bancárias, etc.

Se o motivo da corrida à confirmação da entrada dos 125 euros foi a necessidade, revela um país ainda em maior dificuldade do que aquela que tem sido traçada. Um país onde as famílias já estão a contar todos os trocos para conseguirem pagar as contas ao fim do mês.

Um país onde as famílias já estão a fazer cálculos antes das empresas de eletricidade começarem a cobrar os novos valores. Um país com créditos à habitação cada vez mais caros face à subida das taxas Euribor (ontem atingiram novos máximos).

Um país que ontem celebrou uma vitória política por ter alcançado um acordo para o gasoduto entre Península Ibérica e França. Ou, como o batizaram, um "corredor de energia verde". (Chamar corredor verde sempre dá um ar de inovação a projetos que já estavam desenhados no papel há quase uma década e que só viram agora a luz do dia porque um chefe de Estado que foi apaparicado pelos seus congéneres está a desligar a ficha.)

Já se o "crash" dos bancos foi causado pela curiosidade, evidencia alguma ansiedade. Alguma necessidade de certificar que as medidas do Governo se concretizaram. Um estado de espírito descrente.

Os 125 euros já chegaram. A certeza é que o valor se diluirá tão depressa como chegou. Ocupará pouco espaço, tal como o cabaz de compras que se carrega no carrinho do supermercado.

*Diretor-adjunto

Sem comentários:

Mais lidas da semana