sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Presidente croata reconhece envolvimento da OTAN no conflito ucraniano

Zagreb, 18 out (Prensa Latina) O presidente croata Zoran Milanovic reconheceu hoje o envolvimento de fato da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito na Ucrânia, informou a imprensa capital.

Muitos dos membros da Otan treinam, mantêm e financiam as forças armadas da Ucrânia, disse o presidente a repórteres, comentando a operação de guerra especial da Rússia, anunciada por seu presidente, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro. De fato, a aliança atlântica está cem por cento envolvida no confronto. Isso é um fato, disse Milanovic.

Ao mesmo tempo, ele confirmou que a Croácia mantém sua posição de se recusar a participar de ações de combate na Ucrânia.

A defesa da Croácia, para nós, está em primeiro lugar, depois em um distante segundo lugar está a aliança atlântica e depois todo o resto, comentou o presidente.

Os Estados Unidos e os países da União Europeia mantêm o fornecimento de armas à Ucrânia e o financiamento do Ocidente que já está próximo de 90 bilhões de dólares, segundo a mídia local.

A Rússia advertiu repetidamente que o envio de material de guerra ocidental para a Ucrânia apenas prolonga o conflito.

Putin afirmou na época que a operação militar respondeu a um apelo feito pelas autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk para proteger a população daquela região, bem como o propósito de desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.

Prensa Latina | mgt/to/ls

Sem comentários:

Mais lidas da semana