terça-feira, 25 de outubro de 2022

RISHI SUNAK TOMOU POSSE - É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO

"Vou unir o país com ações". Rishi Sunak indigitado primeiro-ministro britânico

No seu primeiro discurso enquanto primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak disse ter sido eleito para "emendar" os "erros" cometidos pela antecessora, Liz Truss. O novo líder, que aceitou esta terça-feira o convite do rei Carlos III para formar Governo, garante que irá unir o país "com ações, não com palavras".

“Neste momento, o nosso país enfrenta uma profunda crise económica”, começou por dizer Sunak em frente ao número 10 de Downing Street. “As consequências da pandemia de covid-19 ainda perduram e a guerra na Ucrânia desestabilizou os mercados em todo o mundo”.

Rishi Sunak considera que Liz Truss estava certa em querer melhorar o crescimento, sendo este um “objetivo nobre”, mas reconheceu que foram cometidos vários erros, que irá agora tentar “emendar”.

Para isso, estão pela frente “decisões difíceis”, avisou.

“Vocês viram-me durante a pandemia a fazer tudo o que podia para proteger as pessoas e empresas. Agora, há mais limites do que nunca. Mas prometo que irei tratar com a mesma compaixão os desafios que enfrentamos hoje”, garantiu.

Sunak assegurou que o seu Governo “não deixará a próxima geração, os vossos filhos e netos, com uma dívida que nós não pudemos pagar”.

“Vou unir o nosso país não com palavras, mas com ações. Vou trabalhar dia após dia para o cumprir. Este governo terá integridade, profissionalismo e responsabilidade em todos os níveis”, sublinhou.

Face às dificuldades que ele próprio reconhece, o novo chefe de Governo do Reino Unido disse não se deixar intimidar pelo desafio e garante que irá governar segundo as “melhores tradições” do Partido Conservador.

Sunak aproveitou para prestar homenagem a Boris Johnson “pelas suas incríveis conquistas como primeiro-ministro”. O antigo líder já deu os parabéns ao seu ex-ministro das Finanças através do Twitter, falando num “dia histórico”.

Ainda durante o seu discurso à nação, Rishi Sunak prometeu um Serviço Nacional de Saúde mais forte, melhores escolas, ruas mais seguras, controlo nas fronteiras, proteção do meio ambiente, apoio às Forças Armadas e a construção de uma economia que abrace as oportunidades do Brexit, onde as empresas invistam, inovem e criem empregos.

“Eu entendo o quão difícil é este momento. Depois dos milhares de milhões de libras que nos custou o combate à pandemia, depois de todos os distúrbios causados por uma guerra terrível, entendo plenamente como as coisas estão difíceis”.

“E entendo também que tenho trabalho a fazer para restaurar a confiança”, prosseguiu o primeiro-ministro. “Tudo o que posso dizer é que não estou assustado”.

Sunak disse conhecer o alto cargo que aceitou e espera corresponder às suas exigências. “Mas quando surge a oportunidade de servir, não podemos questionar o momento; apenas a nossa vontade”.

“Por isso estou aqui, pronto para liderar o nosso país no futuro. Para colocar as vossas necessidades acima da política, para alcançar e construir um Governo que represente as melhores tradições do meu partido”, declarou.

O novo chefe de Governo terminou com a mensagem de que, “juntos, podemos alcançar coisas incríveis”, criando um futuro “digno dos sacrifícios que tantos fizeram” e enchendo o amanhã e todos os dias seguintes com esperança.

Sunak já esteve reunido com o rei Carlos III, que o encarregou de formar um novo Governo. A antecessora Liz Truss fez esta manhã o último discurso enquanto líder, desejando ao novo líder o “maior sucesso”.

Joana Raposo Santos | RTP

Sem comentários:

Mais lidas da semana