terça-feira, 25 de outubro de 2022

BOMBAS SUJAS DE KIEV A LUANDA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A bomba suja pode rebentar a qualquer momento na Ucrânia à maneira do incêndio do Reichstag (parlamento alemão) que Hitler aproveitou para “exterminar essa peste assassina dos comunistas com punho de ferro”. Hermann Göring, comandante da polícia prussiana, deu ordens aos seus homens para dispararem contra os “comunistas”. O resto da tragédia já todos conhecem. O último acto foi o Holocausto. Milhões de judeus, comunistas, homossexuais, ciganos e outras minorias foram exterminados.

A Ucrânia é apenas uma etapa. A bomba suja rebentou na Suécia com a extrema-direita ganhando as eleições. Hoje o governo daquele país nórdico é mais ou menos igual ao de Hitler. Isto aconteceu na catedral da social-democracia à qual eles chamam o “socialismo democrático”.

A bomba suja rebentou em Itália. Desde ontem que o governo italiano é de extrema-direita, chefiado por uma discípula de Mussolini.  Mas já tinha rebentado na Holanda, na Áustria, na Polónia, na Hungria, na Roménia, nos países bálticos (Letónia, Estónia e Lituânia). Rebentou há alguns anos na Finlândia. Tanta bomba suja!

A bomba suja rebentou nos EUA com a eleição de Donald Trump. Deu espaço e voz à extrema-direita. Pôs no topo da agenda política a supremacia branca. Deu gás aos assassinos racistas do Ku Klux Klan. Felicitou calorosamente o líder da extrema-direita espanhola, Santiago Abascal, pelo seu “extraordinário trabalho na defesa das fronteiras e da agenda conservadora". A bomba suja de Trump continua armada e pronta a explodir. Aguentem mais uns dias pelas eleições intercalares.

Teresa May fez deflagrar uma bomba suja no Reino Unido. Boris Johnson multiplicou as explosões. Liz Tuss nem hesitou em manter o projecto e decidiu baixar os impostos aos ricos, à custa da dívida pública. Rishi Sunak, banqueiro de sucesso, vai ser o dono da bomba suja nos próximos tempos. 

A bomba suja rebentou em Portugal com a eleição do Tio Célito. Desde então, a extrema-direita desfila na Assembleia da República e no Governo. Mais de uma milhão de crianças portuguesas passa fome. Mais de metade dos portugueses caiu na pobreza, apesar de trabalhar. Mais de dois milhões vivem abaixo do limiar da pobreza. A bomba suja são os salários rastejantes e o trabalho sem direitos.

A democracia deles é muito selectiva. Úrsula von der Leyen, a chefe da União Europeia, diz que os nazis de Kiev defendem os valores da democracia. Hitler, o seu avozinho e o seu paizinho também defendiam os valores da democracia das bombas sujas. Deu em tragédia. A Polónia é uma peça-chave na guerra da OTAN (ou NATO), EUA e União Europeia contra a Federação Russa. O seu governo é assumidamente nazi. Uma bomba suja na defesa da democracia das potências ocidentais. 

Da Hungria ninguém fala. Mas o governo é de extrema-direita. Dos países bálticos ninguém dá notícias. Mas os governos são todos nazis. O mesmo acontece com a Roménia. A velha Europa é um paiol perigoso de bombas sujas. Prontas a explodir.

A extrema-direita avança imparável porque os “democratas” a levam às costas. A bomba suja em Portugal é assim. A inflação no final do ano vai passar os dez por cento. Governo e patrões “aumentaram” os trabalhadores apenas em cinco por cento. Não é aumento nenhum, é empobrecimento. A bomba suja rebentou no prato de quem trabalha. O subsídio de refeição aumentou 43 cêntimos quando os preços da cesta básica subiram mais de 50 por cento. Logo, as refeições hoje custam mais do dobro do que custavam. Com aumentos salariais que são empobrecimento e a esmola de 43 cêntimos nas refeições, quem ganha é a bomba suja da extrema-direita. 

O grande capital financeiro pôs os pobres a pagar as falências dos bancos. Os mesmos pobres pagaram a factura da pandemia COVI19. Mas ainda não estão satisfeitos. Querem acabar com a democracia colocando o mundo ocidental sob os desmandos da extrema-direita. Os EUA já compraram várias máquinas para fotocopiar dólares. Não vão ter mãos a medir!

Em Angola a bomba suja foi armada em 2017. Os assessores e consultores do Presidente João Lourenço iniciaram a política amigo do meu inimigo, meu inimigo é. Assim se destruiu riqueza e postos de trabalho. Assim a bomba suja tirou comida da mesa de quem já era pobre quanto baste.

A bomba suja não rebentou nas eleições de 24 de Agosto de 2022 porque a frente dos prostitutos unidos (fpu) encabeçada pela UNITA, não foi capaz de mostrar que já desistiu das fogueiras da Jamba, da eliminação dos adversários políticos, da destruição de Angola. Um dia perguntaram a Savimbi por que razão, os seus sicários destruíram dezenas de pontes e pontões do Caminho-de-Ferro de Benguela quando bastava sabotar meia dúzia. E ele respondeu com aquele ar alarve: “Vamos destruir tudo porque depois a UNITA vai construir melhor.

A bomba suja não rebentou nas eleições de 24 de Agosto. Mas se o Presidente João Lourenço continua a esbanjar apoios, se continua a colocar-se às ordens do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA), se continua a perseguir os ricos que não pertencem à sua turma, se vira costas aos amigos de sempre para servir os inimigos jurados de Angola pode contar com a bomba suja. 

A tragédia é que no fim, quem pode ganhar com a explosão da bomba suja é a UNITA, o símbolo mais tenebroso das bombas sujas.

As angolanas e os angolanos ainda vão ter de esperar muito até entrar em acção a palavra de ordem em primeiro lugar, temos de resolver os problemas do povo. Nos dias que correm, em primeiro lugar cumprem-se as ordens dos Biden e outros armadores de bombas sujas. Quem diria. O mesmo povo que derrotou a coligação mais agressiva e reacionária do planeta, capitaneada pelos EUA, que derrotou o regime racista de Pretória, hoje é espezinhado pelos derrotados. Como escreveu Camões, um fraco rei faz fraca a forte gente. 

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana