sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Porta-aviões 'mais poderoso' da China entra no Pacífico Ocidental para exercícios

O grupo de porta-aviões 'mais poderoso' da China entra no Pacífico Ocidental para exercícios em meio à ruptura do princípio apenas de defesa do Japão

Liu Xuanzun | Global Times

O porta-aviões Liaoning da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA), com um número recorde de contratorpedeiros Tipo 055 de 10.000 toneladas como escolta, supostamente navegou pelo Estreito de Miyako e entrou no Pacífico Ocidental para exercícios de rotina na sexta-feira, dia mesmo dia em que o Japão rompeu com seu princípio pós-guerra de apenas defesa e anunciou planos para se equipar com mísseis com capacidade de primeiro ataque, permitindo-se atingir a China. Como o grupo de porta-aviões Liaoning mais poderoso até agora, espera-se que a flotilha do PLA realize uma série de exercícios realistas orientados para o combate além da primeira cadeia de ilhas, aprimorando suas capacidades de salvaguardar a soberania nacional, integridade territorial e interesses de desenvolvimento, disseram especialistas militares.

A Força Marítima de Autodefesa do Japão avistou uma flotilha da Marinha do PLA composta pelo porta-aviões Liaoning, os grandes destróieres Type 055 Anshan e Wuxi, o destróier Type 052D Chengdu, a fragata Type 054A Zaozhuang e o navio de reabastecimento abrangente Type 901 Hulunhu navegando do leste Mar da China através do Estreito de Miyako no Pacífico Ocidental de quinta a sexta-feira, disse o Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão em um comunicado à imprensa na sexta-feira.

Antes disso, de segunda a quinta-feira, o Japão também informou que o grande contratorpedeiro Type 055 Lhasa, o contratorpedeiro Type 052D Kaifeng e o navio de reabastecimento Type 903A Taihu navegaram do Mar da China Oriental através do Estreito de Osumi para o Pacífico Ocidental, e que um O navio de reconhecimento eletrônico da PLA Navy com casco número 796 e o ​​contratorpedeiro da classe Sovremenny Taizhou navegou do Mar da China Oriental através do Estreito de Miyako para o Pacífico Ocidental.

Não se sabe se todos os navios mencionados acima são realmente parte do grupo de porta-aviões, mas o número recorde de 10.000 toneladas da classe Type 055 pode significar que esta é a configuração mais poderosa do Liaoning.grupo de operadoras ainda, disseram observadores. Anteriormente, havia apenas um Type 055 apresentado no grupo, e desta vez são até três.

O grupo de porta-aviões Liaoning aparentemente está em um exercício de treinamento de rotina, no qual as embarcações dentro do grupo praticarão movimentos coordenados e operações conjuntas, e os caças baseados em porta-aviões praticarão decolagens e pousos, disse Song Zhongping, um especialista militar chinês e comentarista de TV, disse ao Global Times na sexta-feira.

Song disse que os grandes contratorpedeiros Type 055 são as melhores escoltas dos porta-aviões chineses, e também é possível que o grupo de porta-aviões Liaoning também tenha submarinos movidos a energia nuclear.

Exercícios como esse já se tornaram normais e regulares, disse Song.

Em maio deste ano,o grupo de porta-aviões Liaoning realizou um exercício em mar distante no Pacífico Ocidental, a leste da ilha de Taiwan e ao sul do Japão. Com mais de 300 surtidas de aeronaves em cerca de 20 dias, a missão marcou o exercício mais longo e intensivo de surtidas do porta-aviões chinês na região.

Sexta-feira, o dia em que o grupo de porta-aviões Liaoning navegou pelo Estreito de Miyako, também é o dia em que o Japão adotou uma estratégia de segurança nacional declarando planos de possuir capacidade de ataque preventivo e mísseis de cruzeiro dentro de anos para se dar uma base mais ofensiva contra "ameaças " da China, informou a AP no dia, chamando a mudança de uma grande ruptura com seu princípio estritamente de autodefesa do pós-guerra.

Enfrentando as tentativas contínuas do Japão de revisar suas estratégias de defesa e expandir suas forças armadas, o PLA precisa melhorar sua prontidão de combate para lidar com possíveis emergências, disse Song.

"Nossos exercícios não visam terceiros, mas se um terceiro representa uma ameaça à China, deve sentir que os exercícios o visam", disse Song.

O PLA protegerá resolutamente a soberania e a integridade territorial da China e impedirá que outros países interfiram na questão de Taiwan, disse Song.

Imagem: A imagem mostra o porta-aviões Liaoning (Hull 16) e outras embarcações e caças na parada marítima conduzida pela Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA) no Mar da China Meridional na manhã de 12 de abril de 2018. Foto: China Military

Sem comentários:

Mais lidas da semana