sábado, 15 de janeiro de 2022

UM FORAGIDO NA CNN PORTUGAL

Artur Queiroz*, Luanda

Portugal tem um canal CNN que emite num português impregnado de inglês e vende horas e horas de descontracção e estupidez natural. Como tudo o que vem do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA), a ideologia balança entre a extrema-direita de cabeça rapada e os restos esclerosados do fascismo salazarista. 

Pelo meio vendem banha da cobra, entretenimento untuosamente pornográfico, comentários à moda do zé das iscas dos subúrbios e muito snobismo eclesiástico. Foi neste bordel zoológico que se refugiou Adalberto da Costa Júnior, quando o Bróder King lhe comunicou que não conseguiu reproduzir no distrito urbano de Benfica o terror de Cafunfo.

Adalberto é um homem previdente por isso vale por dois, enquanto os outros chefes da UNITA, todos juntos, valem pouco mais do que meio galo negro. Vai daí fugiu para o seu país, porque todos os operacionais da golpada do dia 10 de Janeiro dizem às autoridades que foi ele e o Nelito Ekuikui que mandaram. Anda a polícia procurando os autores morais e afinal também há mandantes dos crimes de rua.

Mal chegou ao seu país, os jornalistas de investigação da CNN foram descobri-lo debaixo da cama de um senhor que teve um acidente de aviação na Jamba por causa do excesso de marfim, droga e diamantes. A senhora ministra interina das polícias garantiu-lhe protecção até aos estúdios do canal mundialmente falido e aí vai disto: - Tudo good brother Junior?

Angola | PGR APREENDE CAPITAL SOCIAL DO GENERAL "DINO" NA UNITEL

A PGR de Angola anunciou hoje que o Serviço Nacional de Recuperação de Ativos "procedeu à apreensão de 25% das participações sociais que a sociedade comercial Geni detém no capital social da Unitel".

A Geni é propriedade do general angolano Leopoldino do Nascimento "Dino", que integrou os serviços da Presidência da República, ao tempo do ex-presidente José Eduardo dos Santos e do antigo vice-presidente Manuel Vicente. 

 Os 25% apreendidos constituem a parte do capital social da Unitel que era detida pelo general Leopoldino do Nascimento "Dino".

 Numa nota a que a Lusa teve acesso, a PGR explica que a apreensão decorre de um processo de investigação patrimonial e financeiro, relacionado com o processo-crime instaurado pela Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), um órgão da Procuradoria-Geral da República angolana.

 "Para fiel depositário das referidas participações sociais foi nomeado o Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE)", conforme estipula o Código do Processo Penal e o decreto presidencial n.º 72/20, de 20 de março.

 Com esta apreensão, o Estado angolano passa a deter a totalidade do capital social da empresa angolana Unitel, uma empresa prestadora de serviços na área das telecomunicações móveis, tendo sido a primeira a operar com a tecnologia GSM no mercado angolano.

 Metade do capital social da Unitel é detida pela petrolífera estatal angolana Sonangol, que ficou com os 25% que pertenciam à empresária angolana Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, através de uma decisão do Tribunal Supremo das Ilhas Virgens Britânicas.

Deutsche Welle | Lusa

Angola | MEIO MILÉNIO DE MIERICÓRDIAS

Artur Queiroz*, Luanda

Misericórdia de Luanda Nasceu com a Cidade e Viveu Séculos de Glória

Hospital da Cidade Alta Foi Sede da Primeira Escola Médica de Angola

Paulo Dias de Novais fundou Luanda e a Santa Casa da Misericórdia, em 1576. Mas a rainha D. Leonor criou a instituição há mais de 500 anos. Em 1628, foi construído o Hospital da Misericórdia, que durante séculos prestou cuidados de saúde aos Luandenses, tendo-se especializado no tratamento do “Mal de Loanda” (escorbuto) e doenças do fígado. 

O Hospital da Misericórdia foi sede da Escola Médica de Luanda, a primeira instituição de ensino superior em Angola, que teve ao seu serviço brilhantes professores de Medicina, entre os quais merece destaque José Pinto de Azeredo, natural do Rio de Janeiro, nomeado por D. Maria I, a 24 de Abril de 1789, “físico-mor da cidade de Loanda e do Reino de Angola”. Depois de estudos na Faculdade de Medicina de Coimbra, fez especializações em Edimburgo e Leide.

Estudiosos da matéria garantem que a primeira Igreja da Misericórdia foi erigida em São Salvador do Congo, mas não existem documentos que a liguem a qualquer irmandade ou instituto religioso. Documentos dão conta da existência da Santa Casa da Misericórdia em Massangano, criada em 1660, “por provisão do Cabido de Angola e Congo”. O consentimento régio chegou em 1676. Em Benguela, a Irmandade de Nossa Senhora do Pópulo estava ligada à Misericórdia.

A Santa Casa da Misericórdia de Luanda teve uma importância extraordinária na assistência aos desvalidos e na prestação dos cuidados de saúde. A sua actividade foi contínua, durante séculos.

Angola | Sobe para 102 o número de detidos nos incidentes da greve de taxistas

Em declarações, esta sexta-feira (14.01), o ministro do Interior angolano fez saber ainda que oito dos detidos foram já condenados com penas de três meses de prisão efetiva. Número de detidos pode aumentar, diz governo.

Eugénio Laborinho, ministro do Interior de Angola, falava, esta sexta-feira (14.01), durante um programa especial de informação realizado pela Televisão Pública de Angola sobre os incidentes ocorridos, no início da semana, na sequência da greve de taxistas em Luanda.

Segundo o governante, os processos estão a ser instruídos, para que os envolvidos sejam responsabilizados pela tentativa de homicídio, coação, instigação pública ao crime e rebelião, atentado contra a segurança dos transportes, dano com violência, ofensa à integridade física, furto, associação criminosa, desobediência, entre outros.  

"Dos 102 suspeitos detidos, dos quais 96 por motim, cinco por danos com violência e furto qualificado, já foram formalizadas 79 detenções que seguiram as diversas formas de processo, sendo 41 processos sumários, 14 processos comuns e 24 aguardam pelo despacho do Ministério Público", informou o ministro.

Eugénio Laborinho salientou ainda que dos 41 detidos, cujos processos foram encaminhados aos tribunais de comarca de Luanda e de Viana para o julgamento sumário, resultaram em oito condenados, com penas de três meses de prisão efetiva, 19 absolvidos por insuficiência de provas, 11 detidos cujos processos tramitaram pela forma comum, estando em fase de instrução preparatória atendendo que alguns crimes cometidos por aqueles cidadãos não podem ser julgados em processo sumário, por terem uma moldura penal superior a três anos", realçou.

Comandante das Forças de Defesa demite-se para ser candidato presidencial

TIMOR-LESTE

O comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, disse hoje à Lusa que se vai demitir do cargo para se poder candidatar, a tempo, às eleições presidenciais previstas para março.

“Falei hoje com o senhor Presidente da Reública. A questão da carreira militar é uma coisa, mas o que está em jogo agora, o mais importante, é a questão das eleições”, disse Lere Anan Timur, em declarações à Lusa.

“Eu agora já não falo da passagem à reforma, porque esse processo é mais demorado. Vou por outra via, que é a minha resignação. Vou falar com o ministro da Defesa muito em breve e depois avanço com a minha demissão”, explicou.

O chefe do Estado-maior General das Forças Armadas (CEMGFA) disse que a sua opção inicial, confirmada em entrevista à Lusa na semana passada, era de pedir a passagem à reforma, um processo mais demorado e que poderia pôr em risco o cumprimento dos prazos eleitorais.

“Penso que já não há tempo para a opção de reforma. E por isso decido avançar com a minha demissão. O vice-comandante tem competências para ocupar a vaga de CEMGFA na ausência deste”, explicou.

“A demissão tem efeito imediato e é a minha última via. Porque eu quero e vou mesmo avançar para a candidatura presidencial”, reiterou.

Portugal | TORTUOSA ESTABILIDADE

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

A estabilidade é um conceito sempre no cerne do debate político. Trata-se de um requisito reclamado por qualquer governante para "bem governar" e os cidadãos anseiam políticas que lhes propiciem uma vida estável e segura.

São estes dois pressupostos que António Costa afirma como justificação das eleições legislativas de 30 de janeiro. Rui Rio, igualmente pregador da estabilidade, acha que aquilo que instabiliza as nossas vidas é "termos tanto socialismo em cima de nós", propondo-se "fazer diferente", como se fazer diferente signifique fazer melhor.

Rui Rio, a custo, passou a ser pela valorização do salário mínimo nacional, mas logo descobriu (grande patranha) que o "crescimento excessivo" do SMN impediu a melhoria dos outros salários. Assim, a sua política diferente consistirá em travar o crescimento do SMN para "melhorar a mediana salarial", garantir às empresas condições de crescimento e obtenção de ganhos para "depois distribuir", acrescentando, hipocritamente, que se as coisas correrem bem, "um salário mínimo de 900 euros até pode ser pouco". São receitas do século XIX.

Portugal | PARA A FOTOGRAFIA

Henrique Monteiro | HenriCartoon

Portugal | O FANTASMA DE PEDRO NUNO E O DA CLASSE MÉDIA

Paulo Baldaia* | TSF | opinião

A ideia de que o país pode acordar no dia 31 de janeiro e ter como solução mais sustentada um governo de esquerda com Pedro Nuno Santos a liderar uma geringonça não é descabida, estava em todas as análises e só não tinha entrado no debate entre os protagonistas destas eleições. Foi, aliás, António Costa que convocou esse fantasma, ao admitir que, se os militantes do PS quisessem, o ministro das Obras Públicas podia ser líder do PS e sentar-se na secretária que ele tem na residência oficial de São Bento. Rui Rio limitou-se, portanto, a dizer que o rei vai nu.

A verdade, no entanto, é que os perigos que ontem foram agitados no debate não são assim tão perigosos. Nem Pedro Nuno deverá ser primeiro-ministro sem se apresentar a eleições, nem a classe média acabará por pagar mais pelo Serviço Nacional de Saúde. Vamos por partes:

Se o PSD vencer as eleições mas a maioria se mantiver à esquerda, Costa deixará de ser secretário-geral do PS, que terá de escolher um novo líder. Com um alto grau de probabilidade, a escolha recairá em Pedro Nuno Santos, que mais facilmente será capaz de refazer a geringonça. Acontece que seria um suicídio político aceitar ser primeiro-ministro sem se submeter a eleições. Terá, por isso, de viabilizar um governo de Rui Rio, aprovar os orçamentos de 2022 e 2023, negociando com o Presidente da República uma clarificação com eleições dentro de um ano.

Quanto ao fantasma que o líder do PS trouxe para o debate, o que assusta a classe média cansada de pagar muitos impostos e não ter serviços públicos de acordo com o que paga, é fantasma de perna curta. Não se trata de nenhuma proposta inscrita no programa do PSD, mas sim uma proposta que faz parte da revisão constitucional que só pode avançar se o PS permitir, porque só se muda a Constituição se PS e PSD estiverem de acordo. O que sabemos a propósito do SNS é que ele esteve irrepreensível a tratar a Covid, mas abriu o flanco deixando de tratar muitos doentes não Covid. O SNS está doente e precisa que os dois principais partidos se entendam sobre a forma de o curar.

*Jornalista 

Costa mantém vantagem sobre Rio na confiança para primeiro-ministro

PORTUGAL

A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra 25 pontos de vantagem de António Costa sobre Rui Rio, acompanhados por melhores avaliações nos parâmetros de competência, influência, proximidade das pessoas e até honestidade.

A sondagem da Aximage foi feita já durante a primeira semana de debates e, apesar de um ligeiro recuo (dois pontos) em relação ao mês passado, António Costa mantém vantagem sobre Rui Rio tanto na confiança para primeiro-ministro, como na firmeza da intenção de voto.

Quando se pergunta qual dos dois: António Costa ou Rui Rio seria "melhor primeiro-ministro", o saldo entre o secretário-geral do PS e o presidente do PSD mantém-se inalterado, em relação ao mês passado: 49% nomeiam Costa, 24% apontam Rio.

WASHINGTON RECUSA DISCUTIR EXTENSÃO DA OTAN

As negociações russo-americanas em Genebra foram interrompidas. A negociadora dos EUA, Wendy Sherman, Secretária de Estado Adjunta, só estava autorizada pelo Presidente Biden a discutir a colocação de mísseis dos EUA na Ucrânia e de tropas russas na fronteira russo-ucraniana, nada mais.

A Rússia enviara o seu Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores-br), Serguei Riabkov, para discutir a proposta de Tratado que garanta a Paz [1] publicado pelo Presidente Vladimir Putin. Trata-se de afirmar ao mesmo tempo o respeito pela Carta das Nações Unidas e o respeito pela palavra dada, o que implicaria, entre outras coisas, a transformação da OTAN ou a sua dissolução [2].

EUA vão enviar armas e treinar insurgentes na Ucrânia em caso de agressão russa

# Publicado em português do Brasil

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos e a CIA planejam ajudar insurgentes ucranianos com treinamento de soldados e fornecimento de armas, além do uso de países aliados da região como bases militares.

A informação foi publicada nesta sexta-feira (14) no jornal The New York Times, citando fontes anônimas do governo do presidente norte-americano Joe Biden.

Segundo o jornal, o governo dos EUA poderia ajudar os insurgentes na Ucrânia fornecendo treinamento em países próximos, além de apoio logístico e armas, disseram autoridades do governo Biden. A ajuda poderia ser feita de forma aberta, por meio do Departamento de Defesa dos EUA, ou secreta, por meio da CIA.

O treinamento de forças nos países em determinados países da OTAN na região, como Polônia, Romênia e Eslováquia, também seria utilizado para permitir que insurgentes ucranianos entrem e saiam do país. Os países aliados serviriam ainda como bases para apoio médico.

Com situação estabilizada, forças de paz da CSTO iniciam retirada do Cazaquistão

# Publicado em português do Brasil

A missão de paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) no Cazaquistão está chegando ao fim, anunciou na quinta-feira (13) o secretário-geral da entidade, o belarrusso Stanislav Zas.

"A operação de paz da CSTO, realizada no território da República do Cazaquistão a pedido da liderança do país, está gradualmente chegando ao fim", disse o secretário-geral na cerimônia dedicada ao término da missão.

Segundo as palavras de Stanislav Zas, as Forças de Paz, criadas por decisão do Conselho de Segurança Coletiva da CSTO, desempenharam honrosamente todas as tarefas de que foram incumbidas.

Conforme disse o secretário-geral aos jornalistas após o evento, a retirada das forças de paz pode levar até dez dias, o que vai depender inclusive das condições meteorológicas.

O Ministério de Defesa da Rússia informou também que "de acordo com o plano desenvolvido pelo Comando das Forças Coletivas de Paz da CSTO e pelo Ministério de Defesa do Cazaquistão, a proteção das estruturas e prédios de importância vital do país começou a ser transferida para os órgãos de segurança pública do país".

Afinal as festas em Downing Street eram semanais, e Boris Johnson “passava por lá

A semana foi de incessantes revelações sobre quebras dos regulamentos anti-covid por membros do gabinete do primeiro-ministro britânico. Acumulam-se vozes a pedir a sua demissão

Horas depois de o Governo do Reino Unido ter pedido desculpa, esta sexta-feira, por violações das regras pandémicas na véspera do funeral do marido da rainha, o país ficou a saber que os convívios com copos eram um ponto fixo da agenda do n.º 10 de Downing Street. Aconteciam todas as sextas-feiras das 16h às 19h, escreve o jornal “The Daily Mirror”. Inquirido pela televisão Sky News, o gabinete de Boris Johnson não quis desmentir a notícia. Outro jornal, “The Independent”, detalha os esforços do governante para limpar a imagem à custa de bodes expiatórios.

Era tal a regularidade que as “sextas com vinho” surgiam nas agendas eletrónicas de cerca de 50 funcionários da residência oficial, escreve o jornal. Já se organizavam antes da pandemia, por iniciativa do gabinete de imprensa do primeiro-ministro, e não pararam quando o Executivo impôs regras que incluíam a proibição de convívio dentro de portas fora do agregado familiar.

A semana tem sido difícil de acompanhar: quarta-feira Boris Johnson pediu desculpa ao Parlamento por ter estado naquilo que foi claramente uma festa, em maio de 2020. O seu secretário convidou 100 funcionários para um ajuntamento no jardim da residência oficial, pedido que trouxessem vinho. Alguns estranharam, dadas as restrições vigentes, mas entre 30 e 40 estiveram presentes, incluindo o governante e a mulher. O líder conservador alegou ter julgado tratar-se de uma reunião de trabalho, na qual passou 25 minutos, diz.

Quinta à noite, soube-se das festas durante o luto nacional por Filipe, duque de Edimburgo e marido da soberana durante 73 anos. Organizados para assinalar a saída de um diretor de comunicações — James Slack, que pediu desculpas públicas —e de um fotógrafo do staff de Downing Street, duraram até à madrugada do dia em que a rainha foi sepultar o marido, impressionando os súbditos ao surgir afastada dos seus familiares na capela (como mandavam as regras).

Em Downing Street houve malas cheias de garrafas de vinho, dança numa cave mal ventilada, alcatifas manchadas e até utilização do baloiço do filho bebé do primeiro-ministro, que ficou partido.

Mais lidas da semana