segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

BALDEAR A BARBÁRIE!

UMA VISÃO DESDE A PROFUNDIDADE DO SUL GLOBAL

Martinho Júnior, Luanda

Neste início de 2022 está-se a assistir ao momento de “BALDEAR A BARBÁRIE”, conforme essa barbárie foi fundamentada pela aristocracia anglo-saxónica desde o início da revolução industrial, numa manobra misto de elitismo e de exclusivismo feudal, próprios das práticas que marcavam em pleno feudalismo os suseranos ante seus vassalos!

O “hegemon” já não está mais em condições de cultivar os processos de domínio elitista, exclusivista e feudal, na tentativa de dominar num “completo espectro global”, algo que se está a degenerar paulatinamente se seguirmos os indicadores do poder imperial unipolar, mesmo que a doutrina Biden conjugada com o programa da Rand Corporation, o “think tank” do complexo energético-militar, esteja na ordem do dia.

Incapaz de atacar a emergente vontade emanada pelo multilateralismo que inevitavelmente se está a construir na EurÁsia partindo da aliança entre a Federação Russa e a República Popular da China, os demónios do “hegemon” procuram dividi-lo, ou fraccioná-lo desde logo nas suas periferias!

A crença na possibilidade de divisão anima agora o “hegemon” ao privilegiar as provocações em curso contra a Federação Russa, que estima ser o elo mais fraco do primeiro escalão da emergência multilateral, enquanto preparam a tentativa dum bloqueio naval sistematizado conforme à criação da AUKUS contra a RPC, impossível de neste momento alcançar por insuficiência de tecnologias, forças, de meios, em cada vez mais grave exaustão financeira!

Portugal | UMA CHUVA DE DINHEIRO CAI NA CAMPANHA ELEITORAL

Quem participa no Rendimento Básico Incondicional, como participa, quanto tempo dura, quais são os protocolos, os incentivos e os critérios de avaliação da “experiência”, isso fica no segredo “cientista”.

Francisco Louçã* | opinião

Sempre achei a proposta de um Rendimento Básico Incondicional uma fraude. Choca-me que políticos sérios venham a uma campanha eleitoral, num país com dois milhões de pobres (após transferências públicas), prometer um maná dos céus, uma chuva de dinheiro ("rendimento"), que assegurará o essencial de uma vida boa ("rendimento básico") para toda a gente sem excepção ("incondicional"). Em inglês, o nome é Rendimento Básico Universal e é isso mesmo, toda a gente receberá do Estado o suficiente para viver. Para as pessoas necessitadas, esta promessa é fabulosa: ficaria assegurada a sua vida com o mínimo de conforto e segurança. Não é uma prestação para proteger da pobreza, do desemprego ou da doença, é uma garantia de vida para todos para todo o sempre. Rendimento, Básico, Incondicional.

Há mesmo uma filosofia new age na base desta conversa: deve ser incondicional porque é mais simples e não tem burocracia, paga-se e pronto, simplesmente porque corresponde a um direito adquirido ao nascer. E deve ser generoso, para garantir que possamos viver consoante o nosso prazer. É encantador. Não deixa por isso de ser espantoso que quem apresenta uma proposta deste tipo em eleições, naturalmente como razão para um voto, fique incomodado com a pergunta lógica: e faz a fineza de me explicar como é que isso se paga?

PORTUGAL JÁ TEM CONDENADOS À PENA DE MORTE NAS PRISÕES?

303 mortes nas prisões em cinco anos. PJ só foi chamada a investigar seis

As causas de uma morte em prisão devem ser alvo de uma averiguação eficiente, com controlo público e informação atempada à família, determina a jurisprudência europeia. Casos como o de Danijoy Pontes demonstram que Portugal não segue esse ditame. Especialistas e PJ frisam a necessidade de investigar todas estas mortes como "suspeitas".

rimeiro foram as três mortes de reclusos num só dia, 15 de setembro de 2021, duas das quais na mesma prisão - o Estabelecimento Prisional de Lisboa - uma delas a de Danijoy Pontes, um jovem de 23 anos, todas arquivadas ao fim de um mês como tendo ocorrido "por causas naturais". Depois a de Maria Malveiro, de 21 anos, em Tires, por alegado suicídio - ter-se-á enforcado com lençóis - a 29 de dezembro, quando a sua defesa garante que já tinha alertado para a possibilidade de a jovem atentar contra a sua vida. E a 10 de janeiro Miguel Cesteiro, de 53 anos, morreu em Alcoentre, alegando a família e a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso que há suspeitas de agressões e/ou de falta de assistência. Cinco óbitos que põem em causa a forma como o Estado português exerce os seus deveres de proteção das pessoas à sua guarda e de investigação eficiente e independente das mortes em custódia.

Desde logo, releva-se que em nenhuma destas cinco mortes a Polícia Judiciária (PJ), que tem o monopólio da investigação das mortes violentas - entre as quais se conta o suicídio -, foi a polícia chamada ao local. Só em duas delas - o de Maria Malveiro e de Danijoy Pontes - acabaria por ser encarregada da investigação, mas tardiamente: o inquérito respeitante ao alegado suicídio só lhe chegou a 4 de janeiro, enquanto o de Danijoy foi apenas remetido a 29 de novembro, depois de a revolta da família, os protestos de várias organizações antirracistas (o jovem era de origem santomense) e a pressão mediática terem forçado o Ministério Público a reabri-lo.

Quanto à morte mais recente, a de Miguel Cesteiro, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) abriu, como obrigatório, um inquérito à mesma, mas já informou publicamente que a autópsia não aponta para suspeitas de crime, não esclarecendo, no entanto, qual a causa. Até sexta-feira 21 (11 dias depois), o caso ainda não fora entregue à PJ.

Questionada pelo DN sobre o número de mortes em prisões que nos últimos cinco anos foi chamada a investigar, a PJ contabiliza apenas seis: duas em 2018 (Estabelecimento prisional anexo à PJ e Ponta Delgada); três em 2021 (uma em Pinheiro da Cruz, mais as de Danijoy e de Maria Malveiro) e outra ocorrida a 11 de janeiro, no EPL, por exigência da advogada do recluso. Neste espaço de tempo, ocorreram pelo menos 303 mortes em meio prisional, 66 das quais classificadas como suicídio - as restantes foram registadas como devendo-se a causas naturais, sendo que, como se verificou com Danijoy, algumas dessas classificações levantam dúvidas.

"Todas as mortes em meio prisional devem ser encaradas como suspeitas por principio de precaução, ou seja, deve ser seguido o procedimento adequado a uma morte suspeita."

Portugal com 32 758 novos casos covid-19, 44 mortos, 172 nos cuidados intensivos

44 mortos em dia com subida de incidência, R(t) e internamentos

O relatório diário da Direção-Geral da Saúde indica que houve mais 32 758 novos casos nas últimas em 24 horas. Há agora 2348 pessoas internadas, das quais 172 nos cuidados intensivos. Incidência chega aos 5322,6 casos por 100 mil habitantes.

Foram confirmados, nas últimas 24 horas, 32 758 novos casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Mais 44 pessoas morreram devido à doença, indica ainda o relatório desta segunda-feira (24 de janeiro).

A região Norte é aquela que apresenta mais novas infeções, com 15 920 novas, seguido por Lisboa e Vale do Tejo com 9674, Centro com 4003, Madeira com 968, Algarve com 889, Alentejo com 666 e Açores com 638.

No que diz respeito a óbitos, em Lisboa e Vale do Tejo declarou 16, seguido pelo Norte (12), Centro (9), Algarve (3), Alentejo (2) e Madeira (2).

No que se refere à situação dos hospitais, os dados mostram que há hoje mais 129 pessoas internadas, totalizando agora 2348 internados, dos quais 172 em unidades de cuidados intensivos (mais 12). Há, em contrapartida, mais 12 875 casos de pessoas que recuperaram da infeção.

A atualização da taxa de incidência indica uma subida sendo agora de 5322,6 casos de infeção por 100 mil habitantes, quando na sexta-feira era de 4731,3 em todo o território. Este aumento é comum na análise feita no continente que é agora de 5262,8 (era de 4674,0).

Novidade é que houve uma subida do R(t), sendo agora de 1,15 (era de 1,10 na sexta-feira) no território nacional e na análise feita apenas ao continente.

Ao dia de hoje, o país contabiliza 509 628 casos ativos de covid-19, refere ainda a autoridade nacional de saúde.

Isto numa altura em que já está disponível o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas com 30 ou mais anos. Para agendar a vacinação basta aceder ao portal das marcações online da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O autoagendamento para a dose de reforço estava disponível para maiores de 40 anos desde a última segunda-feira, tendo baixado na quinta-feira para as pessoas que têm 35 ou mais anos, e este domingo para os 30 e mais anos.

O portal do autoagendamento permite também marcações de pessoas com 60 ou mais anos para dose de reforço contra a covid-19 e vacina contra a gripe, assim como para quem tem mais de 18 anos e foi vacinado com a Janssen há pelo menos 90 dias.

Segundo dados de quarta-feira da DGS, mais de quatro milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 e mais de 8,7 milhões têm a vacinação primária completa.

Os EUA preparam-se para sacrificar Zelensky e justificar a contenção da Rússia?

# Publicado em português do Brasil

Andrew Korybko* | One World

A facção anti-russa das burocracias militares, de inteligência e diplomáticas permanentes dos EUA ('deep state') pode estar se preparando para sacrificar Zelensky pelo grande propósito estratégico de provocar o cenário que reorientaria seu país para priorizar a 'contenção' da Rússia sobre da China.

Os grandes cálculos estratégicos do “estado profundo” dos EUA em relação à Rússia e à China estão atualmente no meio da mudança, com suas burocracias militares, de inteligência e diplomáticas permanentes, sem dúvida, mudando de priorizar a “contenção” da Grande Potência do Leste Asiático para a do eurasiano. Isso é evidenciado por sua facção anti-russa subversiva que recentemente ganhou influência sobre a facção anti-chinesa atualmente prevalecente, como pode ser visto pela escalada de tensões com Moscou nos últimos dias.

Uma provocação de bandeira falsa contra rebeldes aliados da Rússia no leste da Ucrânia ou até mesmo convencer elementos alinhados aos EUA das comunidades de inteligência militar daquele país a atacá-los sem a aprovação do presidente Zelensky é tudo o que pode ser necessário para desencadear uma guerra regional. Na preparação deste cenário tão possível, os EUA e o seu aliado do Reino Unido ordenaram a evacuação parcial das suas embaixadas, um movimento que a UE descreveu como “ dramatizando ” a situação e que foi condenado pela própria Kiev como “ prematura ”. Muito claramente, a facção anti-russa do “estado profundo” dos EUA está se preparando para uma guerra para a qual a Ucrânia não está preparada.

EUA depois de Floyd: SABIA QUE A MATANÇA DOS NEGROS NOS EUA CONTINUA?

Vídeo mostra polícia dos EUA segurando adolescente negro de bruços antes de sua morte

# Publicado em português do Brasil

Um vídeo de vigilância mostra um adolescente negro lutando com a força policial dos EUA em um centro juvenil de Wichita em setembro do ano passado antes de morrer depois de ser contido de bruços por mais de 30 minutos. Ele foi visto lutando para respirar.

Autoridades do Kansas divulgaram imagens de câmeras corporais na noite de sexta-feira na morte de Cedric Lofton, de 17 anos, informou a mídia dos EUA no domingo.

Os 18 videoclipes divulgados mostraram o que aconteceu antes do adolescente negro ser levado às pressas para um hospital em 24 de setembro de 2021. Ele morreu em 26 de setembro.

O vídeo mostra oficiais levando o menino ao Centro de Avaliação e Admissão Juvenil em Wichita, e depois retornando após uma chamada de emergência médica e encontrando funcionários fazendo RCP, mas eles não mostram o que aconteceu na instalação antes que ele parasse de respirar.  

As autoridades dos EUA determinaram que sua morte foi um homicídio e sua causa foi “complicações de parada cardiorrespiratória sofrida após luta física enquanto contido na posição de bruços”.

Mas o promotor distrital do condado de Sedgewick, Marc Bennett, recusou-se a apresentar queixa contra os policiais, citando a "lei básica" do estado e dizendo que a equipe estava se protegendo.

Bennett também disse que não poderia justificar a apresentação de uma acusação de homicídio involuntário contra os policiais.

Autoridades disseram que Lofton foi levado para a instalação em 24 de setembro, depois que a polícia respondeu a uma perturbação em uma casa. Os oficiais descreveram Lofton como “paranóico” e “comportando-se de forma irregular”.

Um relatório recente revelou que o número de americanos mortos em confrontos com a polícia dos EUA não caiu, apesar dos protestos maciços em todo o país após o assassinato de homens afro-americanos, George Floyd e Daunte Wright, por policiais brancos em 2020.

Embora os ex-policiais Derek Chauvin e Kimberly Potter tenham sido condenados por seus papéis no assassinato de Floyd e Wright, respectivamente, “a responsabilidade pelos policiais que matam permanece indefinida”, o  New York Times  na sexta-feira, apontando que desde o assassinato de Floyd em maio de 2020, mais de 1.600 pessoas foram mortas por policiais dos EUA, citando a Mapping Police Violence (MPV), uma organização sem fins lucrativos que rastreia pessoas mortas pela polícia.

A morte de Floyd em maio de 2020 provocou protestos furiosos nos EUA e em todo o mundo.

Os protestos evoluíram para uma batalha nacional entre progressistas e grupos de extrema direita depois que o ex-presidente Donald Trump assumiu uma posição de linha dura contra os protestos antirracismo.

PressTV -- Domingo, 23 de janeiro de 2022 21h32

Leia/saiba mais:

-- Assassinatos da polícia dos EUA continuam altos após assassinato de George Floyd

-- O número de americanos mortos em confrontos com a polícia dos EUA não caiu, apesar dos protestos maciços em todo o país após o assassinato de George Floyd, revela um relatório.

Julian Assange autorizado a recorrer da decisão de extradição para os EUA

O Fundador da WikiLeaks pode ir ao Supremo Tribunal do Reino Unido para responder contra uma decisão de extradição para os EUA.

O fundador da WikiLeaks, Julian Assange, recebeu esta segunda-feira autorização para recorrer de uma decisão de extradição para os Estados Unidos.

O governo de Washington quer levar o australiano a julgamento devido à ligação com a WikiLeaks, onde mais de 700 mil ficheiros militares secretos relacionados com as guerras no Iraque e no Afeganistão foram revelados.

Supremo Tribunal de Londres anulou, em dezembro, a decisão de um tribunal inferior, que disse para não enviar Assange de volta para os EUA. Na altura, a decisão deveu-se ao facto de que haveria um risco de suicídio do ativista.

NATO | Reino Unido junta-se aos EUA na retirada de diplomatas de Kiev

Há dez mil soldados de Moscovo concentrados na fronteira da Rússia com a Ucrânia, o que leva a NATO a acusar os russos de quererem invadir de novo o país.

Os funcionários da embaixada do Reino Unido em Kiev começaram a sair da Ucrânia face à "crescente ameaça" de uma invasão da Rússia, anunciou esta segunda-feira o Governo britânico, um dia depois de uma decisão idêntica dos Estados Unidos.

"Alguns funcionários da embaixada" e os seus familiares "estão a retirar-se de Kiev em resposta à crescente ameaça da Rússia", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O ministério disse que a embaixada em Kiev "permanece aberta e continuará a levar a cabo as suas tarefas essenciais".

O anúncio do Reino Unido segue-se à decisão dos Estados Unidos de ordenar às famílias dos seus diplomatas que abandonem a Ucrânia "devido à ameaça persistente de uma operação militar russa".

NATO | A GUERRA EMBRULHADA COMO PRESENTE DO OCIDENTE À UCRÂNIA

Explicação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia: o que você precisa saber

# Publicado em português do Brasil

As hostilidades fervilham há anos, mas as tensões agora estão aumentando em meio a temores de uma invasão russa.

Mansur Mirovalev | Al Jazeera

Kiev, Ucrânia – De acordo com Washington, a Rússia acumulou mais de 100.000 soldados russos na fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada nas últimas semanas.

Isso alimentou temores em Kiev e no Ocidente de que o Kremlin possa iniciar uma nova guerra com seu vizinho e ex-província que optou por romper com a órbita política de Moscou.

No início deste mês, um importante especialista militar ucraniano disse à Al Jazeera que a Rússia poderia invadir a Ucrânia já em janeiro, desencadeando uma guerra “breve e vitoriosa”.

Mas a Rússia nega que esteja planejando uma invasão. Moscou diz que pode mover tropas russas para onde quiser e que qualquer um de seus atos é defensivo. Autoridades russas, incluindo o presidente Vladimir Putin, por sua vez, alertaram a Otan contra a expansão para o leste.

Então, qual é o cerne do conflito que já dura mais de sete anos?

O que hoje é a Ucrânia, a Rússia e a vizinha Bielorrússia nasceram às margens do rio Dnieper, quase 1.200 anos atrás, na Rússia de Kiev, uma superpotência medieval que incluía uma grande parte da Europa Oriental.

Mas russos e ucranianos se separaram linguisticamente, historicamente e, mais importante, politicamente.

Putin, no entanto, afirmou repetidamente que russos e ucranianos são “um só povo”, parte da “civilização russa” que também inclui a vizinha Bielorrússia. Os ucranianos rejeitam suas alegações.

A Ucrânia passou por duas revoluções em 2005 e 2014, ambas rejeitando a supremacia da Rússia e buscando um caminho para ingressar na União Europeia e na OTAN.

Putin está particularmente furioso com a perspectiva de bases da Otan próximas às suas fronteiras e diz que a adesão da Ucrânia à aliança transatlântica liderada pelos EUA marcaria o cruzamento de uma linha vermelha.

Portugal | O SANGRAMENTO

Henrique Monteiro |  HenriCartoon

TOMA LÁ! PORTUGAL TEM DE VIVER SEM SERVIÇOS PÚBLICOS?

IL: “Temos de nos habituar a viver sem” serviços públicos

A citação, proferida esta manhã (17.01) por um dirigente da IL sobre a TAP, está vertida de forma subliminar no programa deste partido, que hoje analisamos, onde se perspectiva o fim das funções sociais do Estado. 

Reformar o Estado», ou seja, «emagrecê-lo», é a ideia-chave da Iniciativa Liberal (IL) às eleições para a Assembleia da República, alicerçada no raciocínio de que assim será possível um Estado «mais forte e mais capaz», e alcançar a «maximização da liberdade individual e da igualdade de oportunidades». Mas as propostas vertidas no programa dos liberais não batem certo com o argumentário. 

Esta manhã, um dirigente da IL dizia à Rádio Observador, num debate sobre a TAP, que os portugueses tinham de se habituar a viver sem ela. Olhando para as mais de 600 páginas do programa dos liberais, percebemos que o intuito é que nos habituemos a viver sem serviços públicos, num país mais desigual e empobrecido, e com maiores índices de precariedade laboral. 

Entre as propostas que concorrem para esta conclusão está o restabelecimento do banco de horas individual, por «comum acordo» entre empregado e empregador, com o horário normal de trabalho a poder esticar até «duas horas por dia, 50 por semana e 150 por ano». Na base da proposta está uma «gestão mais eficiente» das empresas, mas que na prática significa deixar de pagar o trabalho extraordinário. Quanto ao teletrabalho, o partido liderado por Cotrim de Figueiredo defende a revisão de «restrições [...] que criem obstáculos ao trabalho remoto». 

No plano dos rendimentos, a IL volta a propor a substituição do salário mínimo nacional pelo «salário mínimo municipal», associando a ideia de que tal fomentaria a «coesão territorial». Colocar os municípios a definir o salário mínimo «que mais se adequa à sua economia local» levaria ao aumento das desigualdades observadas a nível territorial. Os liberais sustentam a ideia no facto de o custo de vida variar bastante entre diferentes municípios do País, negligenciando, por exemplo, que nalgumas regiões o acesso a serviços públicos, designadamente à saúde, é mais limitado.

Legislativas 22 | Vote por si e por Portugal, ignore a influência das sondagens


As sondagens condicionam a vontade e escolhas dos eleitores e contribuem para manter sempre os mesmos nos poderes governamentais e parlamentares em conluio com os grandes poderes económicos... Borre-se para as sondagens. Vote por si e por Portugal, pelo combate às desigualdades, à pobreza e às injustiças evidentes que cavam ainda mais o fosso entre os mais ricos e os mais pobres. A pobreza já invadiu a classe média. Vote por si, vote pela democracia de facto. (PG)

Portugal | O LOGRO DO “VOTO ÚTIL”

Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

Nos últimos dias, e isso vai agravar-se até à data das eleições, temos sido massacrados com o "relato futebolístico" do processo eleitoral.

Suportados em sondagens eleitorais que se atropelam, com resultados para todos os gostos, os órgãos de Comunicação Social procuram-nos fazer crer que o mais importante é quem ganha e quem fica em terceiro lugar. Esquecendo que quem ganha não tem acesso direto à Liga dos Campeões (leia-se ao cargo de primeiro-ministro), nem quem fica em terceiro lugar tem acesso à Liga Europa (leia-se ao Governo).

Esta estratégia comunicacional só beneficia o poderoso bloco central de interesses (PS ou PSD sozinhos ou juntos), procurando fazer-nos esquecer o que todos aprendemos em 2015: não é a força política que tem mais votos nas eleições que, por isso, ganha o direito a indicar o primeiro-ministro. É que as eleições servem para eleger a Assembleia da República, ou seja, os 230 deputados que a constituem. E que serão estes, de acordo com a correlação de forças final, a definir quem vai, ou não, para o Governo.

Este facto deita por terra a questão do chamado "voto útil" no PS ou no PSD, que tem perpetuado estes partidos nos governos. Em particular, os eleitores de Esquerda que pensam votar no PS para este ficar à frente do PSD, ganham alguma coisa com isso? Sabendo-se que não haverá maioria absoluta de ninguém, um voto nas forças à Esquerda do PS possibilitará políticas de Esquerda (CDU, em particular, já afirmou estar disponível para convergir em torno destas políticas). Um voto no PS não sabemos para que servirá, face à intransigência de Costa à Esquerda e à disponibilidade de Rio para o amparar......

*Engenheiro

Costa, o mais "preparado" e com "melhores ideias" para o país. Rio quase empata

PORTUGAL

Debate na TV: Costa tem melhor nota, mas Rio convence na prestação e consolida o voto

A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN indica que quase metade dos inquiridos viu o frente-a-frente Costa-Rio. O líder socialista surge como o mais "preparado" e com "melhores ideias" para o país, mas o presidente do PSD quase empata na prestação.

mbora a grande maioria dos inquiridos (73%) afirme que o debate entre António Costa e Rui Rio não vai ter influência no sentido de voto, o duelo televisivo contribuiu para consolidar o voto social-democrata em Rui Rio.

40% dos eleitores do PSD admitem que o debate teve influência na forma como vão votar, ao contrário do que acontece, nesta sondagem, com os votantes de outros partidos.

António Costa tem uma ligeira vantagem quando se pergunta quem estava mais bem preparado ou tinha melhores ideias, mas a prestação no debate é o ponto em que Rio mais se aproxima de Costa (42%-39%), levando mesmo um pequeno avanço nalguns segmentos, como junto dos homens, na classe média alta e até na faixa acima dos 50 anos, junto dos quais costuma ser o líder do PS a sair sempre reforçado.

Candidato a líder do maior partido timorense rejeita ser subserviente a Xanana

O ex-primeiro-ministro e candidato à liderança da Fretilin, maior partido timorense, Rui Araújo, rejeitou hoje que seja demasiado próximo ou "subserviente" ao líder histórico Xanana Gusmão, argumentando que isso ficou provado durante a sua governação

“Num país democrático e multipartidário é preciso abrir-se as portas para o diálogo e não manter a distância. Pelo facto de uma pessoa falar com outra, não significa que se é subserviente a ela”, afirmou, em entrevista à Lusa.

“Num contexto político pluripartidário é preciso sempre haver diálogo. Se fosse subserviente, a governação do VI Governo não daria o resultado em que a Fretilin ganharia as eleições de 2017”, considerou.

Rui Araújo foi primeiro-ministro no VI Governo, onde a força maioritária é o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) e ao qual a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) ‘emprestou’ vários membros.

Em 2017, a Fretilin acabou por vencer as legislativas.

“Acho que as pessoas viram que nesse período de dois anos e meio, que alguma coisa se fez diferente do que tinha sido a governação puramente CNRT”, sustentou.

Dissolução do parlamento timorense se Ramos-Horta for eleito "é recomendação"

O presidente do CNRT, Xanana Gusmão, garantiu hoje à Lusa que a decisão do partido exigir a condição ao seu candidato presidencial, José Ramos-Horta, de dissolver o parlamento, caso seja eleito, se trata apenas de "uma recomendação".

"Não é exigência é uma recomendação apenas", disse Xanana Gusmão em declarações à Lusa depois da conferência nacional do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) que aclamou hoje Ramos-Horta como seu candidato presidencial.

No entanto, o texto da resolução aprovada, a que a Lusa teve acesso e que detalha "algumas condições a fim de o candidato tomar conhecimento e implementar depois de eleito e empossado como Presidente da República" para os próximos cinco anos, inclui "repor a ordem constitucional pela dissolução do Parlamento Nacional e marcação das eleições legislativas, a fim de ser pôr fim à grave violação da constituição e do Estado de direito democrático".

O CNRT quer ainda que se Ramos-Horta vencer avance para "reestruturar o Tribunal de Recurso e a Procuradoria-Geral da República" e ainda que consulte o partido "sobre as pessoas que deseja nomear para a sua equipa de assessoria".

TEMPESTADE TROPICAL DEVERÁ ATINGIR HOJE O NORTE DE MOÇAMBIQUE

A tempestade tropical Ana deverá atingir esta segunda-feira (24.01) o norte de Moçambique com chuva intensa e rajadas de vento de 120 quilómetros por hora, segundo as últimas previsões.

A primeira depressão atmosférica da época ciclónica do sudoeste do oceano Índico está a intensificar-se desde domingo, "devendo atingir o grau mínimo de forte tempestade tropical até atingir a costa, a meio do dia, na zona de Angoche", segundo o centro meteorológico da ilha de Reunião.

Aquele distrito costeiro faz parte da província nortenha de Nampula, a mais povoada de Moçambique.

"Preveem-se chuvas intensas nas regiões a norte da cidade da Beira e posteriormente no sul do Maláui", detalha-se no boletim do centro de previsões francês especializado no acompanhamento de baixa pressões atmosféricas.

Angola | Desentendimento entre moto-taxistas termina em morte e cria pânico

Desentendimento entre moto-taxistas resultou, domingo (23), na morte de um cidadão e criou pânico na Avenida Fidel Castro, em Luanda.

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional, superintendente Nestor Goubel,  o caso ocorreu por volta das 17horas, junto à paragem da "Mutam-ba", quando uma patrulha da corporação foi chamada para o local para apaziguar as partes envolvidas.

De acordo com o oficial da Polícia, como não havia entendimento, os agentes convidaram os dois moto-taxistas a irem à esquadra da Engevia, a mais próxima do local do acontecimento, para a solução do problema, mas um deles negou, insistindo que o problema tinha que ser resolvido ali mesmo.

Esta situação, disse Nestor Goubel, gerou grande confusão e um dos agentes, para dispersar a multidão, fez disparos, tendo uma das balas embatido contra o betão e em seguida atingido mortalmente um jovem cobrador de táxi, de 28 anos, aumentando, assim, a confusão.

Algumas pessoas fizeram barricadas na estrada, queimaram pneus, danificaram vidros de um autocarro da TCUL e quase que incendiavam a esquadra da Engevia com combustível.

Nestor Goubel explicou que tanto o agente que fez os disparos que resultaram em morte, como o cidadão que lançou o bidão de combustível para o interior da esquadra para incendiá-la  estão detidos.

André da Costa | Jornal de Angola

Mais lidas da semana