segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

EUA depois de Floyd: SABIA QUE A MATANÇA DOS NEGROS NOS EUA CONTINUA?

Vídeo mostra polícia dos EUA segurando adolescente negro de bruços antes de sua morte

# Publicado em português do Brasil

Um vídeo de vigilância mostra um adolescente negro lutando com a força policial dos EUA em um centro juvenil de Wichita em setembro do ano passado antes de morrer depois de ser contido de bruços por mais de 30 minutos. Ele foi visto lutando para respirar.

Autoridades do Kansas divulgaram imagens de câmeras corporais na noite de sexta-feira na morte de Cedric Lofton, de 17 anos, informou a mídia dos EUA no domingo.

Os 18 videoclipes divulgados mostraram o que aconteceu antes do adolescente negro ser levado às pressas para um hospital em 24 de setembro de 2021. Ele morreu em 26 de setembro.

O vídeo mostra oficiais levando o menino ao Centro de Avaliação e Admissão Juvenil em Wichita, e depois retornando após uma chamada de emergência médica e encontrando funcionários fazendo RCP, mas eles não mostram o que aconteceu na instalação antes que ele parasse de respirar.  

As autoridades dos EUA determinaram que sua morte foi um homicídio e sua causa foi “complicações de parada cardiorrespiratória sofrida após luta física enquanto contido na posição de bruços”.

Mas o promotor distrital do condado de Sedgewick, Marc Bennett, recusou-se a apresentar queixa contra os policiais, citando a "lei básica" do estado e dizendo que a equipe estava se protegendo.

Bennett também disse que não poderia justificar a apresentação de uma acusação de homicídio involuntário contra os policiais.

Autoridades disseram que Lofton foi levado para a instalação em 24 de setembro, depois que a polícia respondeu a uma perturbação em uma casa. Os oficiais descreveram Lofton como “paranóico” e “comportando-se de forma irregular”.

Um relatório recente revelou que o número de americanos mortos em confrontos com a polícia dos EUA não caiu, apesar dos protestos maciços em todo o país após o assassinato de homens afro-americanos, George Floyd e Daunte Wright, por policiais brancos em 2020.

Embora os ex-policiais Derek Chauvin e Kimberly Potter tenham sido condenados por seus papéis no assassinato de Floyd e Wright, respectivamente, “a responsabilidade pelos policiais que matam permanece indefinida”, o  New York Times  na sexta-feira, apontando que desde o assassinato de Floyd em maio de 2020, mais de 1.600 pessoas foram mortas por policiais dos EUA, citando a Mapping Police Violence (MPV), uma organização sem fins lucrativos que rastreia pessoas mortas pela polícia.

A morte de Floyd em maio de 2020 provocou protestos furiosos nos EUA e em todo o mundo.

Os protestos evoluíram para uma batalha nacional entre progressistas e grupos de extrema direita depois que o ex-presidente Donald Trump assumiu uma posição de linha dura contra os protestos antirracismo.

PressTV -- Domingo, 23 de janeiro de 2022 21h32

Leia/saiba mais:

-- Assassinatos da polícia dos EUA continuam altos após assassinato de George Floyd

-- O número de americanos mortos em confrontos com a polícia dos EUA não caiu, apesar dos protestos maciços em todo o país após o assassinato de George Floyd, revela um relatório.

Sem comentários:

Mais lidas da semana