sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

“ACABOU A FANTASIA” DA DEMOCRACIA ISRAELITA

Um novo governo israelita tomou posse no primeiro dia de 2023. É liderado por Benjamin Netanyahu e é o mais extremista desde a fundação do Estado de Israel, em 1948. O político acusado dos crimes de abuso de confiança, fraude e suborno abraçou a extrema-direita para formar um executivo de coligação que lhe permita evadir-se à justiça e avançar com a colonização da Palestina. Nunca a extrema-direita teve tanta influência governativa na “única democracia no Médio Oriente”. 

Quais as consequências para os palestinianos e para a democracia israelita? O João Biscaia falou com cinco especialistas na questão israelo-palestiniana e na extrema-direita para tentar olhar um pouco para lá do presente. E há quem avise que já estamos a presenciar a Terceira Intifada. 

O certo é que a violência do Estado e dos colonos contra os palestinianos terá agora um aliado de peso no governo: Itamar Ben-Gvir, líder do partido ultranacionalista Poder Judaico, é agora ministro da Segurança Nacional. Mas há mais extremistas no novo executivo de Netanyahu. 

Numa outra coordenada, em Angola, o Estado continua sem dar resposta às necessidades da sua população, particularmente das mulheres e crianças. Marta Lança conversou com Sara Kambinga sobre como é ser mulher e mãe no país africano, de como sofrem todos os dias. As mulheres são forçadas a uma tripla jornada de trabalho, são vítimas de violência obstétrica, sofrem assédio no local de trabalho e vêem-se relegadas ao trabalho doméstico.

O ensaio desta semana, da autoria de Branko Marcetic, é sobre os Twitter Files, uma brutal fuga de informações que mostra os bastidores sobre a moderação de conteúdos da rede social e as suas ligações ao aparelho securitário norte-americano. Marcetic avisa: “A repressão política, se lhe for permitido ganhar um ponto de apoio, começa sempre nas franjas do que é aceitável, expandindo-se depois, devagar, para calar vozes dissidentes mas legítimas”.

Por fim, as crónicas desta semana são de Guilherme Trindade e, pelos Ladrões de Bicicletas, de Vera Ferreira.

**********

1400. É o número de subscrições que o Setenta e Quatro precisa para cumprir o orçamento de 2023, para te trazer edições semanais e novas investigações. Só com o teu apoio é possível.

Durante o mês de janeiro, as primeiras 50 pessoas a subscreverem o Setenta e Quatro, num valor igual ou superior a 50€, recebem o livro O operário em construção: do empregado ao precário, de José Nuno Matos.

Faz a tua subscrição em: setentaequatro.pt/contribuir Boas leituras e bom fim de semana,

» em newsletter de Setenta e Quatro

Sem comentários:

Mais lidas da semana