quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

A OTAN tenta arrastar a Coreia do Sul para o abismo do conflito Rússia-Ucrânia

Global Times |# Trduzido em português do Brasil

Arrastando a Coreia do Sul para o abismo de fornecer ajuda à Ucrânia, a OTAN está testando o quão perto Seul está disposta a se vincular à aliança militar liderada por Washington. Seu objetivo final é estender seus tentáculos ainda mais na Ásia-Pacífico por meio de seus parceiros na região.

Durante sua visita à Coreia do Sul, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, pediu na segunda-feira à Coreia do Sul que fortaleça sua assistência militar à Ucrânia e até considere permitir a exportação direta de armas.

Tendo como pano de fundo o conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia, a OTAN está tentando persuadir seus membros e parceiros a formar um campo maior que apoie Kiev política e militarmente. Nesse processo, será necessário que esses países forneçam o máximo de ajuda possível. Portanto, nessa lógica, como a Coreia do Sul possui uma indústria de defesa relativamente avançada e produtiva, o país precisa exportar mais armas para a Ucrânia.

Entre os países que forneceram armas a Kiev, Seul desempenhou uma função muito limitada, fornecendo armas em quantidades relativamente pequenas e em níveis baixos. Mas para a OTAN, não importa que tipo de armas a Coréia do Sul tenha oferecido ou planeje oferecer; o mais importante é se Seul mostrará o gesto de concordar em aumentar a assistência. Em outras palavras, o desejo de Stoltenberg vem mais provavelmente de uma perspectiva política do que de necessidades militares.

A OTAN procura transformar-se de uma organização regional numa organização global. Dentro desse objetivo, uma de suas garras é aproximar os aliados dos EUA no Oriente. Com isso, a OTAN tem trabalhado com todas as suas forças em seus dois principais eixos na região da Ásia-Pacífico - Japão e Coreia do Sul.

Sob a instigação de Washington, a OTAN está tentando estender seus tentáculos mais profundamente na região e fazer com que mais países regionais envolvidos no conflito Rússia-Ucrânia compartilhem os riscos dos EUA na política internacional. Transformar um conflito local na Europa em um problema global serve apenas à Estratégia Indo-Pacífico dos EUA.

Para o secretário-geral da OTAN, o objetivo imediato de instar Seul a mudar sua política é formar uma aliança ocidental mais sólida para ajudar a Ucrânia neste conflito em curso. Mas em termos de objetivos estratégicos de médio e longo prazo, ele quer que Seul se ligue mais fortemente à carruagem da OTAN. Dessa forma, a organização poderá usar a Coreia do Sul como ponto de entrada nos assuntos da Ásia-Pacífico com mais facilidade.

Portanto, aos olhos dos EUA, se a Coréia do Sul está envolvida em um conflito militar europeu, então é adequado que a OTAN interfira nas possíveis disputas e conflitos no Leste Asiático, especialmente sob o disfarce de uma organização internacional justa.

Especialistas acreditam que a Coreia do Sul, por si só, pode não ser capaz de resistir à pressão da OTAN. Por um lado, a cooperação com a OTAN ajudará Seul a fortalecer sua presença global. Por outro lado, desde que o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol estabeleceu a meta de levar seu país a se tornar o quarto maior exportador de armas do mundo até 2027, é difícil para a Coreia do Sul - movida por interesses econômicos - continuar avançando com cautela e lentamente na venda de mais armas.

Para persuadir melhor a Coreia do Sul, Stoltenberg ainda usou o exemplo de como vários aliados da OTAN, que tinham como política nunca exportar armas para países em conflito, mudaram essa política. Mas o que realmente vemos aqui é como esses países finalmente mostraram suas verdadeiras cores sob a máscara da hipocrisia, tornando-se totalmente sujeitos às estratégias e políticas de Washington.

O passo perigoso dado por esses países pode facilmente levar toda a Europa à beira do conflito. Como resultado, teme que tal ação prolongue o conflito Rússia-Ucrânia, aumente a tensão entre os países da OTAN e a Rússia e complique a situação na Europa.

O Ocidente sempre fala sobre "ordem baseada em regras", mas se as regras podem ser alteradas tão facilmente apenas por causa dos interesses estratégicos do Ocidente liderado pelos EUA, não há como falar sobre uma ordem. Isso não apenas afetará a situação atual, mas também representará um desafio severo e de longo prazo para todo o sistema de regras nas relações internacionais.

Ilustração: A OTAN - Chen Xia/Global Times

Relacionado em Global Times:

Pressionar a OTAN para se preparar para o confronto direto com a Rússia dificilmente encontrará eco na Europa

Sem comentários:

Mais lidas da semana