quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Rússia apoia esforços da Índia na defesa da provocação de guerra híbrida da BBC

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

Todos os países têm o direito soberano de defender seus modelos nacionais de democracia das ameaças de Guerra Híbrida exacerbadas externamente, da maneira que escolherem, e a Índia não é exceção. No caso de a BBC não cessar sua Guerra Híbrida na Índia, o que primeiro exigiria que a facção amiga da Índia do establishment britânico tomasse o controle desta arma de guerra de quinta geração da facção rival que atualmente a está explorando para esse fim, então a Índia pode ser forçada a bani-lo.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, foi recentemente convidada durante uma coletiva de imprensa a comentar o escândalo em torno do mais recente “documentário” da BBC sobre os distúrbios de Gujarat em 2002. Como foi observado anteriormente, “A BBC está abusando da liberdade de imprensa para travar uma guerra híbrida na Índia” e “Oportunistas estão girando o escândalo da BBC para confundir a Índia e Elon Musk”. As análises anteriores devem ser lidas por quem não conhece este escândalo nem a sua dinâmica estratégica.

Foi no contexto da mais recente provocação da Guerra Híbrida da BBC contra a Índia, que visava manipular parte da sua população para cometer actos de violência em resposta às acusações do “documentário” daquele canal estatal britânico, que Zakharova expressou seu apoio a Delhi. O parceiro estratégico especial e privilegiado de décadas da Rússia proibiu que esse produto de guerra de informação fosse visto dentro de suas fronteiras, o que ela sugeriu ser razoável. De acordo com ela:

“Gostaria de chamar sua atenção para o fato de que é mais uma evidência de que a BBC está travando uma guerra de informação em várias frentes – não apenas contra a Federação Russa... mas também contra outros centros globais de poder que seguem uma política independente. Depois de um certo número de anos, verifica-se que a BBC está lutando até mesmo dentro do establishment britânico, sendo um instrumento dos interesses de alguns grupos contra outros. Precisamos tratar isso de acordo. Esta não é uma corporação independente de TV e rádio, mas dependente, muitas vezes negligenciando os requisitos básicos da profissão de jornalista”.

O seguinte insight pode, portanto, ser intuído a partir dos comentários da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Primeiro, o Kremlin considera a BBC uma arma de guerra híbrida do establishment britânico que está sendo usada para punir países multipolares independentes como a Índia. Em segundo lugar, os meios de ataque são indiretos e realizados por meio de guerra de informação, que neste caso se refere ao “documentário” desse veículo estatal britânico sobre os distúrbios de 2002 em Gujarat.

Terceiro, o próprio establishment britânico está dividido, o que explica sua abordagem esquizofrênica em relação à Índia, em que uma facção deseja expandir as relações com aquela grande potência globalmente significativa, enquanto outra quer puni-la por redobrar suas relações com a Rússia, apesar da pressão ocidental para reduzi-las. Em quarto lugar, esse insight prova que a BBC não pode ser considerada precisa ou confiável e, por último, sua negligência regular com os requisitos jornalísticos básicos deixa em aberto a possibilidade de outros países bani-la.

A Rússia, por exemplo, já proibiu a BBC com base nisso no início do ano passado, logo após o início de sua operação especial. A Índia não deu a entender que fará o mesmo, mas a opção permanece sobre a mesa, caso em que a Rússia está sinalizando que apoiará Delhi se decidir fazê-lo como parte de sua “Segurança Democrática”. Todos os países têm o direito soberano de defender seus modelos nacionais de democracia das ameaças de Guerra Híbrida exacerbadas externamente, da maneira que escolherem, e a Índia não é exceção.

No caso de a BBC não cessar sua Guerra Híbrida na Índia, o que primeiro exigiria que a facção amiga da Índia do establishment britânico tomasse o controle desta arma de guerra de quinta geração da facção rival que atualmente a está explorando para esse fim, então a Índia pode ser forçada a bani-lo. O Bilhão de Ouro do Ocidente liderado pelos EUA provavelmente explodiria em furor hipócrita, apesar de eles próprios banirem a mídia russa financiada publicamente, como RT e Sputnik, sob o mesmo pretexto (independentemente de sua veracidade).

Assim como os países do bloco de fato da Nova Guerra Fria têm o direito soberano de proibir saídas estrangeiras por razões de segurança nacional (independentemente de quão hipócrita isso possa ser em termos de seu contexto sociopolítico doméstico e se os observadores apoiam ou não esse movimento), então a Índia também. Esperançosamente, a facção amiga da Índia do establishment britânico conseguirá impedir a guerra híbrida de seus rivais na Índia, dirigida pela BBC, a fim de evitar esse cenário, para que Delhi não seja forçada a se defender de forma mais robusta.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade

Sem comentários:

Mais lidas da semana