quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

A TERRA TREMEU E HÁ CHEIRO DE MORTE EM TODO O LADO

Há “cheiro a morte” em todo o lado

Cristina Peres, jornalista de internacional | Expresso (curto)

Ninguém sabe quantas pessoas estão debaixo dos destroços das edificações que cederam aos dois tremendos tremores de terra que abalaram na segunda-feira o sul da Turquia e o norte da Síria. Milhares de edifícios desmoronaram de madrugada transformando-se em caixões para as pessoas que neles dormiam. Esta madrugada contabilizavam-se já mais de 16 mil mortos (13000 na Turquia e 3000 na Síria), as previsões da Organização Mundial de Saúde apontam para pelo menos 20 mil. Há dezenas de milhares de feridos, milhares de deslocados internos. Há centenas de deslocados na Síria e na região de Hatay, no sul da Turquia e uma das mais atingidas pela destruição vivam 500 mil refugiados sírios. Seguimos em direto os desenvolvimentos com notícia de que quase tudo dificulta as operações de salvamento, da coordenação à logística, da chuva às baixas temperaturas, das estradas bloqueadas à grande extensão afetada pelos abalos sísmicos (450 km ao longo da falha do leste da Anatólia), tornando cada vez menos provável encontrar pessoas com vida.

Pouca ajuda ainda está a chegar ao noroeste da Síria, só existem as mãos e os poucos recursos da Defesa Civil síria para tentar desenterrar as pessoas que tenham ficado debaixo dos escombros nas zonas do país ainda tomadas por rebeldes. A área afetada do país está ainda a sair de dez anos de guerra e não se conta com o interesse do Presidente Bashar al-Assad para socorrer a população. Com uma área de destruição tão extensa, os especialistas dizem que a janela para a sobrevivência das pessoas em temperaturas geladas está a chegar ao fim, mesmo com tantos voluntários envolvidos no esforço de salvamento. Há cadeias humanas a tentar escavar os prédios em ruína, pedindo silêncio com frequência na esperança de ouvirem gritos pedindo auxílio.

A Turquia estava ontem à noite a trabalhar a contra-relógio para tentar abrir mais dois postos de fronteira com a Síria de modo a permitir a passagem das equipas de ajuda humanitária no país vizinho, disse o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu.

Mais de 60 países, entre os quais o Azerbaijão, Israel, Arábia Saudita, Catar, Kuwait e outros, estão a enviar assistência à Turquia, disse o Presidente Recep Tayyip Erdogan apenas horas antes de a Bolsa de Istambul ser suspendida.

O futuro político de Tayyip Recep Erdogan, que governa o país há duas décadas e está em contra-relógio para as eleições de maio próximo, vai ser julgado pelo seu povo que lhe vai perguntar porque não se fez mais para prevenir desastres como o atual depois do terramoto de 1999. Erdogan já reconheceu ter havido problemas na resposta inicial ao colapso dos edifícios e acessos e vai ter de justificar que tantos quantos seis mil edifícios (números do Governo) tenham caído por incumprimento das regras anti-sísmicas. Para as eleições de maio, o recandidato tem duas crises em mãos: a económica, que resulta da sua errática política monetária, e a humanitária. A janela das 72 horas está a fechar-se.

OUTRAS NOTÍCIAS

“Não está nada fora da mesa”, disse o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak a Volodymyr Zelensky quando o Presidente ucraniano pediu caças F-16. De visita a Londres, Zelensky discursou no Parlamento, foi recebido por Carlos III e a mensagem foi clara: tudo fará para receber aviões modernos do Ocidente. Siga aqui em direto os desenvolvimentos da guerra na Ucrânia. Em Paris, Zelensky pede a França e à Alemanha “armas que virem o jogo” e encontra-se hoje com Georgia Meloni. Especialistas do Institute for the Study of War defendem no seu último relatório que a ofensiva russa em Luhansk já começou. Zelensky em Bruxelas: visita simbólica ofusca discussão sobre migrações e economia.

Um balão, que pode ter estoirado parcialmente as relações entre os Estados Unidos e a China, foi rebentado no sábado passado por um caça F-22 caindo no Atlântico, ao largo da Carolina do Sul. Os chineses, país de onde veio atravessando o Pacífico e sobrevoando os Estados Unidos durante uma semana, chamaram-lhe “equipamento civil” para investigação meteorológica, os americanos chamaram-lhe balão espião. O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken descreveu a ocorrência a mais de 150 diplomatas de 40 países. Pequim acusou Washington de aproveitar a ocasião para denegrir a China. Mais um capítulo de espionagem que vai fazer história. Blinken alega que a China tem uma “frota” de balões de vigilância que tem usado para sobrevoar os cinco continentes.

Um dos cinco polícias americanos que espancaram Tyre Nichols até à morte tirou fotografias ao lado do corpo brutalmente sovado para partilhar com outros agentes da polícia e uma mulher sua conhecida.

Netflix acabou ontem com a partilha de contas (em casas diferentes) em Portugal. A partir de agora, para ter um “membro adicional” paga-se mais €3,99.

Hoje é dia de greve: a CGTP-IN marcou o “dia nacional da indignação” fazendo do país palco de várias greves e plenários num protesto que vai dos serviços públicos às empresas e setor social. Prevê-se que haja escolas a fecharem.

Por cá o emprego vai nos máximos e o desemprego nos mínimos: pode concluir-se que o mercado de trabalho nacional resistiu à guerra e à inflação. A recuperação do turismo teve um papel fundamental. A revisão da lei laboral está concluída.

Quer saber o que vai acontecer ao fundo de pensões da Caixa Geral de Depósitos? Leia este descodificador.

Os acidentes com trotinetes são os campeões dos traumatismos cranio-encefálicos e há uma petição para que o uso de capacete passe a ser obrigatório.

Amnistia Internacional denuncia a “selva urbana” que alberga migrantes em Portugall.

Futebol feminino: Federação Portuguesa de Futebol propõe equiparação de salários de homens e mulheres. (Esperando que os restantes setores vão atrás, digo eu)

Ouro e prata nos europeus de ciclismo, uma dose dupla de medalhas para Portugal.

FRASES

“Claro que há falhas. As condições são eveidentes. Não é possível estar preparado para um desastre desta dimensão”, Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia em visita à província de Hatay, a zona a sul com maior taxa de mortos pelos dois sismos seguidos de magnitudes de 7,8 e ,75

“[Os sobreviventes além das 72 horas] tendem a ser pessoas mais novas que tiveram a sorte de encontrar ou uma bolsa entre os escombros ou alguma forma de acesso a elementos necessários como ar e água”, Christopher Colwell, especialista em medicina de emergência da Universidade da Califórnia em declarações à Associated Press

“Trabalhamos com a História para desenvolver práticas descolonizadoras”, Gabrielle Miller, arqueóloga subaquática que dirige um programa no Centro de Estudo da Escravatura Global da Smithsonian Institution de Washington ao Expresso

“A cultura é, nas suas várias funções, um mecanismo muito poderoso para a formação de comunidades de pertença. Nós pertencemos porque partilhamos uma cultura”, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura ao JN a propósito dos “Diálogos de Sustentabilidade”

PODCASTS A NÃO PERDER

"Zelensky tenta meter o pé no acelerador da adesão... Mas UE não quer". A Comissão Europeia e o líder do Conselho Europeu foram a Kiev para uma inédita cimeira UE-Ucrânia num país teatro de guerra. Zelensky prepara-se para retribuir e deslocar-se a Bruxelas. Qual o significado destas movimentações? Será que a adesão ucraniana ao clube europeu vai acelerar? Uma conversa de Martim Silva com Sandra Fernandes, da Universidade do Minho, no Bloco de Leste
https://expresso.pt/podcasts/bloco-de-leste/2023-02-08-Zelensky-tenta-meter-o-pe-no-acelerador-da-adesao.-Mas-UE-nao-quer-97d23987

PSD capturado pelo Chega. Que fazer com a extrema-direita? André Ventura discursou na convenção do Chega a falar de uma "luta de civilizações por uma Europa cristã", essa "Europa corrupta" onde a extrema-direita tem crescido, dizendo que lhe "revolve as entranhas" comparar a emigração portuguesa com a imigração que vem para Portugal. Três pressupostos, explicados na Comissão Política, bastariam para o PSD rejeitar qualquer tipo de conversa futura com o Chega, mas a liderança da Luís Montenegro não abandona a ambiguidade, quando faltam sete meses para as eleições na Madeira
https://expresso.pt/podcasts/comissao-politica/2023-02-07-PSD-capturado-pelo-Chega.-Que-fazer-com-a-extrema-direita--33505967

De médico e de louco todos temos um pouco? Uma viagem pela História da Medicina com Germano de Sousa. Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho convidam o médico e professor universitário para uma conversa em A História Repete-se em redor da História da Medicina. Do Antigo Egipto à medicina do amanhã, passando pelas naus dos navegadores portugueses onde raramente embarcavam especialistas em saúde
https://expresso.pt/podcasts/a-historia-repete-se/2023-02-08-De-medico-e-de-louco-todos-temos-um-pouco--Uma-viagem-pela-Historia-da-Medicina-com-Germano-de-Sousa-824eefc6

O QUE ANDO A OUVIR

A produção de podcasts do Expresso ainda a propósito da comemoração dos 50 anos, merece horas de escuta. Recomendo o podcast Liberdade para Pensar dos meus colegas Cristina FigueiredoÂngela Silva e Paulo Baldaia. Um episódio dedicado aos primeiros destes 50 anos (1973) intercala com outro sobre os mais recentes (2023) e assim suecessivamente todas as próximas semanas até perfazer 50. Convidados de luxo, debate, História e histórias surpreendentes. De caminho, para ir ouvindo, tenho de reserva os 50 podcasts gravados por todos nós que, ano a ano, destacam os acontecimento que mais impacto tiveram neste período em Portugal: 50 Anos de Expresso.

Fim do Curto deste início de final de semana, que começa já amanhã com a edição impressa do Expresso à venda nas bancas. Até lá, respire fundo e siga 24/7 expresso.pt o sítio onde trabalhamos para si.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana