domingo, 5 de fevereiro de 2023

Mohammed VI e Pedro Sanchéz, os pulhas dos reinos de Marrocos e de Espanha

Eis acima a Imagem Escolhida de hoje no PG. Uma imagem de nojo de um Mohammed e de um Sanchez que associamos aos detentores de medalhas de opróbrio por se assumirem à vista do mundo tão intoleráveis e antidemocráticos. Comprovadamente desumanos.

Como aconteceu com a Indonésia relativamente a Timor-Leste, Marrocos ocupou indevidamente a ex-colónia de Espanha do Sahara Ocidental (1975) e por lá se mantem desde então. O povo saharaui declarou a independência e guerra ao ocupante marroquino. A luta pela libertação do país continua desde então, incluindo algumas tréguas para a paz e negociações que visem a independência da República Árabe Saharaui Democrática que a Espanha apoiou ao longo de anos. Desde então as relações entre Espanha e Marrocos nunca foram muito cordatas e a ONU posicionou-se titubeante. Mais de 50 países reconhecem a RASD e condenam Marrocos.

Num volte-face Espanha dá o dito por não dito e retoma as boas relações com Mohammede VI, rei de Marrocos. Pedro Sanchez, primeiro-ministro espanhol, dito socialista, pela democracia e a liberdade, trai o povo saharaui e retoma as boas relações com o rei criminoso marroquino ignorando a história e a vontade dos povos sahauraui e de Espanha, atropelando os Direitos Humanos, a Democracia e a Liberdade, direitos justos e anteriormente reconhecidos pelo país que representa.

Com alguma esforçada diplomacia, democracia e comedimento o mínimo que se pode considerar o exposto é de atitudes de dois pulhas de alta escala, Mohammed e Sanchez. Mais ainda para o pseudo democrata, falsamente socialista, Pedro Sanchez.

Agora, para quando, o mundo pode esperar a correção da traição de Sanchez e, por conseguinte, de Espanha? Só com a sua derrota nas eleições espanholas? Esperemos sentados para não nos cansarmos. O fascismo e a desumanidade cresce por todo o mundo. Urge resistir.

O povo saharaui está farto de sofrer e esperar. Afinal onde está a democracia e a liberdade de que o Ocidente tanta bandeira falsamente ergue? Para quando o reconhecimento da independência da República Árabe Saharaui Democrática, como aconteceu em Timor-Leste?  (MM/PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana