sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Rishi Sunak vai para a Irlanda do Norte para vender acordo iminente do Brexit

Autoridades dizem que um acordo é provável já na terça-feira, mas ainda pode desmoronar nos próximos dias.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, está viajando para a Irlanda do Norte para se encontrar com políticos locais, já que um acordo com a UE em uma longa disputa comercial pós-Brexit se aproxima.

A visita de Sunak - antes de uma reunião importante com a líder da UE, Ursula von der Leyen, neste fim de semana - ocorre em meio à expectativa de que um acordo sobre o protocolo da Irlanda do Norte possa ser anunciado na terça-feira da próxima semana, após seis meses de negociações.

Em primeiro lugar, o primeiro-ministro do Reino Unido precisará convencer os legisladores do Partido Unionista Democrático (DUP) de que qualquer correção no protocolo atende à sua lista de demandas e, em seguida, enfrenta a árdua tarefa de tentar vender qualquer acordo aos conservadores do Brexit.

O DUP opõe-se veementemente ao acordo protocolar e vê a introdução de controlos no comércio da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte como uma barreira entre a região e o resto do Reino Unido. Também rejeita o papel do Tribunal de Justiça da União Europeia União (CJEU) em governar disputas sob o acordo, e está boicotando a assembléia de poder compartilhado na região em oposição às regras.

Ele alertou em um comunicado na noite de quinta-feira: "Não haverá restauração do Executivo da NI até que o Protocolo seja substituído por arranjos que os sindicalistas possam apoiar."

Ofensiva Diplomática

Sunak agendou uma reunião de fim de semana com o presidente da Comissão Europeia, von der Leyen, à margem da Conferência de Segurança de Munique.

Espera-se que o número 10 de Downing Street torne o acordo público logo após o primeiro-ministro informar o gabinete na terça-feira para minimizar a janela de vazamentos, de acordo com duas autoridades do Reino Unido, que alertaram que o esboço do acordo não está finalizado e ainda pode desmoronar.

Enquanto isso, Downing Street afirma que nenhum acordo foi feito e que as negociações técnicas continuam.

Um porta-voz nº 10 disse: “Enquanto as negociações com a UE estão em andamento, os ministros continuam a se envolver com as partes interessadas relevantes para garantir que qualquer solução corrija os problemas práticos no terreno, atenda aos nossos objetivos abrangentes e proteja o lugar da Irlanda do Norte no mercado interno do Reino Unido.

“O primeiro-ministro e o secretário de Estado da Irlanda do Norte estão viajando para a Irlanda do Norte esta noite para falar com partidos políticos como parte desse processo de engajamento.”

Este artigo foi atualizado para remover uma referência a uma reunião ministerial inicialmente marcada para sexta-feira.

Cristina Gallardo | Shawn Pogatchnik contribuiu com reportagem | em Político | Imagem: Leon Neal/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana