quinta-feira, 16 de março de 2023

Reino Unido | GOVERNO DE SUNACK ANTI-DEMOCRÁTICO, VIOLENTO E DESUMANO

Civicus Monitor cita hostilidade contra ativistas e instituições de caridade e reprime protestos públicos

Patrick Butler * | The Guardian

Civicus Monitor , que acompanha a saúde democrática e cívica de 197 países em todo o mundo, disse que o governo do Reino Unido estava criando um “ambiente hostil” para ativistas, instituições de caridade e outros órgãos da sociedade civil.

A disposição do Reino Unido de reprimir as liberdades cívicas, como o direito de reunião pacífica, significa que agora é classificado como “obstruído” – colocando-o ao lado de países como Polônia, África do Sul e Hungria.

“O rebaixamento reflete as tendências preocupantes que estamos vendo nas restrições da sociedade civil que ameaçam nossa democracia. O governo deveria dar um exemplo positivo para os países que restringiram o espaço cívico”, disse Stephanie Draper, diretora-executiva da instituição de caridade Bond, parceira da colaboração Civicus.

Ela acrescentou: “O Reino Unido está se tornando cada vez mais autoritário e está entre as empresas preocupantes nas classificações do Civicus Monitor, pois leis restritivas e retórica perigosa estão criando um ambiente hostil em relação à sociedade civil no Reino Unido”.

Civicus é uma colaboração entre mais de 20 organizações da sociedade civil em todo o mundo, fornecendo uma atualização anual da saúde relativa global da sociedade civil. Os países são classificados como: abertos; estreitado; obstruído; reprimido; ou fechado. O Reino Unido foi rebaixado de “estreito” para “obstruído”.

Para a esquerda britânica, Sunak é ‘rico demais para ser primeiro-ministro

Seu último relatório anual cita uma série de leis restritivas introduzidas ou propostas. Isso inclui a Lei de Polícia, Sentença Criminal e Tribunais , que dá à polícia um poder sem precedentes para restringir protestos e marchas, e o Projeto de Lei de Ordem Pública , agora em tramitação no parlamento, que visa conter os chamados protestos de estilo guerrilheiro.

Mas também está preocupado com o que vê como tentativas do governo do Reino Unido de minar os direitos humanos e sua hostilidade em relação a instituições de caridade e ativistas que se opõem ativamente ou se manifestam contra suas políticas sobre mudança climática, antirracismo e direitos dos refugiados e requerentes de asilo.

A abordagem cada vez mais dura do governo do Reino Unido é refletida em uma pesquisa anual separada de instituições de caridade pela Sheila McKechnie Foundation (SMK) , que revela alarme generalizado sobre a extensão da hostilidade percebida pelos ministros à sociedade civil e o entusiasmo por reprimir as liberdades de organização de longa data e protestar.

“Os resultados de nossa pesquisa, juntamente com as notícias de que Civicus rebaixou o Reino Unido como obstruído, devem ser um alerta. Nosso espaço cívico está morrendo por mil cortes e, em um momento em que a 'Global Britain' está tentando conquistar seu novo espaço no mundo, nos encontramos na mesma classe de países para os quais anteriormente fomos um exemplo democrático, ” disse a executiva-chefe da SMK, Sue Tibballs.

A pesquisa anual de ativistas do SMK descobriu que 94% dos ativistas disseram que havia ameaças à liberdade de se organizar, contribuir para o debate público, influenciar decisões políticas ou protestar. A mesma proporção concordou que a “retórica negativa” dos políticos em relação aos ativistas estava ameaçando o espaço cívico.

Um entrevistado disse: “A repressão do governo às campanhas é profundamente alarmante … e parte de um esforço mais amplo para silenciar a sociedade civil e restaurar as instituições de caridade a essa ideia retrógrada de ser apenas um provedor de serviços para um estado em retirada, sem que nenhuma resposta real de campanha seja permitida. ”

O aumento da hostilidade em relação a instituições de caridade e ativistas por parte de políticos e partes da mídia teve um “efeito inibidor” em algumas de suas atividades, disseram eles.

Alguns entrevistados disseram que às vezes se censuravam por medo de uma reação negativa. “Nem sempre podemos declarar abertamente a verdade de uma situação devido a restrições de financiamento e por medo de prejudicar as relações públicas e políticas”, disse um deles.

Apesar disso, a maioria (62%) das instituições de caridade disse que ataques de mídia de alto nível a organizações como National Trust e RSPB os tornaram mais propensos a se manifestar. Apenas 11% disseram que foram intimidados pela ameaça de serem perseguidos pela mídia ou políticos.

Houve também a percepção entre algumas instituições de caridade de que o público estava cada vez mais aberto à mensagem de sua campanha. Como disse um entrevistado: “O público parece um pouco mais disposto a ouvir e se engajar em campanhas devido a uma sensação geral de que as coisas são injustas.”

Um porta-voz do governo disse: “Este governo está comprometido em proteger a liberdade de expressão e protesto, que é um princípio fundamental da nossa democracia.

“No entanto, o direito de protestar deve ser equilibrado com a preservação da capacidade da maioria cumpridora da lei de realizar seus negócios diários. Devemos garantir que haja um equilíbrio adequado entre os direitos dos indivíduos, nossa segurança nacional vital, serviços essenciais e governo eficaz”.

*Editor de política social

Imagem: As leis propostas pelo Reino Unido para restringir as liberdades cívicas, como o direito de reunião pacífica e protesto, significam que agora ele é classificado como “obstruído” – colocando-o ao lado de países como Polônia, África do Sul e Hungria. Fotografia: Vuk Valcic/ZUMA Press Wire/REX/Shutterstock

Sem comentários:

Mais lidas da semana