segunda-feira, 6 de março de 2023

DE OLHOS BEM ABERTOS

Margarida Cardoso, jornalista | Expresso (curto)

Bom Dia!

Bem-vindo a mais um Expresso Curto, 104 anos depois do Governo da I República lançar a política de habitação social, com a construção de bairros operários na margem sul do Tejo

Era uma vez um empresário que queria inovar e criar um novo material para fazer solas inspirado nas pipocas ou nas claras em castelo. Começou a trabalhar a sua ideia com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (Universidade do Minho), mas quando precisou de equipamento de raiz para dar o passo seguinte e concretizar a experiência, foi forçado a recorrer a um produtor asiático.

“Tive de ir à Ásia para encontrar um fabricante disposto a investir na nova tecnologia”, assume Pedro Castro, da Aloft, empresa de Vila do Conde especializada em componentes e calçado, protagonista desta história de dependência asiática na inovação.

Pode até ser uma dupla dependência, no equipamento e na produção da própria matéria-prima: Os alemães da BASF, potenciais parceiros no fabrico do Eblast, que promete reduzir o consumo de matéria-prima através do princípio da hiper expansão, um pouco à semelhança do que acontece com o milho das pipocas ou as claras batidas em castelo, já fizeram saber que querem colocar a produção na Ásia por ser lá que estão as grandes fábricas de calçado desportivo suas clientes.

De olhos bem abertos na hora de colaborar com a Ásia, Pedro Castro procura, mesmo assim, “manter alguns trunfos em casa”. “Dissemos ao fabricante que queremos os sinais eletrónicos abertos. É a forma de concluirmos o projeto em Portugal e preservarmos algum conhecimento dentro de portas”, conta ao Expresso.

O jornal The Guardian fala do mesmo tema noutro ângulo, num artigo revelador da forma como o Ocidente está a perder a corrida tecnológica para a China, já à frente dos EUA “em quase todos os campos”. Um estudo do Australian Strategic Policy Institut indica que até em áreas como os nanomateriais ou a biologia sintética, a China está a “posicionar-se como a principal superpotência científica e tecnológica do mundo”.

Mas não era precisamente pela inovação que o Ocidente poderia manter uma vantagem competitiva face à concorrência da China e da Ásia em geral? “Quando deixamos de ter indústria, deixamos de ter inovação. Dizer que não temos indústria, mas vamos inovar é uma ideia sem futuro. Por isso é tão importante reindustrializar a Europa. É a única forma de não perdermos o pouco que ainda temos por cá”, responde Mário Jorge Machado, presidente da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

“Se este processo de intenções demorar muito a ser concretizado, perdemos a indústria que ainda temos e perdemos a capacidade de inovar, como já está a acontecer nas baterias ou nos produtos químicos”, sustenta.

Não é por acaso que a China, a segunda maior economia do mundo, atrás dos EUA, “já é o país com mais patentes registadas em 2021 e 2022”, confirma José Conde Rodrigues, presidente do Movimento Europeu em Portugal. E a Europa, “a pouco e pouco vai ficando ofuscada. Nesta primeira metade do século XXI, está a perder capacidade até na inovação, o que significa perder autonomia estratégica e ficar, cada vez mais, na sombra do desenvolvimento”, diz ao Expresso o autor do artigo de opinião “China, o abraço da serpente”, onde defende que o país de Xi Jinping sabe usar “o abraço lento da serpente, o tempo longo da sua história, para atacar as vítimas sem que estas sintam a aproximação do fim”.

Da China, da sessão anual da Assembleia Popular Nacional e a Conferência Política Consultiva do Povo Chinês, chegaram este fim-de-semana algumas mensagens em números e não só sobre o futuro próximo: as despesas militares vão aumentar 7,5%, a oitava subida consecutiva do segundo maior orçamento militar do mundo, a meta para o crescimento do PIB este ano é de 5% e Pequim vai lutar “resolutamente” contra a “independência” de Taiwan, “em prol da reunificação da pátria”. Xi Jinping foi claro no apelo para o país acelerar o seu desenvolvimento científico e tecnológico e garantir maior autossuficiência. “Para abrir novas áreas de desenvolvimento e promover novos motores de crescimento e pontos fortes frente à feroz competição internacional, a China deve confiar na inovação científica e tecnológica”, sustenta o presidente chinês, citado pelo The Guardian.

OUTRAS NOTÍCIAS

Mar Depois de 15 anos de negociações, a ONU conseguiu um acordo de proteção do alto mar que define, entre outras coisas, as bases para o estabelecimento de áreas marítimas protegidas e abre a porta à proteção da biodiversidade. Marcelo Rebelo de Sousa saudou este “acordo histórico”.

Saúde Cientistas portugueses identificam uma relação da má saúde oral com 28 doenças. A investigação foi publicada na revista Nature Communications.

Consumo Já ouviu falar de reduflação? O Minuto do Consumidor explica porque tem de estar atento: algumas empresas mantêm o preço, mas reduzem a quantidade.

Maus-tratos Uma reportagem da SIC revela mais um caso de maus tratos em lares, agora na Lourinhã. A ministra da Segurança Social já assumiu a gravidade da situação e ordenou uma inspeção imediata.

Igreja O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, afastou a suspensão de alegados padres abusadores de menores sem que haja “factos comprovados, sujeitos a contraditório” e um processo canónico feito pela Santa Sé. O Vaticano, diz o JN, expulsou 848 padres por abusos sexuais em 10 anos.

Habitação A proposta de lei do pacote “Mais Habitação”, com as medidas para fazer face à crise habitacional, foi publicada pelo governo e já se encontra em consulta pública. As novas rendas terão o aumento limitado a 2% e as antigas sobem consoante a inflação, mas há mais novidades.

Irão Os casos de envenenamento nas escolas femininas estão a aumentar.

Ucrânia Na frente diplomática, Moscovo diz estar pronto a cumprir a sua parte no acordo de exportação de cereais se as outras partes o aplicarem numa base de igualdade. Na frente de guerra, a leste, há ambulâncias que tentam salvar vidas com recursos escassos, por entre terra e sangue, como relata Ricardo Garcia Vilanova. Na luta pelo domínio de Bakhmut, a Rússia anunciou o controlo de uma estação de comboios a norte da cidade e, diz a BBC, há reservistas russos a combater com pás do século XIX. O presidente Volodymyr Zelensky descreve a batalha pelo Donbas como “dolorosa e difícil”.

Brasil O Estadão reconstituiu a ação do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro para reaver joias enviadas pelas autoridades sauditas. Bolsonaro admitiu que as jóias apreendidas no aeroporto de S. Paulo, em 2021, eram mesmo para a sua mulher. Em causa estão um colar, um relógio, um anel e brincos de diamantes avaliados em 3 milhões de euros.

Livros Já há livros "escritos" por ChatGPT à venda na Amazon.

Música Enquanto nos EUA prossegue a disputa pelo legado de Leonardo Cohen, entre segredos, acusações de comissões milionárias e de falsificações, no Canadá, uma exposição mostra parte desse tesouro, conta o El Pais. Os ABBA vão levar concertos Avatar em digressão mundial.

FRASES

Que estas viagens de esperança nunca mais se transformem em viagens de morte
Papa Francisco apela ao fim do tráfico ilegal de migrantes uma semana depois da morte de pelo menos 70 pessoas no naufrágio de um barco no sul de Itália

Estou orgulhoso, mas não estou contente, o objetivo é bater todos os recordes
Pedro Pablo Pichardo à chegada a Lisboa depois de se sagrar bicampeão no europeu em pista coberta, onde Portugal conquistou três medalhas

Não podemos, não queremos e não devemos escondermo-nos atrás do erro humano
Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego. Pouco antes de grupos de manifestantes lançarem cocktails molotov contra o Parlamento, pede desculpa pelo acidente de comboio em que morreram 57 pessoas e que levou à detenção do chefe de uma estação de comboio.

O QUE ANDO A LER, VER E OUVIR

No último fim-de-semana, a Casa da Música abriu o ciclo “Música e Mito” com a estreia de Elektra, de Richard Strauss. A 10 de março, continua a evocar a herança cultural da Antiguidade Clássica, no Porto, com Christian Zacharias e a sua visão de As Criaturas de Prometeu, o único bailado escrito por Beethoven.

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março) também quero ler Mulheres de Beja: 30 mulheres com impacto na capital do Baixo Alentejo, um livro de Florbela Barão da Silva e M. Margarida Pereira-Müller que junta nomes como Mariana Alcoforado, Catarina Eufémia, Maria de Lurdes Modesto ou Tonicha.

Em agenda, guardo ainda a sugestão da minha colega da Delegação Norte do Expresso Margarida Mota para dedicar umas horas à Alfândega do Porto num dos próximos fins-de-semana: “Nas catacumbas, a pedra escura que torna emblemático este edifício ribeirinho ao Douro está transformada numa tela holográfica onde, três vezes por dia, é projetada uma experiência audiovisual de 360º que envolve o visitante e o torna figurante.

De terça a domingo, Porto Legends apresenta dez lendas da Invicta, num formato inovador de arte digital: do Zé do Telhado ao Barão Forrester, do rio do esquecimento ao fantasma da última freira, das tripas à moda do Porto ao tesouro da Serra do Pilar.

Durante 45 minutos, o visitante deambula livremente pelo espaço, sem nunca perder o fio à trama que vai sendo projetada no chão, teto, colunas e arcos. Pedro Abrunhosa assegura a narração em português. No áudio em inglês, a voz de Jeremy Irons dá um toque hollywoodesco aos contos.

No mesmo espaço, em diferentes horas do dia, Misterioso Egito e Impressive Monet & Brilliant Klimt são outras exposições imersivas em exibição até abril.”

A terminar, convido-o a ler um livro de Marguerite Yourcenar (1903 - 1987), a primeira mulher eleita para a Academia Francesa, precisamente há 43 anos. Se escolher Memórias de Adriano, pode enquadrar esta citação “A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a”.

Continue na nossa companhia no Expresso, na Sic, na Tribuna e na Blitz.

Boas leituras

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana