quinta-feira, 30 de março de 2023

EUA: INTENÇÕES DECLARADAS E AS AÇÕES EM CURSO: "ENTERRAR OS EUROPEUS"

ANTES, DEPOIS E ATUALMENTE

O cérebro do programa eleitoral de Bush, Grover Nosquist, revela seus planos de governo:

"Vamos enterrar os europeus, acelerar o declínio dos sindicatos, cortar o financiamento dos funcionários e levar o estado de bem-estar a um sistema privado"

Pablo Pardo | 17/09/2004, em O Mundo / Rebelión | # Traduzido em português do Brasil

'The Wall Street Journal' o chamou de 'o Lenin do Partido Republicano'. Outros conservadores proeminentes acham que o título é grande demais para ele, mas não há dúvida de que, aos 48 anos, Grover Norquist, um conselheiro externo da Casa Branca, tornou-se a força dominante na política econômica americana.

O caráter falador de Norquist é combinado com uma devoção ascética à sua causa. Tanto que o programa eleitoral que o Partido Republicano aprovou na semana passada para a reeleição de Bush repete, ponto a ponto, sua ideologia. Não é surpreendente. Norquist trabalha em estreita colaboração com Karl Rove, o principal estrategista eleitoral de Bush, e tem uma longa história de avanço da causa conservadora nos Estados Unidos e do anticomunismo em todo o mundo.

É difícil exagerar a influência de Norquist na política americana. Ele foi o artífice da vitória esmagadora dos republicanos nas eleições legislativas de 1994, que colocou seu aliado Newt Gingrich à frente da Câmara dos Deputados. Desde então, os conservadores não abriram mão do controle do Legislativo, tradicional feudo democrata .

Há mais de 10 anos lidera a Leave Us Alone Coalition, que realiza reuniões abertas todas as quartas-feiras nas quais representantes de diferentes grupos conservadores apresentam iniciativas e anunciam programas de ação, e para as quais George W. Bush e Dick Cheney sempre enviam representantes pessoais. Dirige o projeto K street, destinado a erradicar toda a influência democrata dos grupos de pressão -os famosos lobbies- que se concentram naquela rua de Washington. E quer - e tudo indica que vai conseguir - que a efígie de Ronald Reagan apareça nas notas de 10 dólares. Mas seu principal instrumento para influenciar a política é o grupo Americans for Tax Reform (ATR).

Esse grupo de pressão atesta a política fiscal de cada legislador.Se o parlamentar votou a favor do aumento de impostos, está acabado, principalmente se for republicano. Uma má opinião do ATR pode liquidar a popularidade de qualquer legislador, e deixá-lo sem recursos para realizar uma campanha eleitoral.

Pergunta.- Quem vencerá no dia 2 de novembro?

Resposta.- Não importa. Controlaremos a Câmara dos Representantes e provavelmente o Senado. Se Kerry vencer, ele não poderá fazer nada que não queiramos. Não vamos dar-lhe dinheiro para gastar. Você não será capaz de aumentar os impostos. Você não poderá roubar nossas armas de fogo de nós. Mesmo que percamos a Casa Branca, não será o fim do mundo.

P.- E se Bush ganhar?

R.- O Partido Democrático estará acabado para sempre. Se tivermos o controle do Legislativo e do Executivo, fortaleceremos o controle do Judiciário para direcioná-lo contra os democratas. nesses casos, que são um dos esteios do Partido Democrata. Vamos acelerar o declínio dos sindicatos. Cortaremos o financiamento de grupos de funcionários públicos, como professores, que são uma das maiores fontes de votos para os democratas. E vamos começar a mover o Welfare State para um sistema privado, nas pensões e na saúde.

P.- O fim dos democratas?

R.- Sim, porque sua base demográfica também está afundando, todos os anos morrem dois milhões de pessoas que lutaram na Segunda Guerra Mundial e que viveram a Grande Depressão. Essa geração foi uma exceção na história dos Estados Unidos, porque defendeu políticas antiamericanas. Votaram pela criação do Welfare State e pelo serviço militar obrigatório, são a base eleitoral democrata. E eles estão morrendo. E, ao mesmo tempo, cada vez mais americanos possuem ações, o que os faz defender os interesses das empresas, porque são seus próprios interesses. Por isso, é impossível fazer políticas de ódio social, de luta de classes.

P.- O que os democratas estão fazendo para impedir seu declínio?

R.- Mobilizar. É daí que vem todo o apoio que Kerry está recebendo de pessoas como George Soros. Eles são como éramos em 1968, quando Nixon venceu, ou em 1980, quando Reagan venceu. Naquela época, os democratas controlavam o Congresso. Só podíamos concorrer à Presidência. Sabíamos que, se Nixon ou Reagan não ganhassem, e o domínio democrata na política americana continuasse, eles entregariam o país à União Soviética. Agora eles vivem essa experiência.

P.- Você quer reduzir o tamanho do Estado pela metade em 25 anos. Como?

R.- A chave são as pensões e a saúde. No ano passado, Bush aprovou a criação de contas pessoais nas quais cada cidadão acumula economias para pagar os cuidados de saúde. E o programa eleitoral para a reeleição inclui uma privatização parcial das pensões. Esses dois capítulos representam um terço dos gastos públicos neste país. Em 20 anos, metade da população estará em sistemas privados de previdência e pensões. E o Welfare State não será mais necessário. A isso se somarão as reformas da Agência de Proteção Ambiental e a redução dos poderes da Federal Drug Administration (FDA), que autoriza a comercialização de medicamentos.

P.- E será a sociedade que você deseja.

R.- Será uma sociedade verdadeiramente americana. E vamos enterrar os europeus. Além disso, reformaremos a legislação de imigração e, a cada ano, traremos um milhão dos melhores cérebros da Europa. Você também estará acabado. Por enquanto, deixe-me dizer-lhe que já somos mais livres do que você.

P.- Por quê?

R.- Porque podemos ter armas.

P.- Mas nós, europeus -e especialmente as mulheres européias- também podemos nos despir mais que os americanos na praia.

R.- De quem são as praias?

P.- Do Estado.

A visão de praias estaduais com pessoas nuas - ou quase - desconcerta Norquist, embora não esteja claro se é pela propriedade pública desses espaços ou pelo aspecto moral da questão. Com esse mistério aberto, a entrevista termina. Norquist volta ao lobby e começa a conversar com seus assessores sobre o secretário de energia Spencer Abraham.

Após uma breve interrupção para atender um jornalista da Velha Europa, a revolução liberal nos Estados Unidos está de volta aos trilhos.

O próprio Norquist declarou seu objetivo: “Não quero destruir o estado. Só quero torná-lo tão pequeno que possa afogá-lo na banheira."

EU IA

Nota sobre 
Norquist
Nascimento: 19 de outubro de 1956 em Wenton, Massachusetts. Cargo atual: Presidente da Americans for Tax Reform e da Leave Us Alone Coalition. Diretor do Projeto Legado Ronald Reagan. Membro do Steering Committee da National Rifle Association. Histórico: Norquist diz que se tornou anticomunista aos 11 anos, lendo Missers of Deceit, escrito pelo controverso ex-diretor do FBI J. Edgar Hoover. Depois de obter um MBA em Harvard, ele passou a liderar a Republican College Association e o National Taxpayers Union. Na década de 1980, trabalhou na Casa Branca e foi assessor financeiro da guerrilha anticomunista angolana UNITA, que, com o apoio dos EUA e da África do Sul, lutava contra o Governo daquele país, que contava com o apoio de dezenas de de milhares de soldados cubanos
.

Sem comentários:

Mais lidas da semana