sábado, 4 de março de 2023

EUA: TERRORISMO DE ESTADO, O TELHADO DE VIDRO DE UM GOVERNO SEM MORAL

O povo cubano tem sido vítima do terrorismo por sucessivos governos dos Estados Unidos, incluindo a explosão de um avião em pleno voo

Pátria Latina | # Publicado em português do Brasil

O Departamento de Estado publicou, em 28 de fevereiro, o relatório sobre terrorismo, e manteve Cuba na espúria lista de nações que o patrocinam

A administração de Joe Biden publicou na terça-feira, 28 de fevereiro, o Relatório sobre Terrorismo dos EUA e manteve, na lista espúria, a designação de Cuba como estado patrocinador do terrorismo.

O verdadeiro objetivo de difamar a Ilha como «terrorista é justificar o bloqueio ilegal dos Estados Unidos contra Cuba», condenou a Rede Nacional Cuba em sua conta no Twitter, na qual afirma que esta política é cada vez mais rejeitada naquele país.

Foi a administração de Ronald Reagan, em 1982, que primeiro incluiu a Ilha maior das Antilhas nesta relação; em 2015, uma administração de Barack Obama a excluiu, e depois, em sua última semana no cargo, e dias antes de Joe Biden tomar posse, o ex-presidente Donald Trump recolocou Cuba neste catálogo imperial, em 12 de janeiro de 2021.

Biden ratificou essa condição e agora o faz novamente, apesar de ter dito em sua campanha eleitoral que reverteria as sanções mais duras de Trump e voltaria às políticas de normalização do governo Obama, mas não seguiu adiante.

Nem o governo Reagan, nem aqueles que vieram depois dele, nem o atual, mostraram evidência de tais «atos». Cuba não tem qualquer política terrorista; tomou uma posição frontal contra este flagelo. O que teve em abundância são os efeitos do terrorismo, patrocinado, precisamente, pelo governo que reivindica o direito de acusá-la.

Desde 1959, o povo cubano tem sido vítima do terrorismo de Estado por sucessivos governos norte-americanos, o que incluiu a explosão de um avião em pleno voo, a invasão de seu território, a guerra biológica e o ato mais flagrante de violação dos direitos humanos, um bloqueio que tenta matar à fome a população de uma nação.

Cuba, ao invés de exportar armas para todo o mundo, tem uma longa história de internacionalismo sanitário em todos os cantos do mundo. Por que um país que espalha saúde por todo o planeta é apontado como Estado patrocinador do terrorismo? Não é um ato de terror negar a um povo a possibilidade de comprar oxigênio no meio da pandemia da Covid-19, como os Estados Unidos fizeram com Cuba?

A verdade foi dita pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, em 17 de maio de 2005: «O terrorismo no conceito mais moderno e dramático, com o apoio de meios técnicos sofisticados e altos explosivos, foi criado e desenvolvido pelos próprios governantes dos Estados Unidos para destruir nossa Revolução».

Fonte: Granma - Redação Internacional | informacion@granma.cu |

Sem comentários:

Mais lidas da semana