segunda-feira, 13 de março de 2023

OS TAMBORES DA GUERRA COM A CHINA ESTÃO BATENDO MUITO MAIS ALTO AGORA

Os comentários de Washington e Pequim repentinamente se tornaram muito mais diretos e agressivos nos últimos dias, com conversas sobre a guerra quente sendo discutidas não apenas como uma possibilidade real, mas em muitos casos como uma probabilidade. Vamos dar uma olhada em alguns dos desenvolvimentos recentes mais significativos.

Caitlin Johnstone* | CaitlinJohnstone.com | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Pequim comenta cerco dos EUA

O governo chinês finalmente rompeu com seus comentários contidos habituais sobre a maneira como o império tem cercado agressivamente a RPC com máquinas de guerra de maneiras que Washington nunca se permitiria ser cercado e travando uma guerra econômica que ele próprio nunca toleraria.

"Os países ocidentais - liderados pelos EUA - implementaram contenção, cerco e repressão total contra nós, trazendo desafios sem precedentes para o desenvolvimento de nosso país", disse o presidente Xi Jinping em um discurso na semana passada.

O novo Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, deu sequência aos comentários de Xi no dia seguinte com uma advertência de “conflito e confronto” caso as agressões e o cerco dos EUA continuem.

“Se os Estados Unidos não pisarem no freio, mas continuarem a acelerar no caminho errado, nenhuma barreira poderá impedir o descarrilamento, e certamente haverá conflito e confronto”, disse ele, acrescentando: “Quem arcará com as consequências catastróficas ? Tal competição é uma aposta imprudente em que o que está em jogo são os interesses fundamentais dos dois povos e até mesmo o futuro da humanidade”.

Uma das narrativas mais hilárias do império que nos pedem para acreditar hoje é que os EUA estão cercando militarmente sua principal rival, a China, do outro lado do planeta, defensivamente. Os EUA são claramente o agressor neste impasse, e a China está claramente reagindo defensivamente a essas agressões.

Esses comentários foram feitos não muito depois que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da RPC, Mao Ning, emitiu um severo aviso aos EUA para "parar de andar no limite, parar de usar as táticas de salame, parar de empurrar o envelope e parar de semear confusão e tentar enganar o mundo em Taiwan". ”, chamando a questão de Taiwan de “a primeira linha vermelha que não deve ser cruzada” nas relações EUA-China. Como discutimos anteriormente, esses alertas de "linha vermelha" cada vez mais frequentes são muito semelhantes aos que estavam sendo emitidos com urgência cada vez maior por Moscou antes que a temeridade dos EUA provocasse a invasão da Ucrânia.

Comprometendo-se com a guerra com a China por causa de Taiwan

O chefe oficial do cartel de inteligência dos EUA fez alguns comentários perante o Comitê de Inteligência da Câmara na quinta-feira, que parecem ter colocado o prego final no caixão da questão da "ambiguidade estratégica" de Washington sobre se os EUA entrariam em guerra com a China em defesa de Taiwan.

Questionado pelo congressista Chris Stewart sobre as afirmações cada vez mais explícitas do presidente Biden de que os EUA entrariam em guerra com a China por causa de Taiwan, a diretora de inteligência nacional Avril Haines afirmou que, apesar das repetidas críticas da Casa Branca a essas afirmações, está claro para a China que esta é, de fato, a política real de Washington sobre a questão de Taiwan.

“Neste caso em particular, acho que está claro para os chineses qual é a nossa posição com base nos comentários do presidente”, disse Haines.

As autoridades dos EUA estão falando sobre a guerra com a China como se fosse uma conclusão precipitada

Houve um aumento acentuado na retórica das autoridades americanas sobre a guerra com a China ser algo que inevitavelmente acontecerá, ou mesmo algo que já está em andamento.

Em uma audiência do Comitê de Inteligência do Senado na quarta-feira, o senador John Cornyn expressou preocupação de que as dificuldades em reabastecer os estoques de armas da guerra por procuração na Ucrânia indicam que os EUA podem ainda não estar "prontos" para travar uma "guerra de tiros na Ásia".

"Acho que a guerra na Ucrânia demonstrou a fraqueza de nossa base industrial quando se trata de reabastecer as armas que estamos fornecendo aos ucranianos", disse Cornyn. "Na Segunda Guerra Mundial, nos tornamos o Arsenal da Democracia e salvamos a Grã-Bretanha e a Europa, mas se nos envolvêssemos em uma guerra de tiros na Ásia, não estaríamos prontos."

"Eu sei como é a guerra - estamos em guerra", disse o congressista Tony Gonzales em uma audiência de Segurança Interna da Câmara na quinta-feira.

"Quero dizer, esta é uma guerra, talvez uma Guerra Fria. Mas esta é uma guerra com a China", acrescentou Gonzales, citando coisas como aeronaves chinesas interceptando aeronaves americanas na fronteira da China e a China "invadindo Taiwan através de seu ciberespaço" como evidência de que o Os EUA estão "em guerra" com a RPC.

Uma guerra direta entre potências nucleares

A máquina de guerra dos EUA está tornando cada vez mais explícito que sua posição em Taiwan é muito diferente de sua posição na Ucrânia, pois comprometerá diretamente as tropas americanas a travar uma guerra quente com a China por causa de Taiwan. Isso é especialmente preocupante porque o cerco militar dos EUA e as provocações com Taiwan estão tornando essa guerra cada vez mais provável, da mesma forma que as provocações ocidentais tornaram a guerra na Ucrânia mais provável.

"Enviar mais armas para Taiwan não é 'dissuasão', é uma provocação", twittou Dave DeCamp, do Antiwar, que tem documentado as provocações dos EUA em Taiwan de forma mais completa do que qualquer outra pessoa que eu conheça. "Está claro agora que o aumento do apoio militar dos EUA a Taiwan tornará mais provável um ataque chinês. Qualquer um que diga o contrário está errado ou está enganando você de propósito."

De fato, Geoffrey Roberts, professor da University College Cork, argumentou que Putin escolheu travar uma "guerra preventiva" contra a Ucrânia com o cálculo de que a maneira como o Ocidente a estava transformando em uma grande potência militar significava que ela precisava ser confrontada antes que se tornasse uma grande potência militar. ameaça. A mesma coisa poderia facilmente estar acontecendo com Taiwan.

"A China é grande", DeCamp também twittou recentemente. "Ambos os lados estão falando como se a guerra fosse inevitável. Não uma guerra por procuração, uma guerra direta entre duas potências nucleares. Isso não pode acontecer. Os EUA precisam mudar de rumo e parar seu acúmulo militar na Ásia-Pacífico, ou condenado."

Eu mesmo não poderia ter colocado melhor. Isso deve ser combatido, e combatido vigorosamente. Agora, mais do que nunca, a humanidade parece estar no caminho certo para o desenrolar de uma cadeia de eventos que leva à pior coisa que poderia acontecer.

Alguma sanidade da grande mídia

Para fechar com boas notícias, a mídia imperial aparentemente não está totalmente alinhada com a agenda da guerra com a China (pelo menos ainda não). Toda a hawkishness insana mencionada acima parece ter assustado algumas vozes influentes na grande mídia, com surpreendentes argumentos anti-guerra surgindo nos últimos dias.

Em um artigo intitulado "Quem se beneficia do confronto com a China?", ninguém menos que o conselho editorial do New York Times pisa no freio com um argumento extremamente tendencioso para os EUA, mas ainda bem-vindo, de que "a postura cada vez mais confrontadora da América em relação à China é uma mudança significativa na política externa dos EUA que merece maior escrutínio e debate."

"Os interesses dos americanos são melhor atendidos enfatizando a competição com a China e minimizando o confronto. As invocações superficiais da Guerra Fria são equivocadas", argumenta o NYT.

Em um artigo do Washington Post intitulado "Democratas e republicanos concordam com a China. Isso é um problema.", Max Boot (sim, aquele Max Boot!) está em obras.

"O problema hoje não é que os americanos não estejam suficientemente preocupados com a ascensão da China. O problema é que eles são vítimas da histeria e do alarmismo que podem levar os Estados Unidos a uma guerra nuclear desnecessária", escreve Boot.

Fareed Zakaria, da CNN, ecoa as críticas de Boot à ortodoxia da política externa de Washington, dizendo que "Washington adotou um amplo consenso sobre a China que se tornou um exemplo clássico de pensamento de grupo".

Um novo artigo do Financial Times intitulado "A China está certa sobre a contenção dos EUA" reconhece que os comentários de Xi Jinping sobre cerco e repressão "não são tecnicamente errados" e diz que apostar na submissão da China na nova guerra fria "não é uma estratégia".

Em um artigo do Daily Beast intitulado "O que a comunidade de segurança nacional dos EUA está errando sobre a China", David Rothkopf argumenta que "passamos a encruzilhada e já estamos, infelizmente, perigosamente, no caminho errado" com os EUA - Relações com a China.

Resta saber se esses sentimentos serão mantidos na grande mídia. Mesmo que sejam, eles podem ser apenas a contrapartida da mídia liberal ao modo como alguns direitistas na grande mídia, como Tucker Carlson, podem se opor à política externa dos EUA em relação à Rússia, desde que continuem a apoiar a temeridade com a China (todas as saídas Afinal de contas, acabei de mencionar que tenho apoiado entusiasticamente a guerra por procuração dos EUA na Ucrânia). Este pode ser mais um exemplo da maneira como o império faz com que o rebanho principal discuta sobre como as agendas imperiais de dominação global devem ser implementadas, em vez de se deveriam.

O tempo dirá se alguma sanidade irrompe da sujeira do império em relação à possibilidade de desencadear a guerra mais terrível que se possa imaginar. Como sempre com essas coisas, permaneço cautelosamente pessimista.

* Meu trabalho é totalmente suportado pelo leitor, então, se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo, seguir-me no Facebook, Twitter, Soundcloud ou YouTube, jogar algum dinheiro no meu pote de gorjetas no Patreon ou Paypal, ou comprar uma edição do meu mensal zine. Se você quiser ler mais, pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja o que publico é se inscrever na lista de e-mail do meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo que eu publicar. Todos, exceto as plataformas racistas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todos os trabalhos são em coautoria com meu marido Tim Foley.

Sem comentários:

Mais lidas da semana