terça-feira, 7 de março de 2023

PASSO A PASSO, PASSOS. MASOQUISTAS VÃO VOLTAR A CAIR NA RATOEIRA PASSOS

Portugal dos Pequeninos

Legítimas indignações

Pedro Lima, editor-adjunto de economia

Bom dia,

Antes de começar, deixamos-lhe um convite: junte-se à Conversa com João Vieira Pereira, David Dinis e Vítor Matos sobre o futuro político de Pedro Passos Coelho e a situação do PSD. É já na quarta-feira, às 14h00, e basta inscrever-se aqui: https://us06web.zoom.us/webinar/register/3616777695563/WN_yOaPnKEjR-qUenfYKjrAbA. Esta é uma iniciativa reservada a assinantes do Expresso.

A TAP continua no topo da atualidade após ontem ter sido conhecido o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre a indemnização paga a Alexandra Reis. As consequências foram pesadas: não só a ex-administradora da TAP vai ter de devolver 450 mil euros como foram demitidos, com justa causa, os presidentes do conselho de administração e da comissão executiva da companhia aérea, respetivamente Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener. Serão substituídos por Luís Rodrigues, que acumulará os dois cargos e que deixa o cargo de presidente executivo da companhia aérea açoriana SATA. Os dois arriscam o pagamento de multas, mas os ministros envolvidos foram excluídos de responsabilidades financeiras.

O Governo decidiu também enviar o relatório da IGF ao Tribunal de Contas para o apuramento de eventuais responsabilidades financeiras por parte dos gestores da empresa e por isso este caso deverá continuar a dar que falar, até porque se aproxima a comissão parlamentar de inquérito. Os partidos da oposição não demoraram a criticar fortemente o Governo por ter permitido que se chegasse onde se chegou. Apesar de à custa disto já terem caído um ministro, dois secretários de Estado, a presidente executiva e o presidente do conselho de administração da TAP, as miras continuam apontadas a Fernando Medina mas o ministro das Finanças continua a rejeitar responsabilidades.

Este foi um caso que provocou “legítima indignação” nos portugueses, disse o ministro das Finanças ao anunciar as decisões que pretendem recuperar a confiança do país na TAP. Fernando Medina quer um “novo ciclo na vida da empresa”, que mantenha a estabilidade e não atrapalhe a privatização de parte do capital que se pretende que ocorra em breve e que recupere algum do dinheiro perdido na empresa. A questão é que esta “legítima indignação” junta-se a outras “legítimas indignações” recentes e deixa a dúvida no ar sobre se não teremos outros casos idênticos noutras empresas e noutras entidades na órbita do Estado.

Entretanto Alexandra Reis, embora discorde da interpretação da IGF, anunciou que vai devolver a indemnizaçãoJá Christine Ourmières-Widener diz que foi discriminada, desresponsabiliza-se de erros jurídicos e deixa em aberto a hipótese de recorrer à justiça para contestar as conclusões.

Para compreender melhor as conclusões a que chegou a IGF pode ler o artigo “Quem, como, quando e quanto: as respostas a estas perguntas revelaram problemas na indemnização da TAP a Alexandra Reis”.

OUTROS ASSUNTOS

Invasão da Ucrânia Os ministros da Defesa da União Europeia discutem esta terça e quarta-feira, em Estocolmo, o apoio militar à Ucrânia. E o responsável do grupo mercenário russo Wagner, envolvido na luta pela cidade de Bakhmut, admitiu que as tropas ucranianas vão defender a cidade sitiada "até ao fim". São as últimas das últimas novidades da agressão militar russa contra a Ucrânia.

China Taiwan está em alerta: o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, considerou que o aumento do orçamento de defesa da China significa que Pequim está a preparar-se para recuperar a ilha pela força.

Educação O coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz que os serviços mínimos na greve nas escolas não estão a ser respeitados, denunciando que há até profissionais impedidos de acompanharem filhos a consultas.

Lares Ainda a propósito do caso de maus tratos a idosos num lar da Lourinhã, a ministra Ana Mendes Godinho mostrou-se disponível para ir ao Parlamento. E o dono do lar tem mais duas residências para seniores em funcionamento.

Abusos na igreja Os partidos que já se pronunciaram sobre os abusos sexuais na igreja são unânimes na condenação da decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) de não afastar, para já, os padres suspeitos de abusos sexuais. Daniel Sampaio, membro da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, negou que a Igreja tenha recebido uma lista com os nomes dos padres abusadores sem ter mais informações sobre os casos denunciados, descrevendo a postura dos bispos como um "atrasar do problema". E o Presidente da República vai falar sobre o assunto na quinta-feira.

Greve judiciária A greve nos tribunais levou ao adiamento do julgamento do recurso da Meo relativo à coima de 829 mil euros que lhe foi aplicada pela Anacom, por infrações no cumprimento do serviço universal de postos públicos.

Habitação O ‘pacote da habitação’ lançado pelo Governo continua a ser notícia: um teto máximo de aumento de 2% dos novos contratos de arrendamento e a atualização pela inflação das rendas anteriores a 1990 que continuam congeladas são alguns dos detalhes que constam do projeto-lei do programa Mais Habitação. Por outro lado, o Governo pretende limitar os casos em que é possível ter isenção de IRS sobre as mais-valias obtidas quando se vende uma casa e é reinvestido esse valor na compra de outra habitação própria permanente. E as famílias em stresse financeiro, com rendimentos até ao 6.º escalão do IRS e com depósitos até 30 mil euros são as elegíveis para o regime de auxílio a quem tem créditos à habitação. Quem aceder fica sem poder pedir novos créditos pessoais este ano.

Juros O Banco Central Europeu avisou que deverá haver novos aumentos dos juros para lá da reunião deste mês, segundo o economista-chefe Philip Lane.

Acidente ferroviário O governo grego pediu prioridade na investigação criminal do acidente ferroviário em que morreram 57 pessoas para avaliar sobre eventuais "erros sistémicos no setor ferroviário, incluindo qualquer atraso na conclusão da necessária atualização tecnológica das infraestruturas".

Brasil A Receita Federal brasileira anunciou que investigará um segundo pacote de joias que a Arábia Saudita terá enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e que pode ter sido introduzido no país de forma irregular por elementos do seu Governo.

Turquia A aliança da oposição turca decidiu designar um candidato para enfrentar o atual presidente Erdogan nas eleições.

Síria Cerca de 100 camiões de ajuda humanitária para Alepo, para apoiar as populações afetadas pelo sismo do mês passado, foram bloqueados, denunciou a Amnistia Internacional.

FRASES

“Embora discorde do parecer da IGF e nada me obrigue a isso, reafirmo o que sempre disse que faria: por minha vontade própria devolverei o que indica a IGF, lamentando os ataques de caráter de que fui alvo nos últimos meses e com os olhos postos no futuro” – Alexandra Reis, ex-administradora da TAP, sobre a indemnização que recebeu ao sair da TAP e que vai agora devolver

“Pedir perdão é necessário mas não é suficiente, não pode continuar a haver vítimas, agressores e encobridores” – Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga

O QUE ANDO A LER

Não há neste momento nenhum livro em cima da mesa ou na estante mas há três revistas especiais já publicadas pelo Expresso sobre as 100 personalidades que marcaram e vão marcar o país e o mundo (50 50) que vale a pena ler. Serão no total 5 Revistas com perfis intercalados entre os nomes ‘consagrados’ e aqueles cuja consagração está em curso e há-de vir – uma boa oportunidade para lembrar nomes incontornáveis como Mário Soares, Cristiano Ronaldo e José Saramago, que fazem as três capas até agora publicadas - a cargo do artista visual Vhils - e para ficar a conhecer os ‘novos valores’. Também em fase de leitura está a edição deste mês do Courier International, que faz a compilação dos melhores artigos que se escrevem na imprensa internacional e que tem na capa um artigo com o título “A cocaína deve ser legalizada?”. É a estratégia da Colômbia para tentar acabar com os lucros milionários dos narcotraficantes.

PODCASTS A NÃO PERDER

Cristina Fonseca, co-fundadora do unicórnio português Talkdesk, investidora e sócia do fundo de capital de risco Indico Capital Patners, é a convidada do décimo episódio do podcast O CEO é o limite. A orientação para a inovação, a vontade de fazer acontecer e a inquietude constante marcaram o tom da conversa. Fique a saber mais sobre a magia que a tecnologia vai trazer ao mundo dos negócios num futuro próximo.

https://expresso.pt/podcasts/o-ceo-e-o-limite/2023-03-06-Cristina-Fonseca-investidora-e-socia-da-Indico-Capital-Nao-quero-ser-refem-do-facto-de-ser-mulher-mais-nova-e-ligada-a-engenharia-990d3fa1

Ao largo da Calábria, no sul de Itália, um naufrágio vitimou pelo menos 68 pessoas. É mais uma tragédia a ceifar os que sonham com uma vida melhor no Velho Continente. No episódio desta semana de O Mundo a Seus Pés, a jornalista Ana França e o voluntário em missões internacionais Tiago Cardoso conversam sobre a política comunitária (ou falta dela) para as migrações.

https://expresso.pt/podcasts/o-mundo-a-seus-pes/2023-03-06-Naufragio-na-costa-italiana-Europa-e-migracoes-ou-como-realidade-e-discurso-estao-cada-vez-mais-dissociados-8455a1b6

24 horas à espera num hospital? Isto resolve um problema grave na habitação, pessoas a viver na sala de espera não pagam renda. Com o sentido de humor a que estamos habituados, Ricardo Araújo Pereira goza com um país que anda a cortar na habitação, na saúde, na educação e até no pão. O programa Isto é Gozar com quem Trabalha exibido na SIC a 5 de março está agora disponível em formato podcast.

https://expresso.pt/podcasts/isto-e-gozar-com-quem-trabalha/2023-03-06-24-horas-a-espera-num-hospital--Isto-resolve-um-problema-grave-na-habitacao-pessoas-a-viver-na-sala-de-espera-nao-pagam-renda-08b69120

Desejamos-lhe a continuação de uma boa semana, na nossa companhia, em www.expresso.pt.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana